8.10.2013

Como comprar carne?

Falta de higiene é o principal problema; saiba como escolher

por Mariana Bueno
Como comprar carne? title=
carne, seja de boi, porco ou frango, está presente praticamente todos os dias no prato dos brasileiros. Fonte de proteínas, é um dos alimentos mais consumidos. Mas recentemente alguns problemas envolvendo estabelecimentos que comercializam carne deixaram os consumidores em estado de alerta. Falta de higiene, crueldade no abate dos animais, funcionários despreparados foram casos recorrentes. Mas afinal, como comprar carne?
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alguns cuidados são essenciais ao consumir esses alimentos:
Carne bovina:
- Deve ser vermelha, sem manchas ou pontos escuros, e com consistência firme.
- Se estiver congelada e soltando água ou um pouco mole, não compre.
- A carne deve ser moída na presença do comprador. Se for moída previamente, deve estar embalada com rótulo e carimbo de inspeção federal ou estadual. Se estiver sem registro, há o risco de ser uma mistura de sebo, pelancas e aditivos químicos que garantem a cor.
- Observe sempre os dois lados da carne, pois pode estar bonita por cima e ruim do outro lado.
- Preste atenção nas condições de limpeza da superfície onde a carne é cortada, pois o líquido que fica de um pedaço pode contaminar outro.
- Nunca compre carne bovina em feiras-livres, pois geralmente são de procedência clandestina e podem transmitir doenças.
Carne suína:
- Nunca compre se estiver com bolinhas brancas, popularmente chamadas de ‘canjiquinha’, pois isso indica que o animal estava infestado por cistos de Tênia, que podem contaminar o consumidor.
- A carne deve estar com consistência firme, não amolecida e nem pegajosa.
- Assim como a carne bovina, não deve ser adquirida em feiras-livres.
Carne de aves:
- Deve estar bem aderia aos ossos, com cor amarela pálida, um pouco rosada, e com consistência firme.
- Só compre miúdos (fígado, coração, moelas) se estiverem conservados com sistema de refrigeração, pois, caso contrário, podem entrar em decomposição facilmente.
- Não compre carne de aves congelada que apresente embalagem danificada e com água ou sangue.
Embutidos e frios:
- Os produtos à base de carne, como salsichas, presunto, linguiças, mortadelas, e outros, são altamente perecíveis e devem ser mantidos sob refrigeração constante.
- Nunca compre se estiverem amolecidos, soltando algum líquido, com superfície úmida ou qualquer tipo de mancha.
- Os produtos enlatados, depois de abertos, devem ser guardados em outro recipiente; a lata deve ser jogada fora.
- Quanto vendidos já fatiados, as embalagens devem constar informações sobre o fabricante, o estabelecimento onde foram fatiados, bem como data do fatiamento e prazo de validade.

Nenhum comentário: