1.13.2012

Obesidade e Acupuntura

A obesidade é hoje considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde, um mal que atinge pessoas do mundo todo. Ser obeso é ter uma doença crônica ocasionada por um excesso de gordura corpórea. É identificada quando há um desequilíbrio energético, ou seja, a energia ingerida é maior do 
que a energia gasta pelo metabolismo durante atividade física e na formação de calor por um longo período de tempo.
A obesidade não é só um fator corporal, estético, também deve ser considerado o fator mental. 
Na acupuntura o paciente que sofre de obesidade deve ser tratado também em relação ao seu aspecto emocional visando principalmente ao tratamento e controle da sua ansiedade e compulsividade de comer, além de equilibrar seu metabolismo para uma melhor digestão e eliminação dos alimentos.
Paralelamente à acupuntura é fundamental fazer uma dieta para reeducar o paciente com relação a se alimentar com alimentos saudáveis e fazer exercícios físicos. É um esforço em conjunto do paciente e terapeuta.
Acreditar que o simples fato de inserir agulhas será o suficiente para desencadear o processo de emagrecimento é um erro muito grave. Não existe milagre, o que deve existir é um esforço muito grande por parte do paciente para uma reeducação alimentar e mudança de hábitos não muito saudáveis além de exercícios físicos regulares.
A obesidade é um dos problemas mais difíceis de serem solucionados na Medicina Moderna. Enquanto a ingestão insuficiente de alimentos provoca a morte por subnutrição de milhares de pessoas nos países subdesenvolvidos, nos países industrializados ou em desenvolvimento, as pessoas comem demais, praticando pouco ou nenhum exercício, aumentando o risco de morrerem precocemente por enfermidades provocadas direta ou indiretamente pela obesidade.
Estudos realizados na Alemanha demonstram que o excesso de peso de uma pessoa pode reduzir o seu período de vida e quando esse excesso supera em 30% o peso ideal, o tempo de vida diminui drasticamente para 50%.
A obesidade consiste em um aumento dos depósitos de gordura, que se traduz pelo excesso de peso. A obesidade é o resultado de um balanço positivo de energia. Não há como acumular energia no corpo, se não ocorrer uma ingestão excessiva de nutrientes ricos em energia como gorduras e proteínas que suprem em excesso o gasto do organismo humano. A obesidade é o protótipo da nutrição inadequada na vida moderna.
CAUSAS
A causa imediata da obesidade é a ingestão excessiva de energia, ainda que sobre este fato incidam causas genéticas, endócrinas, neurológicas, metabólicas além de psicológicas, sociais e culturais. A obesidade pode acompanhar certos problemas endócrinos, mas a maioria dos  obesos não apresenta transtornos endócrinos que justifiquem seu excesso de peso.
A obesidade pode provocar stress emocional, que conduz o indivíduo a comer em excesso. Igualmente, pode surgir como defesa ou única fonte substitutiva de prazer em situações intoleráveis da vida. Entre as doenças mais comuns causadas pela obesidade estão: arteriosclerose, envelhecimento precoce, celulite, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, distúrbios de ordem emocional.
Um dos métodos naturais para emagrecimento é a Acupuntura, que não prevê o uso de medicamento e é de eficácia comprovada. A Acupuntura atua procurando restabelecer o equilíbrio perdido no decorrer da doença.
A Acupuntura considera a obesidade como uma conseqüência de maus hábitos alimentares, podendo ser comparado ao tabagismo. Podemos utilizar para tratamento a técnica de Auriculoterapia que consiste em implantar agulhas auriculares em pontos específicos da orelha que poderão ficar inseridas por até uma semana presas com fita adesiva.
Outra técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos espalhados pelo corpo, ou chamada técnica sistêmica. Estas técnicas podem ser utilizadas separadas ou em conjunto, ficando isto a critério do terapeuta. Também pode ser utilizado eletroestimulação em pontos específicos normalmente localizados na região abdominal.
Esses tratamentos devem ser realizados uma ou duas vezes por semana, de acordo com a evolução da terapia. É fundamental conscientizar o paciente que somente a utilização de acupuntura não é o suficiente para emagrecer, precisa ser feito uma adequação alimentar e exercícios físicos diários para que o conjunto destes proporcionem a manutenção do peso ideal.
Visão da obesidade pela ótica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
A MTC considera a disfunção do Baço/Pâncreas e do Estômago como os responsáveis pela obesidade, contudo o Rim e o Fígado também estão envolvidos.
Os quatro principais tipos de obesidade que podem ser observados em MTC implicam padrões de:
1.      Deficiência
2.      Excesso
3.      Deficiência e excesso
Hiperfunção ou Excesso do Estômago e do Baço
Neste padrão incluem-se pessoas gordas, mas saudáveis, sem qualquer doença, que têm muito bom apetite. Contudo, devido aos hábitos alimentares e dietas existe um excesso de nutrição, quer em qualidade, quer em quantidade.
A dieta ocidental é rica em substâncias como o queijo, o pão e a carne. Comem-se grandes quantidades de alimentos e tem uma dieta irregular. Come a última refeição muito tarde e prolonga-a por muito tempo. Não existe um hábito enraizado de exercício e sobretudo a essa hora tardia. Deita-se logo após a refeição, o que facilita a transformação dessa dieta em gordura corporal. Verifica-se também a ausência da prática de um exercício adequado, aquele que melhor ajuda à metabolização dos lípidos.
Pessoas que apresentam excesso de gordura corporal, mas parecem saudáveis, contudo, se não tomam cuidado com os seus hábitos alimentares e de vida podem facilmente deixar de ser saudáveis. Portanto, são pessoas cuja condição de saúde se situa no limite, entre a condição saudável e mórbida, pelo que têm de prestar atenção à sua saúde.
Caracteristicas deste tipo de desequilibrio:
Face vermelha: manifestação clara, da existência de calor no Estômago
Transpiração: fácil, obstipação, aversão ao calor
Língua: Corpo com coloração normal ou um pouco vermelha, capa fina ou fina amarelada
Pulso: Deslizante e com força
Calor no Estômago e Deficiência do Baço-Pâncreas
A este padrão associam-se sempre problemas mentais, disfunções emocionais, depressão, stress. Quando as pessoas se deitam tarde depois de uma grande refeição, todos os órgãos descansam, com excepção do B/P que continua a trabalhar mais do que os outros e por um tempo prolongado. Por outro lado, o stress e outros problemas mentais ao manterem-se por tempo prolongado restringem a função do baço, causando deficiência deste órgão. Do mesmo modo, o stress continuado pode causar estagnação do Qi do Fígado e agressão direta deste órgão ao B/P.
Portanto, neste caso, o apetite pode continuar aumentado mas a capacidade de digestão (transformação e transporte da essência dos alimentos) do B/P estar diminuída.
Caracterização geral das pessoas com este tipo de obesidade
Pessoa que apresenta excesso de gordura corporal, sobretudo depositada à volta da zona epigástrica e abdominal
Manifestações principais:
Comem muito, manifestando muito apetite
Depois de comerem apresentam distensão abdominal e epigástrica
Apresentam lassidão, fadiga e falta de energia
O movimento intestinal é irregular, podendo apresentar tanto fezes moles, como obstipação.
Na maior parte dos casos estas manifestações associam-se a problemas mentais
Língua: Corpo pode ser vermelho, cobertura amarela,
Pulso: em corda, fino e deslizante
Deficiência do Qi do Baço-Pâncreas e do Rim
Este tipo, observa-se muito em mulheres entre 40 e 50 anos de idade. A evolução da maturação da mulher em ciclos de 7 anos, tal como é descrito no livro do Imperador Amarelo demonstra que de acordo com este ciclo aos 49 anos (7×7) a mulher entra no período da menopausa, período em que se verifica um declínio do Yin do Rim.
Nesta fase, manifestam-se frequentemente as consequências de muito anos de stress físico ou mental ocasionando hipotiroidismo, e também, frequentemente a diabetes mellitus, e outras patologias causadas por deficiências endócrinas, devido à depressão que se verifica na vitalidade do Rim.
Neste período, em que existe um declíneo da energia interna dos órgãos e deficiências endócrinas, é exatamente o Baço e o Rim que demonstram sintomas mais importantes deste declínio, em virtude de estarem relacionados mais diretamente, quer com a energia adquirida, quer herdada, contribuindo ambos de modo fundamental para a manutenção do Yuan Qi.
Portanto, trata-se de pessoas que podem ter o apetite normal, mas o problema está na fraqueza do metaboliso dos líquidos, na transformação e transporte da umidade e dos líquidos orgânicos pelo Baço. Por seu lado o Rim que governa as águas, estando deficiente não consegue governar a sua seleção e expulsão, pelo que se acumulam entre a pele e os músculos.
Manifestações clínicas
Face pálida, pele seca, apetite normal. Por vezes manifestações de sintomas de deficiência de Qi e Yang do B/P como: aversão ao frio, vontade de dormir, pouca vontade de fazer exercício, perda de interesse pelo que quer que seja, inclusive pela função sexual. Fezes moles ou obstipação, ou micção frequente.
Língua: corpo pálido e inchado, capa fina e branca
Pulso: fino, mais lento do que o normal e fraco
Obesidade congênita
Tipo de obesidade observada muitas vezes em crianças e considerada obesidade tipo Terra.
Caracterização genérica da pessoa com este tipo de obesidade
Criança que apresenta um excesso de gordura corporal desde a infância (constitucional), bem distribuída, possuindo um ou os dois progenitores também com excesso ponderal.
Manifestações clínicas
Criança com muito bom apetite, hiperativa
Língua: O corpo pode ser normal e cobertura também pode ser normal
Pulso: deslizante e forte
Considerações
A acupuntura estimula o emagrecimento lentamente, isso permite uma reeducação alimentar, torna os efeitos mais definitivos.
O tratamento deve ser realizado juntamente com uma  nutrição balanceada, rica em cereais, verduras e legumes, além de exercícios físicos regulares. É necessário que se mude o padrão de vida e hábitos alimentares. 
O método de acupuntura é extremamente natural, não é invasivo e não implica na ingestão de drogas para o emagrecimento que podem comprometer a saúde.
Antes de se iniciar o tratamento deve haver uma avaliação específica para cada paciente.

José Trezza Netto

Nenhum comentário: