8.05.2013

Papa faz referência à JMJ no Rio em oração dominical

Na oração do Angelus, no Vaticano, pontífice disse neste domingo que jovens devem seguir Jesus e não o papa

Papa Francis conduz a oração do Angelus da janela do palácio apostólico na Praça de São Pedro, no Vaticano
Papa Francis conduziu a oração do Angelus da janela do palácio apostólico na Praça de São Pedro, no Vaticano (Stefano Rellandini/Reuters)
O papa Francisco lembrou neste domingo a recém-encerrada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro durante a oração do Angelus - louvor diário em memória ao momento em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela irá conceber pelo Espírito Santo e dará a luz a Jesus -, na Praça de São Pedro, no Vaticano. "No domingo passado estive no Brasil. A santa missa e a Jornada Mundial chegavam ao seu fim. Nunca nos esqueçamos: os jovens não seguem o papa, seguem Jesus Cristo", disse o pontífice diante de milhares de pessoas.
Ainda em referência a sua viagem ao Brasil, que terminou na segunda-feira passada, Francisco expressou seu desejo de que os jovens que participaram da JMJ do Rio de Janeiro possam "traduzir essa experiência em seu caminho cotidiano, em seu comportamento diário e que possam traduzi-lo também nas decisões importantes da vida".
O papa agradeceu pelo esforço de todos os que atuaram na JMJ e em sua organização e, em um trecho improvisado de seu discurso, disse que não esquece a calorosa acolhida que recebeu no Brasil, "um povo generoso, de grande coração e de boas pessoas". Ao final da oração, vendo um grande número de jovens na praça, o papa Francisco ainda exclamou: 'parece o Rio de Janeiro!'.
O pontífice advertiu que os jovens "são especialmente sensíveis ao vazio de significado e de valores que com frequência os cerca e, infelizmente, pagam as consequências disso".
Francisco insistiu em como o Evangelho deste domingo destaca a necessidade de não se basear em posses materiais para ser feliz. "A verdadeira riqueza é o amor de Deus partilhado com nossos irmãos", afirmou.
Após a oração do Angelus, o papa agradeceu a todos os fiéis que foram ao Vaticano apesar do calor e lhes desejou, como de costume, um bom domingo e um bom mês de agosto.
(com agências EFE e France-Presse)
Leia mais: Papa escolhe fraternidade como tema de mensagem de paz
O papa é pop. A jornada é ‘punk’: Rio tem 'cinco réveillons' em uma semana

Nenhum comentário: