1.11.2012

Maquiador conta como cria looks para grifes e dá dicas


Robert Estevão criou looks para 19 grifes da semana de moda carioca. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra Robert Estevão criou looks para 19 grifes da semana de moda carioca
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


Tatiana Sisti
A rotina pesada durante a semana de moda carioca não é só das modelos que desfilam para várias grifes no mesmo dia. Robert Estevão é responsável pela criação da beleza de muitos desfiles, ao todo são 19, e tem que se dividir entre Fashion Business e Fashion Rio. "Nem eu sei como faço para me locomover. Ontem eu fui dormir às duas da manhã porque tive teste da Coven que começou às 23h30. Hoje eu acordei às 6h", contou o maquiador que diz mal ter tempo para comer.

Além disso, é preciso muita criatividade para criar maquiagens e cabelos diferentes e que correspondam às inspirações dos estilistas da grife. "Tenho que acompanhar a história das marcas, pegar a referência dos estilistas e depois disso criar as makes", explica.
No terceiro dia de desfiles, Robert se arrisca ao falar sobre seu "queridinho". "Adorei a beleza do Herchcovith. Tem cabelos super estruturadis que tinha que seguir o mesmo comprimento, o mesmo estilo armado. Para a make eu fiz parceria com o Duda Molinos, que tem um material muito bom", explica.
Alguns meses antes das apresentações acontecerem, o maquiador se dedica a determinar as parcerias para os desfiles. Entre suas escolhas estão Duda Molinos e Mac.
Estevão conta que em todas as belezas não pode faltar o pigmento flash do Duda Molinos - dourado -, que ilumina a pálpebra e serve como sombra também. A máscara Zoom Fast da Mac também marca presença em quase todos os desfiles, assim como o Prime, também da Mac.
Para este inverno, maquiagens suaves estarão em alta. "Os makes são calmos e tranquilos, com pontos de cor na boca e olhos sutis", detalhou. As cores que estarão em alta são escuros e vinho para a boca - usado em muitos dos desfiles -, e o dourado para iluminar alguns pontos do rosto: "a make está prevalecendo a jovialidade com cores que deixam a pele perfeita e alguns focos mais fortes, como só a boca ou só o olho. Alguns dos desfiles nós nem estamos usando máscara", disse.
Já os cabelos seguem as tendências do liso, estruturado ou preso. "Mas é aquele coquinho ou rabo que a mulher faz na correria mesmo. Nada muito elaborado", explica Robert.
O maquiador alerta que, apesar da make jovial estar em alta, as mulheres mais velhas não devem tentar seguir essa moda ao pé da letra. "Cada um tem a idade que tem. Geralmente as mulheres mais velhas sabem fazer uma make ótima, com olhos levantados", detalha.
As grifes da São Paulo Fashion Week também contarão com criações de Robert.
Semana de moda carioca
O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Nenhum comentário: