1.10.2012

China interrompe tratamentos não aprovados com células-tronco



Terapia é oferecida em grande escala por clínicas e hospitais de todo o país

PEQUIM - A China ordenou a suspensão de todos tratamentos e testes clínicos com células-tronco não aprovados, informou a imprensa no país nesta terça-feira. Pequim está tentando conter as terapias com células-tronco até agora não testadas e oferecidas em grande escala em todo o país.
O Ministério da Saúde também parou de aceitar novas aplicações para os programas de células-tronco, uma proibição que vai durar até julho e chega ao mesmo tempo em que a China inicia um programa de um ano para regulamentar melhor o setor melhor, informou a agência Xinhua citando um porta-voz do Ministério. Um número crescente de hospitais e clínicas especializadas em grandes cidades na China têm oferecido terapias com células-tronco nos últimos anos para o tratamento de doenças que vão desde câncer e Mal de Alzheimer a lesões da medula espinhal, tratamentos que são apoiados por pouca ou nenhuma evidência científica e que são considerados, na melhor das hipóteses, experimentais.
Alguns deles envolvem grandes hospitais gerais, onde os pacientes pagam milhares - ou mesmo dezenas de milhares - de dólares para os tratamentos que são anunciados online. O porta-voz do Ministério disse que os provedores de saúde não podiam mais cobrar para aplicações experimentais de células-tronco. De acordo com pacientes, médicos e parentes de pacientes que falaram à Reuters, as pessoas que recebiam os tratamentos apresentaram pouco ou melhora, e alguns morreram.
Recibos visto pela Reuters indicam que um desses hospitais é administrado pelo Exército chinês.

Nenhum comentário: