8.10.2013

Chocolate pode prevenir perda da memória

  • Bebida quente diariamente pode ajudar pessoas mais velhas a manter a saúde cerebral
O GLOBO

Cacau é rico em flavonoides
Foto: Rafael Moraes / Agência O Globo
Cacau é rico em flavonoides Rafael Moraes / Agência O Globo
Um estudo com pessoas acima de 60 anos sem sintomas de demência mostrou que duas xícaras de chocolate quente melhoraram o fluxo sanguíneo no cérebro e melhorou a memória. O estudo foi publicado no periódico “Neurology”.
Esta não é a primeira vez que o cacau é relacionado com a saúde vascular, e pesquisadores acreditam que isto é em parte devido a ele ser rico em flavonoides.
No estudo, pesquisadores pediram a 60 pessoas com média de idade de 73 anos para beber duas xícaras de chocolate por dia - um grupo recebeu cacau com alto teor de flavonoides, enquanto que o outro, baixo teor. Eles não podiam consumir outro tipo de chocolate ao longo do dia.
Testes com ultrassom no início do estudo mostraram que 17 deles tinham um fluxo insuficiente de sangue no cérebro. Não houve diferença entre aqueles que tomaram chocolate com alto ou baixo teor de cacau. Mas independente da bebida que foi dada, 88% dos que tinham problemas de fluxo sanguíneo começaram a mostrar melhora, inclusive nos testes cognitivos, comparados com 37% das pessoas que tinham fluxo sanguíneo normal no início do estudo.
Exames de ressonância magnética em 24 participantes mostraram que pessoas com fluxo sanguíneo prejudicado tinham mais propensão a ter pequenas lesões cerebrais.
- Estamos aprendendo mais sobre o fluxo sanguíneo cerebral e seu efeito nas habilidades de pensamento - afirmou à BCC o autor do estudo, Farzaneh Sorond, neurologista da Escola Médica de Harvard. - Como áreas diferentes do cérebro precisam de mais energia para completar suas tarefas, elas também precisam de maior fluxo de sangue. Esta relação, chamado acoplamento neurovascular, pode ter um papel importante em doenças como a de Alzheimer.
Os pesquisadores afirmaram que a falta de diferença entre os pacientes que beberam alto ou baixo teor de cacau pode ter ocorrido porque talvez outro componente da bebida possa estar fazendo efeito ou porque apenas pequenas quantidades fossem necessárias.
- Um tratamento com base no cacau poderia ser popular, mas ainda é muito cedo para formar conclusões sobre os seus efeitos - disse o diretor do centro de pesquisa de Alzheimer no Reino Unido, Simon Ridley.

Nenhum comentário: