1.14.2012

Pincéis sem segredo

cosméticos

É consenso entre os maquiadores que os pincéis certos fazem a toda a diferença para uma boa maquiagem. Para os reles mortais, muitas vezes eles parecem ser todos iguais, e comprá-los pode gerar aquela raiva por ter perdido dinheiro em algo que fica na gaveta.

Luiza Sigulem/Folhapress
Pinceis separados de acordo com suas funcionalidades
Pincéis indicados pela maquiadora e separados de acordo com suas funcionalidades
A maquiadora Virgínia Gregório, do Studio W, explica quais e como se deve comprar os utensílios certos. É preciso ter cuidado na hora de montar um kit de pincéis. "Tem muita coisa no mercado que parece cerda de uma vassoura", diz Virgínia. Para não errar, o pincel certo é aquele que "mais aproxima do aspecto de um pelo animal".
Os pincéis para blush e pó, por exemplo, devem ter o formato mais arredondado e ser macio como os pelos de um gatinho. Já os usados para delinear os olhos podem ter o aspecto dos cachorros de pelo curto, como Labrador e os salsichinhas.
E para o risco do delineador ficar perfeito, tão importante quanto a mão firme de quem passa é a firmeza nas cerdas dos pincéis. O truque é testá-los nas costas da mão: "faça o movimento em linha reta com o pincel, ele tem de ser firme o suficiente para que todo o risco seja feito sem que as cerdas se abram", ensina Virgínia.
O formato é outro ponto que pede atenção. Os pincéis para blush e pó não podem ter o formato triangular, pois não fixam o produto na pele, desperdiçando-o. Já os para base, podem ser largos, mas não muito 'gordos'.
Para visualizar este conteúdo é preciso atualizar o seu Flash Player.
Além desses cuidados, é bom dar uma olhada no pincel que se está levando para casa antes de sair da loja. "É uma questão de lote. Já teve cliente que trouxe pincel de uma marca fenomenal e ele estava todo aberto", diz.
A marca Ariana é uma das queridinhas dos maquiadores, por ser boa e barata. Em São Paulo, ela pode ser encontrada nas lojas Ikesaki (www.ikesaki.com.br ), Audrey e Ludovicus (www.ludovicus.com.br ), todas elas ficam na rua Galvão Bueno, na Liberdade. Já no Rio de Janeiro, esses pincéis estão a venda na Antonoff (www.antonoffbeleza.com.br ).
Essas mesmas lojas também vendem os pincéis da Klass Vogh, outra marca que costuma ser achada nas maletas dos maquiadores -- no site da empresa há um mapa com os locais de revenda em todo o país.
Virgínia também indica os pincéis da linha Natura Una e os importados da Sigma (a venda no www.sigmabeauty.com/, com entrega no Brasil) e da MAC (www.maccosmetics.com.br ), que tem lojas nas capitais.
Para que ainda está querendo aprender a manusear os pincéis e quer gastar o mínimo possível, dá para encontrar kits baratinhos na rua 25 de Março, no centro de São Paulo. Lá, a coluna encontrou um kit com 12 pincéis da marca Macrilan por R$11.

PARA QUE SERVE
Luiza Sigulem/Folhapress
Pincéis para sombra escura (à esq.) e clara (à dir.)
Pincéis para sombra escura (à esq.) e clara (à dir.)
PINCEL GRANDE PARA SOMBRA - usado para passar sombras claras em toda a pálpebra
PINCEL PEQUENO PARA SOMBRA - ideal para as sombras escuras, que devem ser aplicadas em menor quantidade no canto externo dos olhos
PINCEL PARA ESFUMAR O CÔNCAVO - Depois de aplicar a sombra clara e a escura, use este pincel para esfumar, de fora para dentro, as cores
PINCEL PARA ESFUMAR O LÁPIS - passe-o sobre o traço do lápis para deixar o risco menos definido; é uma boa forma de consertar erros
Luiza Sigulem/Folhapress
Em cima, pinceis para blush, arredondado (à dir.) e chanfrado (à esq.). Em baixo, pinceis para pó
Em cima, pinceis para blush, arredondado (à dir.) e chanfrado (à esq.). Em baixo, pinceis para pó
PINCEL COM FORMATO DE ESPONJA - como ele "carimba" o pó, pode ser usado para passar iluminador na base da sobrancelha. Não é recomendado para a pálpebra, pois deixa o make muito marcado
DUO FIBER - normalmente tem duas cores e é usado para aplicar bases HD (high definition) e primers. O duo fiber é um artigo de luxo nos kits, pois são caros e dispensáveis
BLUSH - o pincel cortado na diagonal é mais fácil de manusear, pois já está no formato certo. Já o redondo, se não for usado corretamente, pode deixar o blush em formato de "bolinha". O com cerdas menores é bom para passar iluminador nas têmporas
DELINEADOR - é mais fácil aplicar o produto com os pincéis chanfrados. Mas, com os retos, o traço fica mais fininho
*Se você tem dois pincéis do mesmo tamanho, Virgínia indica separar um para as sombras escuras e outro para as claras
Heloísa Negrão Heloísa Negrão

Nenhum comentário: