3.11.2012

DIA MUNDIAL DO RIM

SAIBA TUDO SOBRE O CÁLCULO RENAL

Dia Mundial do Rim: saiba tudo sobre o cálculo renal
Dieta desequilibrada e baixa ingestão de líquidos podem causar cálculo renal. Saiba mais!


No dia 10 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. Apesar de ser vital, muitas pessoas desconhecem os cuidados que devem ter com o órgão. Uma dieta desequilibrada e a ingestão insuficiente de líquidos, por exemplo, podem causar cálculos renais e comprometer a sua saúde.
O problema mais conhecido pelo grande público é a pedra nos rins, que, diferentemente do que muitos pensam, não é um problema somente dos adultos. De acordo com a nefropediatra Maria Cristina de Andrade, do Hospital Infantil Sabará , a cada dia é mais comum encontrar crianças com este transtorno. A especialista ainda alerta sobre estudos recentes que apontam que adolescentes obesos têm 2,5 vezes mais chance de apresentar cálculos renais.
“Além de envolver uma predisposição genética para a formação desses cálculos renais, 50% a 60% de crianças com pedras têm histórico na família, alguns hábitos como a alimentação industrializada, o fast food que é excessivamente salgado e a ingestão insuficiente de água podem explicar esse aumento”, relata a especialista.
Embora seja essencial para a formação dos ossos, cerca de 50% dos cálculos renais acontecem por excesso de cálcio na urina. As proteínas, gorduras e açúcares em excesso, provenientes da dieta desequilibrada, também contribuem para a formação das pedras.
Prevenção

Além da ingestão de água, cerca de 1 litro por dia é recomendado para as crianças, e a opção por uma alimentação equilibrada, os exercícios físicos são um ótimo caminho. “Eles facilitam a incorporação de cálcio nos ossos e a substância chega em menor quantidade aos rins”, esclarece a nefrologista.
De acordo com a especialista, vale ressaltar que, especialmente na infância, não se faz dieta com restrição de cálcio. “É nesta fase, aliás, que se faz a prevenção contra a osteoporose, já que o pico de massa óssea ocorre até 18 anos, depois disso não mais”, complementa.
Sintomas
Quase sempre assintomática, as pedras ou cálculos renais são descobertos quando o paciente apresenta um quadro leve de dor abdominal, infecção ou sangramento urinário ou infecções urinárias recorrentes. Vale lembrar que a cólica renal intensa, sintoma comum em adultos, raramente é observada nas crianças. Por isso, os pais devem dobrar a atenção: a dor pode passar despercebida e o quadro se transformar em uma infecção renal grave.
Diagnóstico e tratamento
São realizados exames de ultrassom e raio-X para identificar a localização das pedras. Eventualmente, faz-se tomografia computadorizada para melhor definição dos cálculos. Só assim é aconselhado o procedimento mais adequado que pode variar de tratamento clínico com medicamentos até a litotripsia extracorpórea (ondas de choque que bombardeiam o cálculo).

Nenhum comentário: