Além de ser barata, esta atividade traz muitos benefícios à saúde.
Pela primeira vez, um estudo mostrou os efeitos de mudanças em longo prazo relacionados à atividade física e à sensibilidade à insulina. Entre 2000 e 2005, aproximadamente 592 adultos de meia-idade participaram da análise por nível de diabetes. Todos responderam questionário relacionado à dieta e ao estilo de vida. Além disso, passaram por exames e receberam um acessório que mede o número de passos dados diariamente (pedômetros) que deveria ser utilizado sem brechas.
O resultado foi o seguinte: quem andou mais durante os cinco anos da pesquisa, teve melhora no índice de massa corporal. Os pesquisadores ainda notaram uma redução de medidas entre cintura e quadril, e melhor sensibilidade à insulina.
“A diabetes é uma doença grave que afeta grande parte da população e tem complicações importantes para os pacientes”, explica o enfermeiro Alisson Daniel. Segundo o profissional, esta pesquisa reforça o que há muito tempo é indicado para controle de peso e hipertensão: a caminhada.
Sem contar que a prática desta atividade é barata e pode ser incluída na rotina de qualquer pessoa, até aquelas que dizem não ter tempo para caminhar. “Bastam 40 minutos por dia para que o corpo comece a sentir os efeitos da caminhada. É rápido, fácil e barato. Não tem desculpa. Qualquer um pode fazer!”, conclui Paula Moreira, professora de educação Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário