8.26.2013

O SEDENTARISMO NO BRASIL

O sedentarismo no Brasil em números
Confira o resultado de uma pesquisa que revela estatísticas preocupantes quando se trata de sedentarismo.



Em pleno século XXI, quando a qualidade de vida está em pauta em qualquer veículo de comunicação ou conversa entre amigos, ainda tem muita gente que leva uma vida sedentária. Nem mesmo os números parecem assustar. Para se ter uma ideia, a falta de exercícios físicos aumenta, em média, 54% os casos de infarto e 50% o risco de morte por derrame cerebral. 
De acordo com uma pesquisa feita pela agência de inteligência de mercado, Hello Reserch, após entrevistas feitas em 70 cidades brasileiras diferentes, 66% da população não pratica qualquer tipo de atividade. A pesquisa aponta ainda que as mulheres são mais sedentárias que os homens e que a na região sudeste o índice de sedentarismo é menor, comparado às outras regiões.
Veja alguns números:

Taxa de sedentarismo por idade
• De 16 a 24 anos – 52% da população é sedentária
• De 25 a 34 anos – 62% da população é sedentária
• De 35 a 44 anos – 71% da população é sedentária
• De 45 a 59 anos – 77% da população é sedentária
• A partir dos 60 anos – 76% da população é sedentária
Doenças causadas pelo sedentarismo:
• Hipertensão arterial 
• Diabetes
• Obesidade
• Ansiedade
• Aumento do colesterol
• Infarto do miocárdio 

Benefícios da atividade física:
• Promove o bem estar físico e psicológico;
• Mantém os ossos, músculos e articulações saudáveis;
• Reduz o risco de desenvolver câncer;
• Redução e manutenção do peso corporal;
• Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL).

O importante é se exercitar!
Como regra, o tempo indicado para as atividades físicas por semana é 150 minutos. No entanto, de acordo com estudo feito pelo epidemiologista da Queen’s University, no Canadá, Ian Janssen, a distribuição deste tempo não é relevante. Ou seja, se você se exercitar diariamente ou concentrar as atividades em poucos dias, o resultado para a saúde será o mesmo, ou seja, satisfatório.

Veja ainda:


Sedentarismo no Brasil - Atividade na Prevenção de Doenças


SEDENTARISMO NO BRASIL


Metade dos brasileiros não pratica atividade física, revela pesquisa inédita da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). O sedentarismo, associado à dieta inadequada, é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, que matam 300 mil por ano no país. 
O índice de sedentarismo cresce conforme a pessoa envelhece. Dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas. Na faixa etária de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%. Dos 45 aos 59 anos, passa para 53%. E entre os idosos de 60 a 70 anos chega ao seu ápice: 57% levam uma vida sedentária. 
A redução de 7% do peso corporal e a prática de exercícios físicos três vezes por semana são suficientes para prevenir o "pré-diabetes", um estágio anterior à diabetes. Menos de 15% praticam atividade física com regularidade Não é novidade que os brasileiros estão cada vez mais sedentários. O surpreendente é o resultado de mais uma pesquisa, publicada pelo Estadão, sobre o tema. O Ministério da Saúde divulgou que apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com a regularidade. 
A prática regular de atividades físicas é definida pela Organização Mundial da Saúde – OMS como 30 minutos diários de atividades físicas, cinco vezes por semana. O estudo também mostra que chega a 16,4% o índice de sedentarismo no país – percentual de pessoas que não fazem nenhuma atividade física (nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou na limpeza da casa). Nos períodos de descanso, os dados indicam que é a televisão o que mais distrai o brasileiro – 25,8% dos adultos passam pelo menos três horas em frente à TV durante cinco dias da semana ou mais.
 ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS
O sedentarismo é considerado como um dos mais sérios agravos para a saúde de corpo e mente. O indivíduo que não dispõe de uma carga regular de atividade física, de preferência moderada, não está tão equilibrado, física e psiquicamente, como poderia. Estudos vêm demonstrando grande associação entre estilo de vida ativo, menor probabilidade de morte e maior qualidade de vida. Os males provocados pelo sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos.


O sedentarismo relaciona-se a uma série de doenças crônico-degenerativas. Pesquisas têm comprovado que indivíduos fisicamente aptos tendem a apresentar menor incidência da maioria dessas doenças. Isto se explica por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física.


A prática monitorada da mesma, definitivamente contribui para saúde pública, com grande economia em gastos relacionados a tratamentos médicos e internações hospitalares.

Obviamente existem alguns riscos geralmente relacionados ao sistema cardiovascular e musculoesquelético. Porém estes podem ser prevenidos através de testes e avaliações simples. Além disso, os estudos epidemiológicos vêm demonstrando que a relação de riscos envolvendo o sedentarismo é extremamente maior que os relacionados à prática de atividade física.


Enumeram-se abaixo algumas das principais doenças comprovadamente combatidas pela prática monitorada de atividade física regular:


1-Obesidade

2-Diabetes Melito tipo II

3-Doença vascular periférica

4-Acidente vascular encefálico

5-Hipertensão arterial sistêmica

6-Doença aterosclerótica coronariana

7-Artrose

8-Osteoporose

9-Câncer de cólon

10-Câncer de pulmão

12-Câncer de próstata

13-Ansiedade

14-Depressão


Portanto, quem ainda não ingressou em um programa supervisionado de atividade física deve procurar fazê-lo o mais breve possível!

FONTE: Revista Brasileira de Medicina do Esporteversion ISSN 1517-8692 Rev Bras Med Esporte vol.5 no.3, Carvalho, Tales. May/June 1999

Brasil País Sedentário

Por Maria Augusta Ribeiro

A OMS Organização Mundial da Saúde recomenda que o mínimo de investimento na saúde brasileira seja de 7,5% de seu PIB. Mas, contrariando a recomendação, apenas 3,8% do PIB é investido no setor. Alarmante? E muito, já que com o aumento da longevidade dos brasileiros, ansiando por melhoria na qualidade de vida, não há esforços governamentais suficientes, direcionados para alavancar programas que estimulem uma alimentação saudável efetiva, nem projetos que estimulem a prática de atividades físicas, tornando o Brasil um país sedentário.

 Idéias simples e com bons resultados não faltam em nosso país, o que falta é a boa vontade financeira do governo para reverter incentivos fiscais e a destinação de valores expressivos que transformem ideias em resultados concretos percebidos pela nação, que hoje continua a engordar e a ter vida mais sedentária, incluindo as crianças.

O que fazer se o governo não se movimenta? A resposta pode ser mais simples, prática e barata do que você pensa, pois investir numa vida saudável garante saúde.

Reservar parte do seu salário para pagar a mensalidade da academia, praticar algum esporte, ou mesmo convidar seu par para começar aquela aula de dança de salão, podem ser a chave de uma vida saudável.


Caminhadas no parque, grupos de corridas, e mesmo comunidade que passeiam de bicicleta em horários noturnos, podem ser uma alternativa de melhorar o convívio pessoal e ainda fazer amigos.

Para quem precisa de uma ajudinha com a alimentação, a dica fica com os vários sites de como comer de maneira mais saudável, com direito a receitas fáceis, menos calóricas, e saborosas.

Se você é um desses milhões de sedentários, que tal começar a prática de atividade física e a comer de forma saudável? Lembrando sempre que, antes de qualquer pratica, é importante consultar os profissionais da área de saúde, exercite-se conscientemente!

Por Maria Augusta Ribeiro




 
 


Nenhum comentário: