A presidenta Dilma Rousseff participa na manhã do
próximo sábado, em Porto Alegre (RS), da cerimônia de início das
operações a linha do aeromóvel entre a estação Aeroporto da Empresa de
Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e o Terminal 1 do Aeroporto
Internacional Salgado Filho. Projeto pioneiro no País, com tecnologia
nacional, o aeromóvel se movimenta com a energia gerada por um
ventilador movido por um motor elétrico. Anda sobre trilhos, em rodas de
aço, graças a uma "vela" posicionada sob seu assoalho, que é empurrada
em um duto localizado dentro da via elevada.
O evento de inauguração ocorre a partir das 9h, junto à
estação do aeromóvel localizada na área do aeroporto. A partir da
inauguração, tem início a operação assistida da linha de 814 metros, que
tem previsão de duração de até 90 dias. A operação ocorrerá em horário
reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de
passagem. Durante esse período, o funcionamento estará ainda sob
responsabilidade da empresa contratada pela Trensurb, a Aeromovel Brasil
S.A.
Dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros
(em processo de finalização da automação) e outro para 300 (com chegada
prevista para setembro), irão operar alternadamente conforme a demanda,
percorrendo o trajeto em dois minutos. O valor total do projeto é de R$
37,8 milhões.
Quando a operação plena tiver início, os usuários que
embarcarem no aeromóvel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a
passagem (no valor de R$ 1,70), que dará direito ao transporte na linha
da Trensurb sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na
Estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o aeromóvel para se
deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.
Projeto é concluído 31 anos após idealização
Os recursos necessários para implementar o projeto (R$ 37,8 milhões) foram investidos pelo governo federal. O projeto do aeromóvel vai possibilitar maior integração para o transporte público da região metropolitana de Porto Alegre e será oferecido como um serviço gratuito aos usuários da Trensurb. A ligação direta deve beneficiar também funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que percorrem o caminho até o aeroporto diariamente. Quanto ao número de passageiros, a Trensurb estima que aproximadamente 8 mil pessoas por dia devem fazer o caminho até o aeroporto pelo aeromóvel.
Os recursos necessários para implementar o projeto (R$ 37,8 milhões) foram investidos pelo governo federal. O projeto do aeromóvel vai possibilitar maior integração para o transporte público da região metropolitana de Porto Alegre e será oferecido como um serviço gratuito aos usuários da Trensurb. A ligação direta deve beneficiar também funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que percorrem o caminho até o aeroporto diariamente. Quanto ao número de passageiros, a Trensurb estima que aproximadamente 8 mil pessoas por dia devem fazer o caminho até o aeroporto pelo aeromóvel.
"Essa tecnologia foi duramente criticada no Rio Grande
do Sul, mas verificamos que o questionamento é um grande equívoco. A
vantagem energética é tremenda: vale muito a pena transformar a energia
elétrica em vento para empurrar (o aeromóvel)", afirmou Ernani
da Silva Fagundes, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da
Trensurb, após uma viagem de testes conferida pelo Terra.
Trinta e um anos se passaram desde que a execução do
projeto foi interrompida. Questões políticas, acredita o idealizador do
aeromóvel; o preço do pioneirismo, acreditam os responsáveis pela
implementação atual, justificando a defasagem. "Isso que a gente chama
de atraso é o custo de uma inovação", defende o gestor do projeto do
aeromóvel, Sidemar Francisco da Silva. "Era impossível fazer esse
veículo no prazo que estava nos contratos, ele tinha que ser adaptado
dentro de novos padrões e seguir todo um conjunto de regras de segurança
até então não definidas", afirma o gerente de Desenvolvimento de
Engenharia da Trensurb.
O antigo protótipo ainda permanece parado nos trilhos
elevados da linha original, em frente à Usina do Gasômetro: um símbolo
do abandono. Apesar de a obra ter cessado na década de 1980, o projeto
continuou tomando forma. E muito mudou desde o primeiro modelo, criado
em 1977. A ideia conceitual, no entanto, permanece a mesma.
O aeromóvel se movimenta com a energia gerada por um
ventilador movido por um motor elétrico. Anda sobre trilhos, em rodas de
aço, mas não queima combustível. Seu inventor, o gaúcho Oskar Coester,
compara o funcionamento do aeromóvel ao de um barco à vela ─ só que
invertido. Em ambos os casos, é o fluxo de ar que promove a impulsão; no
aeromóvel, um duto localizado dentro da via elevada empurra a "vela",
fixada sob o veículo por meio de uma haste. A estrutura é leve: com
capacidade para carregar 150 passageiros, pesa apenas 10 toneladas,
enquanto um carro popular costuma ter cerca de uma tonelada.
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"É um novo conceito de transporte. (O aeromóvel)
tem custo bem menor porque movimenta menos peso", disse Coester. Sua
ideia foi adotada apenas em um local até hoje: em Jacarta, capital da
Indonésia, onde funciona dentro de um parque ao longo de uma linha de
3,5 quilômetros. "Esse sistema funciona desde 1989 em operação comercial
na Indonésia e não registrou nenhum acidente", garante. Além do aspecto
ambiental, ele destaca a segurança e economia do veículo não
motorizado.
Todas as peças utilizadas na constituição do aeromóvel
são de fabricação nacional. Os motores propulsores foram fabricados por
uma empresa do Rio de Janeiro, e o motor elétrico foi desenvolvido em
Caxias do Sul (RS). O projeto foi criado "do zero": toda a tecnologia e a
estrutura necessárias são feitas no Brasil. O sistema é totalmente
automatizado, e assim não exige condutores a bordo. Todo o controle é
feito a partir de estações remotas, localizadas em cada ponto final da
rota.
| VEÍCULO MOVIDO A AR TERÁ SUA ESTREIA EM PORTO ALEGRE. CONFIRA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS | |
| Inauguração: | prevista para 10 de agosto de 2013 |
| Trajeto: | 814 metros em via elevada entre o aeroporto Salgado Filho e a estação da Trensurb |
| Tarifa: | a passagem é gratuita para usuários do trensurb, que pagam R$ 1,70 pelo bilhete |
| Horário: | das 10h às 16h, durante 90 dias após a inauguração |
| Capacidade: | 150 passageiros no primeiro veículo. O segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve chegar em setembro e começar a operar em 2014 |
| Custo total: | R$ 37,8 milhões (recursos do governo federal) |
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