Vítima da Síndrome de Asperger, Messi derrota a doença para vencer na vida
Craque argentino tem gestos repetidos em campo, por conta da doença
Alysson Cardinali
Espanha - Craque, superdotado, menino prodígio e... autista. Diagnosticado aos 8 anos de idade
como portador da Síndrome de Asperger, também conhecida como “fábrica
de gênios” — os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o naturalista
Charles Darwin e o pintor renascentista Michelangelo, entre outros,
seriam portadores — Messi é a prova viva de que a doença, uma forma
branda de autismo, não impede ninguém de brilhar e, no caso do
argentino, ser eleito o melhor jogador do mundo quatro vezes seguidas.
Apesar de leve autismo, craque não tem problemas dentro de campo
Foto: Reuters
Embora o diagnóstico do autismo
de Messi, que na infância também sofreu de nanismo e foi tratado no
Barcelona, tenha sido pouco divulgado para protegê-lo de qualquer
discriminação, seus inúmeros fãs
não devem se assustar. A Síndrome de Asperger, diferentemente do
autismo clássico, não acarreta em nenhum atraso ou retardo global no
desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo — a doença afeta
geralmente pessoas do sexo masculino com dificuldades de socialização,
gestos repetitivos e estranhos interesses.
A fixação de Messi pela bola explicaria um pouco sobre o assunto. Apesar de seu talento inegável, o comportamento do camisa 10 argentino
dentro de campo é revelador sobre o aspecto de sua doença. “Autistas
estão sempre procurando adotar um padrão e repeti-lo exaustivamente.
Messi sempre faz os mesmos movimentos, quase sempre cai pela direita,
dribla da mesma forma e frequentemente faz aquele gol de cavadinha,
típico dele”, afirma Nilton Vitulli, no site Poucas Palavras, do
jornalista Roberto Amado. Vitulli, que é pai de um portador da
síndrome de Asperger e membro da ONG Autismo e Realidade e da rede
social Cidadão Saúde (reúne pais
e familiares de ‘aspergianos’), acrescenta que como a maioria dos
autistas tem memória descomunal, Messi provavelmente conhece muito bem
todos os movimentos que precisa executar na hora de balançar a rede. “É como se ele previsse os movimentos do
goleiro. Ele apenas repete um padrão conhecido. Quando entra na área, já
sabe que vai fazer o gol. E comemora, com aquela sorriso típico de
autista, de quem cumpriu sua missão e está aliviado”, diz Nilton, que
enaltece a qualidade do chute de Messi, a sua habilidade com a bola
grudada no pé, mesmo em alta velocidade, mas ressalta se tratar “apenas”
de padrões de repetição comuns aos portadores da Síndrome de Asperger.
Mesmo no caso do gênio Messi. Personalidade pouco sociável fora de campo Messi sofre com os sintomas da Síndrome de
Asperger. Principalmente fora de campo — a dificuldade de interação
social é o maior adversário. É o que garante Giselle Zambiazzi,
presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de
Santa Catarina. “O gestual, o olhar e o comportamento do Messi
são típicos. Na premiação da Bola de Ouro ele ficou incomodado, pois não
sabe lidar com o bombardeio de informações do mundo externo”, diz. Ela leu a biografia de Messi e detectou traços
marcantes da doença. “Na infância ele só saía de casa com uma bola de
futebol. Mesmo que fosse ao médico”, diz Giselle, que espera que o
craque não seja discriminado: “Acham que o autista é um débil mental.
Não é isso. Messi é um exemplo de superação”.
Entendendo a síndrome de Asperger
Crianças
com dificuldade de sociabilização, linguagem rebuscada para a idade,
atos motores repetitivos (tiques) e interesses muito intensos e
limitados apenas por um ou poucos assuntos podem ser portadoras da
síndrome de Asperger, transtorno do desenvolvimento que afeta
principalmente indivíduos do sexo masculino. Suas causas são
desconhecidas, mas, como se trata de um distúrbio congênito, há estudos
em andamento que procuram estabelecer a relação com alguma desordem
genética.
O primeiro trabalho sobre a síndrome foi feito pelo psiquiatra e
pediatra austríaco Hans Asperger, mas permaneceu praticamente
desconhecido. O reconhecimento internacional ocorreu somente em 1994,
quando foi incluída pela primeira vez no DSM (Diagnostic and Statistical
Manual of Mental Disorders), o manual de diagnóstico e estatísticas de
transtornos mentais, organizado pela Associação Americana de Psquiatria.
Por se tratar de uma patologia recentemente descrita, não existem dados
confiáveis sobre a incidência. A partir de 2013, a síndrome de Asperger deixa de ter essa
denominação e passa a ser classificada no DSM como uma forma branda de
autismo – uma recomendação que deverá ser mundialmente adotada.
Diferentemente do autismo clássico, porém, quem tem Asperger não
apresenta comprometimento intelectual e retardo cognitivo. Por isso os
primeiros sinais e sintomas do distúrbio costumam ser ignorados pelos
pais, que os atribuem a características da personalidade da criança. "Muitos portadores da síndrome possuem, inclusive, QI acima dos
índices normais. E o fato de terem habilidade verbal muito desenvolvida,
com um vocabulário amplo, diversificado e rebuscado, reforça nos pais a
ideia de que seus filhos são superdotados", diz Walkiria Boschetti,
neuropsicóloga do Einstein. O foco exagerado sobre um assunto específico
– como automóveis, aviões ou robôs, por exemplo – é outro sintoma
característico da síndrome interpretado de forma inadequada pelos pais e
familiares, que acabam incentivando a restrição de interesses dessas
crianças, oferecendo apenas presentes relacionados ao tema.
Diagnóstico
Os sinais e sintomas da síndrome de Asperger podem aparecer nos
primeiros anos de vida da criança, mas raramente são valorizados pelos
pais como algo negativo, especialmente se as manifestações forem leves. A
grande maioria dos diagnósticos da síndrome de Asperger é feita a
partir da fase escolar, quando a dificuldade de socialização,
considerada a característica mais significativa do distúrbio,
manifesta-se com maior intensidade, juntamente com o desinteresse por
tudo que não se relacione com o hiperfoco de atenção. "O que
efetivamente chama a atenção dos pais são os sintomas associados ao
isolamento social, inadequação de comportamentos ou manifestações de
ansiedade, depressão ou irritabilidade", diz Sandra Lie Ribeiro do
Valle, neuropsicóloga do hospital. Usualmente, os primeiros relatos sobre os problemas observados são
feitos ao pediatra, que poderá encaminhar a criança aos médicos
especialistas para uma avaliação mais profunda e detalhada. Não existem
exames laboratoriais ou de imagem destinados à confirmação do
diagnóstico. "Hoje, o principal instrumento para essa finalidade são os
testes aplicados por neuropsicólogos, que por meio de tarefas propostas à
criança observam e avaliam aspectos cognitivos e comportamentais, como
memória, atenção e habilidades sociais", diz o Dr. Fabio Sato,
psiquiatra da infância e adolescência da Clínica de Especialidades
Pediátricas do Einstein, instituição que aplica um extenso e detalhado
protocolo para diagnóstico e tratamento dessa patologia. Segundo ele, o
Brasil ainda carece de uma padronização na abordagem diagnóstica dessa
patologia, uma vez que ferramentas como a AD (questionário utilizado em
entrevistas com os pais) e a ADOS (questionário para entrevistas com as
crianças) ainda não foram validadas aqui, embora o uso já esteja
consagrado nos Estados Unidos e na Europa. Quem tem síndrome de Asperger tende a apresentar alterações nos
testes de avaliação de reconhecimento de emoções e nos que analisam a
capacidade de inferir o que os outros estão pensando. "São pessoas que
têm extrema dificuldade em entender o que pensam e sentem aqueles que os
cercam, a menos que essas emoções sejam explicitamente demonstradas e
explicadas a eles. Também são inflexíveis, por isso prendem-se a regras e
não conseguem agir com flexibilidade, conforme cada situação", explica
Sandra Lie Ribeiro do Valle.
Tratamento multidisciplinar
São envolvidos médicos, neuropsicólogos, psicopedagogos e
fonoaudiólogos, uma vez que os indivíduos possuem alterações na fala
(erros de prosódia, por exemplo, quando o indivíduo faz a transposição
do acento tônico de uma sílaba para outra). "Basicamente, a terapia se
baseia em transmitir as habilidades e recursos para as manifestações
características, em especial a dificuldade no convívio social. Ele deve
ser feita a longo prazo, já que se trata de um distúrbio crônico",
explica Walkiria Boschetti. Medicamentos são utilizados apenas para
tratar sintomas decorrentes dessas manifestações, como ansiedade,
depressão e irritabilidade. Quem tem Asperger e chega à vida adulta sem diagnóstico ou tratamento
adequados pode enfrentar sérias dificuldades de relacionamento na vida
pessoal, escolar e profissional. "Além disso, trata-se de um risco para o
desenvolvimento de outros problemas, como o transtorno bipolar",
adverte o Dr. Fabio Sato. Portanto, quanto mais precoces e precisos
forem o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de a
criança com Asperger desenvolver comportamentos mais saudáveis,
tornando-se mais sociáveis, flexíveis e independentes.
Como lidar?
A criança com Síndrome de Asperger pode apresentar talentos
específicos. “De uma maneira geral, os pais costumam incentivar uma
aptidão que reconhecem nos filhos, o que chamamos de ilhas de
habilidades. No caso da Síndrome de Asperger, esta atitude acaba
intensificando o interesse restrito do paciente, piorando a clausura
comportamental do indivíduo, tornando-o menos flexível a novos temas”,
explica Iara Brandão Pereira, neurologista infantil. Pensando em auxiliar no desenvolvimento das capacidades múltiplas da
criança, a médica listou alguns itens importantes para quem convive com
uma pessoa que apresenta este Transtorno do Espectro Autista (TEA).
É importante buscar uma interação muito boa entre a escola, a
família e o profissional que acompanha o paciente no sentido de
desenvolver a reciprocidade social do indivíduo.
Diversificar seus focos de interesse para que o paciente dê
importância para outros assuntos e desenvolva novas habilidades,
diminuindo assim, comportamentos repetitivos e restritivos.
Estimular o ‘falar olhando’, desenvolver a cultura do olhar direcionado, com intencionalidade comunicativa.
Estimular a criança, por meio de treinos, a reconhecer e
compartilhar emoções e expressões faciais, assim como buscar Treino de
Habilidades Sociais (THS), como possibilidade de melhoria no seu
prognóstico social.
Dialogar sempre! Essa é a maneira mais preciosa de desenvolver a
inteligência de qualquer criança, com ou sem diagnóstico de TEA.
Não criticar o interesse restrito da criança, apresentar outras
opções e compartilhar estas ofertas com o filho. Utilize o interesse
preferencial da criança como porta de entrada para a interação com ele.
Ainda de acordo com a Dra. Iara Pereira, o paciente com Síndrome de
Asperger é habitualmente mal interpretado pelos seus pares, não sendo
raros os frequentes desentendimentos nos relacionamentos interpessoais,
levando ao isolamento social ou quadros depressivos. “Agressividade, crises de birra, fobias e outras perturbações são
manifestações inespecíficas e reacionais que podem estar presentes
nesses pacientes, daí a importância do diagnóstico precoce a fim de
minimizar disfunções adaptativas significativas”, afirma a neurologista
infantil.
Conheça os principais transtornos do desenvolvimento
Fonte: Iara Brandão Pereira, neurologista infantil e Dra. Ana Claudia Brandão, pediatra
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