8.04.2013

Pesquisa pretende ampliar acesso de grávidas a medicamentos

Sergipano estuda uma partícula capaz de mediar o transporte de fármacos.
Cientistas serão orientados pelo engenheiro químico Sandro da Rocha.

Do G1 SE
Cientistas serão orientados pelo engenheiro químico Sandro da Rocha. (Foto: Divulgação/Unit)Cientistas serão orientados pelo engenheiro químico Sandro da Rocha. (Foto: Divulgação/Unit)
Dois estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Tiradentes estão na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, onde desenvolvem, durante seis meses, pesquisas importantes envolvendo a área de fármacos. Bruno Húmia, acadêmico do Mestrado em Biotecnologia Industrial, e Marcela Oliveira, do Mestrado em Engenharia de Processos, passarão seis meses na Wayne University. Eles serão orientados pelo engenheiro químico Sandro da Rocha, professor associado da instituição norte-americana, PhD em Engenharia Química, pós-doutor em Química e Bioquímica, e docente colaborador da Unit.

Bruno Húmia pretende desenvolver um nanocarreador (partícula microscópica responsável por levar medicamentos às células doentes) capaz de mediar o transporte do fármaco em casos de tratamento de gestantes. A intenção é fazer com que mulheres grávidas possam ingerir medicamentos que até então colocam em risco a saúde e a vida do bebê.

“Existem determinados remédios que não são administrados durante o período de gravidez, pois podem causar má formação no bebê, problemas neurológicos, entre outros. A nossa intenção é desenvolver uma nanopartícula capaz de intermediar essa passagem do medicamento para o feto, diminuindo esta passagem de maneira que não afete o desenvolvimento da criança”, afirma Húmia, primeiro aluno do Mestrado em Biotecnologia Industrial da Unit a desenvolver pesquisas na área de Nanomedicina.

Marcela Oliveira Menezes também realizará pesquisas para aplicação em fármacos. “Vou desenvolver uma nanopartícula para encapsulação de medicamentos utilizando fluidos pressurizados. O objetivo é produzir uma cápsula a partir de um material biocompatível, utilizando materiais e métodos que não sejam tóxicos e não agridam o meio ambiente”, comenta.

*Com informações da assessoria de comunicação da Unit

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou procurando desodorantes e shampoos sem as seguintes substancias, porque tenho lido que elas aumentariam risco de câncer :
-parabenos,
-alumínio,
-ftalatos.

Essas substancias tem outros nomes nas formulas de shampoo e desodorantes? Quais?
Ex:
- metilparabeno, butipsrabeno , são parabenos?
- tetracloridróxido de alumínio é alumínio ?
Grata