8.27.2013

Ex-ministro da Justiça do governo FHC coordenador da CNV.

José Carlos Dias vai coordenar a Comissão Nacional da Verdade

José Carlos Dias é membro da comissão desde o início dos trabalhos.

Do G1, em Brasília
O advogado José Carlos Dias é escolhido como novo presidente da Comissão Nacional da Verdade (Foto: Marcelo Camargo/G1) 
O advogado José Carlos Dias é escolhido como
novo presidente da Comissão Nacional da Verdade
(Foto: Marcelo Camargo/Abr)
O advogado José Carlos Dias foi escolhido nesta segunda-feira (26) pelos membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV) como o novo coordenador do colegiado. Dias participa da CNV desde o início dos trabalhos, em maio de 2012. A Comissão foi criada pela presidente Dilma Rousseff com o objetivo de apurar violações aos direitos humanos cometidas no país entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar.
José Carlos Dias, que foi ministro da Justiça durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, será o quinto coordenador da CNV. Antes dele, exerceram o cargo Gilson Dipp (que deixou a função por motivos de saúde), Claudio Fonteles, Paulo Sérgio Pinheiro e Rosa Cardoso. Segundo a Comissão da Verdade, os membros decidiram que a coordenação do colegiado é rotativa.
O prazo para a CNV entregar o relatório final com as conclusões e apurações realizadas vai até maio de 2014. No balanço de um ano das atividades, apresentado em maio de 2013, a comissão informou que ouviu 37 colaboradores do regime militar e supostos torturadores; 24 militares que sofreram retaliações das Forças Armadas durante a ditadura; e 207 vítimas ou testemunhas.

Nenhum comentário: