A presidenta Dilma Rousseff participa na manhã do
próximo sábado, em Porto Alegre (RS), da cerimônia de início das
operações a linha do aeromóvel entre a estação Aeroporto da Empresa de
Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e o Terminal 1 do Aeroporto
Internacional Salgado Filho. Projeto pioneiro no País, com tecnologia
nacional, o aeromóvel se movimenta com a energia gerada por um
ventilador movido por um motor elétrico. Anda sobre trilhos, em rodas de
aço, graças a uma "vela" posicionada sob seu assoalho, que é empurrada
em um duto localizado dentro da via elevada.
O evento de inauguração ocorre a partir das 9h, junto à
estação do aeromóvel localizada na área do aeroporto. A partir da
inauguração, tem início a operação assistida da linha de 814 metros, que
tem previsão de duração de até 90 dias. A operação ocorrerá em horário
reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de
passagem. Durante esse período, o funcionamento estará ainda sob
responsabilidade da empresa contratada pela Trensurb, a Aeromovel Brasil
S.A.
Dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros
(em processo de finalização da automação) e outro para 300 (com chegada
prevista para setembro), irão operar alternadamente conforme a demanda,
percorrendo o trajeto em dois minutos. O valor total do projeto é de R$
37,8 milhões.
Quando a operação plena tiver início, os usuários que
embarcarem no aeromóvel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a
passagem (no valor de R$ 1,70), que dará direito ao transporte na linha
da Trensurb sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na
Estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o aeromóvel para se
deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.
Projeto é concluído 31 anos após idealização
Os recursos necessários para implementar o projeto (R$ 37,8 milhões) foram investidos pelo governo federal. O projeto do aeromóvel vai possibilitar maior integração para o transporte público da região metropolitana de Porto Alegre e será oferecido como um serviço gratuito aos usuários da Trensurb. A ligação direta deve beneficiar também funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que percorrem o caminho até o aeroporto diariamente. Quanto ao número de passageiros, a Trensurb estima que aproximadamente 8 mil pessoas por dia devem fazer o caminho até o aeroporto pelo aeromóvel.
Os recursos necessários para implementar o projeto (R$ 37,8 milhões) foram investidos pelo governo federal. O projeto do aeromóvel vai possibilitar maior integração para o transporte público da região metropolitana de Porto Alegre e será oferecido como um serviço gratuito aos usuários da Trensurb. A ligação direta deve beneficiar também funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que percorrem o caminho até o aeroporto diariamente. Quanto ao número de passageiros, a Trensurb estima que aproximadamente 8 mil pessoas por dia devem fazer o caminho até o aeroporto pelo aeromóvel.
"Essa tecnologia foi duramente criticada no Rio Grande
do Sul, mas verificamos que o questionamento é um grande equívoco. A
vantagem energética é tremenda: vale muito a pena transformar a energia
elétrica em vento para empurrar (o aeromóvel)", afirmou Ernani
da Silva Fagundes, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da
Trensurb, após uma viagem de testes conferida pelo Terra.
Trinta e um anos se passaram desde que a execução do
projeto foi interrompida. Questões políticas, acredita o idealizador do
aeromóvel; o preço do pioneirismo, acreditam os responsáveis pela
implementação atual, justificando a defasagem. "Isso que a gente chama
de atraso é o custo de uma inovação", defende o gestor do projeto do
aeromóvel, Sidemar Francisco da Silva. "Era impossível fazer esse
veículo no prazo que estava nos contratos, ele tinha que ser adaptado
dentro de novos padrões e seguir todo um conjunto de regras de segurança
até então não definidas", afirma o gerente de Desenvolvimento de
Engenharia da Trensurb.
O antigo protótipo ainda permanece parado nos trilhos
elevados da linha original, em frente à Usina do Gasômetro: um símbolo
do abandono. Apesar de a obra ter cessado na década de 1980, o projeto
continuou tomando forma. E muito mudou desde o primeiro modelo, criado
em 1977. A ideia conceitual, no entanto, permanece a mesma.
O aeromóvel se movimenta com a energia gerada por um
ventilador movido por um motor elétrico. Anda sobre trilhos, em rodas de
aço, mas não queima combustível. Seu inventor, o gaúcho Oskar Coester,
compara o funcionamento do aeromóvel ao de um barco à vela ─ só que
invertido. Em ambos os casos, é o fluxo de ar que promove a impulsão; no
aeromóvel, um duto localizado dentro da via elevada empurra a "vela",
fixada sob o veículo por meio de uma haste. A estrutura é leve: com
capacidade para carregar 150 passageiros, pesa apenas 10 toneladas,
enquanto um carro popular costuma ter cerca de uma tonelada.
"É um novo conceito de transporte. (O aeromóvel)
tem custo bem menor porque movimenta menos peso", disse Coester. Sua
ideia foi adotada apenas em um local até hoje: em Jacarta, capital da
Indonésia, onde funciona dentro de um parque ao longo de uma linha de
3,5 quilômetros. "Esse sistema funciona desde 1989 em operação comercial
na Indonésia e não registrou nenhum acidente", garante. Além do aspecto
ambiental, ele destaca a segurança e economia do veículo não
motorizado.
Todas as peças utilizadas na constituição do aeromóvel
são de fabricação nacional. Os motores propulsores foram fabricados por
uma empresa do Rio de Janeiro, e o motor elétrico foi desenvolvido em
Caxias do Sul (RS). O projeto foi criado "do zero": toda a tecnologia e a
estrutura necessárias são feitas no Brasil. O sistema é totalmente
automatizado, e assim não exige condutores a bordo. Todo o controle é
feito a partir de estações remotas, localizadas em cada ponto final da
rota.
VEÍCULO MOVIDO A AR TERÁ SUA ESTREIA EM PORTO ALEGRE. CONFIRA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS | |
Inauguração: | prevista para 10 de agosto de 2013 |
Trajeto: | 814 metros em via elevada entre o aeroporto Salgado Filho e a estação da Trensurb |
Tarifa: | a passagem é gratuita para usuários do trensurb, que pagam R$ 1,70 pelo bilhete |
Horário: | das 10h às 16h, durante 90 dias após a inauguração |
Capacidade: | 150 passageiros no primeiro veículo. O segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve chegar em setembro e começar a operar em 2014 |
Custo total: | R$ 37,8 milhões (recursos do governo federal) |
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