3.11.2012

Perdendo a barriguinha

Encarar uma barriguinha saliente é, no mínimo, desconfortante. Veja como algumas medidas inteligentes podem ajudar a reverter esta história.
Um ótimo truque é aproveitar os benefícios das fibras insolúveis, elas são grandes coadjuvantes para a regularidade do trânsito e hábito intestinal. E quando ele vai bem sua barriguinha agradece. Dentre os alimentos ricos em fibras insolúveis destacamos os produtos integrais em geral (arroz, farinha, pães, biscoitos), farelos (trigo, aveia, arroz, milho), granola, mamão, ameixa e folhas verdes.
Outra dica importante é manter seu corpo hidratado. O adequado consumo de água é fundamental para a hidratação das fibras alimentares. Na sua ausência são maiores as chances de constipação (prisão de ventre), e nesse caso, as fezes têm dificuldade de serem eliminadas e o abdômen responde aumentando seu volume. Procure consumir pelo menos dois litros (oito copos) de água por dia. Se você acha muito, intercale mais ou menos dois copos de três em três horas e veja como fica fácil. Outras boas opções são água de coco, chás e sucos, mas beba pelo menos 1 litro da “boa e velha” água.
Muitas pessoas apresentam facilidade para reter líquidos, que resultam em inchaço pelo corpo e como não podia deixar de ser, no abdômen. Mulheres apresentam este sintoma principalmente no período menstrual, e não raramente no período pré-menstrual. Para atenuar este tipo de desconforto a orientação é evitar o consumo excessivo de sal: fuja de salgadinhos, queijos salgados e embutidos em geral. Outra dica é aderir ao consumo de alimentos diuréticos que favorecem a diminuição da retenção hídrica, tais como: chás, abacaxi, pêra, melancia, pêssego, alface, agrião, erva doce, salsão, chuchu, pepino e berinjela.
Os produtos muito gordurosos e açucarados também devem ser evitados. Os primeiros, por demorarem mais para serem digeridos, permanecem mais tempo no trato gastrointestinal. E os segundos, por serem facilmente fermentados pelas bactérias do cólon, favorecem o estufamento.
Alguns alimentos são reconhecidamente formadores de flatus (gases), refletindo em inchaço abdominal. Temos como exemplo os refrigerantes, a cerveja, os queijos maturados e os doces. Brócolis, couve-flor, repolho, feijão, lentilha, também são alimentos formadores de flatus, mas visto que representam importante fonte de vitaminas, sais minerais e fibras, não é recomendado que sejam excluídos totalmente da dieta. Desse modo, sugere-se atenção às quantidades destes alimentos, que são mais toleráveis individualmente. Com relação ao feijão, uma boa dica é deixar 3 vezes de molho, este pré-preparo diminui sensivelmente seu efeito gás formador.
Fracione e diminua o volume das refeições. Fazendo pequenas refeições de 5 a 6 vezes por dia (café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), seu organismo distribui a digestão dos alimentos ao longo do dia e evita que o excesso seja acumulado. Lembre-se: faça do horário das suas refeições um momento agradável, mastigue devagar levando pequenas porções de alimentos à boca, pois quando se come rápido também se engole ar.
Vale ressaltar que quando há excesso de peso, o ideal é a adesão de um programa de reeducação alimentar para ajustar o ponteiro da balança.
Fonte: Bem Estar

AUTOMASSAGEM PARA PERDER A BARRIGA

Automassagem para perder a barriga
Barriga zero! Duas colheres de pau são suficientes para você fazer uma automassagem!


Já foi o tempo em que para perder a indesejável barriga a única opção era ir à academia. Com duas colheres de pau de cabo longo e movimentos bem simples você faz em casa uma automassagem poderosa que reduz a celulite, a flacidez e, ainda, elimina as gordurinhas localizadas. Segundo especialistas, fazendo essa automassagem três vezes na semana é possível modelar e corpo e potencializar a ação de cremes e, também, da academia.
Para que o resultado na sua barriga seja o esperado, a coluna deve estar reta e cada movimento deve ser repetido 15 vezes.
Como fazer a automassagem para perder a barriga em seis passos:
1 - Em torno do abdômen faça movimentos circulares, no sentido horário, com duas colheres de pau. Os movimentos devem ser feitos ao mesmo tempo.
2 – Com apenas uma colher de pau faça pequenos movimentos circulares, no sentido horário, na barriga.
3 – Com duas colheres de pau os movimentos serão feitos das laterais da barriga em direção à virilha. No encontro das duas colheres dê algumas pinçadas na pele.
4 – Para estimular a circulação, bata de leve com a parte de dentro da colher no abdômen.
5 – Deslize as duas colheres pelo abdômen. Os movimentos devem partir das costelas até à virilha. Além de modelar a barriga, também vai ajudar a eliminar as toxinas.
6 – Nas costas, deslize as duas colheres. Os movimentos devem ser feitos a partir dos flancos até a virilha para  ajudar a eliminar a gordura localizada nas laterais.

BARRIGA SEQUINHA EM DOIS TEMPOS

Barriga sequinha em dois tempos
Esta inimiga precisa ser combatida!


Você vem seguindo uma dieta há algum tempo e até já começou a ver os resultados dos quilinhos a menos, mas aquela barriguinha insiste em mostrar a que veio? Saiba que alguns alimentos podem ajudar você a alcançar a tão sonhada barriga de tanquinho muito mais rápido do que imagina. Veja quais são:

Pão integral – uma pesquisa realizada pela Universidade de Penn (EUA), confirma que pessoas que consomem este tipo de pão têm 24% menos gordura abdominal do que as que não o consomem.

Melão – Pouca gente sabe mais o melão é uma fruta de pouquíssimo valor calórico, menos de 50 por fatia. Além disso, é rica em potássio, mineral que regula o sódio e atua da destruição da gordura abdominal.

Nozes – Você sabia que o estresse contribui para o acúmulo de gordura na barriga? Para combatê-la, coma bastante nozes, pois, rica em ômega-3 Ela diminui os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse.
Verduras – A absorção lenta de alguns alimentos, como a carne vermelha, favorece a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. Se quiser mesmo uma barriga sarada, abusar das verduras é a melhor opção. Elas passam mais rapidamente pelo intestino e melhoram seu funcionamento, contribuindo para a diminuição dos inchaços.
Água – Isso mesmo! Beba bastante água! Mas nunca durante as refeições. Líquidos como chás e sucos também ajudam a regular o intestino e diminuir a retenção de sal, que será facilmente eliminado pela urina e vai te deixar com a barriga dos sonhos.
Viu só? Nem tudo está perdido! Siga sua dieta à risca e aproveite para introduzir esses alimentos em seu cardápio.

5 MANIAS QUE AUMENTAM A BARRIGA

5 manias que aumentam a barriga
Confira as dicas e volte a vestir aquela calça linda!


A barriga é uma enorme preocupação, seja para homens ou mulheres. Quando a gente engorda, é a primeira parte do nosso corpo que começa a dar sinais de mudanças. Além disso, não há nada mais desagradável do que colocar uma roupa e aquela saliência ficar marcada, atrapalhando o seu visual. E a vergonha de colocar uma roupa de praia? Esqueça tudo isso! Descubra quais são as 5 manias que aumentam a sua barriga e delete-as da sua rotina!

Beber líquido durante a refeição
Tudo bem que a sensação que temos, quando comemos sem beber nada, é a de que vamos morrer entalados. Mas, pode ter certeza que você vai se acostumar e depois de um tempo, esta sensação vai embora. O problema deste hábito é que o excesso de líquidos durante as refeições dilui os sucos digestivos, propiciando a estagnação dos alimentos no nosso estômago. O resultado não poderia ser outro: muitos gases e uma dilatação do abdômen.

Comer poucas vezes
Muita gente pensa que o segredo para emagrecer é fechar, literalmente, a boca e ficar horas sem comer. Se você é adepta desta ideia, saiba que está cometendo um grande erro e o resultado que irá conseguir é uma barriga ainda maior. Sabe por quê? Quando deixamos para comer apenas nos momentos de muita fome, quando o organismo já não está mais aguentando ficar sem um “combustível”, acabamos consumindo uma maior quantidade de alimentos do que o normal. Isso causa um aumento instantâneo do estômago.

Comer rápido
Quando a boca não pensa, o estomago é que padece. Tudo bem que o ditado não é bem esse, mas é exatamente isso que acontece. Quando comemos muito rápido, o estômago acaba ficando sobrecarregado e não consegue dar conta de sua função, que é digerir os alimentos. Por isso, alguns nutrientes mais difíceis de serem digeridos, como a gordura, acabam ficando mais tempo do que o normal ali dentro. O segredo é mastigar bastante e se dar o prazer de fazer uma refeição tranquila.

Feijão em excesso
Este é um dos alimentos prediletos da maioria dos brasileiros. Quando pensamos em uma refeição, logo nos vem à cabeça a dupla “arroz e feijão”. O problema é que o feijão, apesar de ser rico em ferro e prevenir a anemia, como sua avó cansa de falar, causa gases, ou seja, deixa a sua barriga completamente dilatada. A única saída é cortá-lo da sua dieta? Não! Mas, evite comê-lo à noite.

Excesso de sal
Aquela mania de colocar um pouquinho mais de sal em tudo quanto é comida, é fatal! O sal retém líquido e, consequentemente, aumenta a celulite e dá barriga. Vale lembrar que não estamos falando apenas do sal em si, mas também de alimentos ricos em sódio, como condimentos, azeitonas, enlatados...

Nenhum comentário: