2.20.2014

Kinesio taping: o que é, benefícios

Kinesio Tapping
Muita gente pode estranhar o nome “Kinesio taping”, que soa diferente e não parece nenhum pouco familiar, entretanto a maioria das pessoas já deve ter visto, ao menos pela televisão, os atletas utilizando adesivos grudados pelo corpo, e com certeza acabou se questionando sobre o assunto. Acabe com as dúvidas e conheça o kinesio taping e seus benefícios.
O que é

Desenvolvido pelo quiropata Kenso Kase durante a década de 70, é uma técnica de bandagemque tem por objetivo estimular a função somatossensorial da pele, do sistema linfático e muscular, além de promover maior estabilidade às articulações.
Para quê serve
Por trás de sua criação existe a teoria de que a função muscular não se limita apenas aos movimentos do corpo, servindo também para auxiliar no controle da circulação do sistema arterial, venoso e linfático e ainda estabilizar a temperatura corporal.
O kinesio taping é um tratamento alternativo que auxilia grandemente os fisioterapeutas, que podem utilizá-lo, praticamente sem restrições, nos pacientes que possuem chances de melhora mediante o recebimento de constantes e duradouros estímulos cutâneos.

Como fazer
A terapia consiste na aplicação de uma fita adesiva especial, que é bastante elástica e deve ser posicionada sobre a parte a ser estimulada. A maior parte do efeito benéfico será resultante da tensão de estiramento da fita, que não possui nenhum tipo de medição, como a maioria das pessoas pensa.
Além de não haver nenhum tipo de limitação do movimento, a técnica de aplicação da fita é exclusiva para cada caso e parte do corpo afetada. É de suma importância que a aplicação seja feita por um profissional devidamente qualificado, pois é justamente a maneira como fica é colocada que faz toda diferença no tratamento.
Indicações

O tratamento pode ser realizado em pessoas de todas as idades, inclusive em bebês, onde pode ser muito útil na prevenção e combate de cólicas. Outro grupo de pacientes que podem ter grande benefício com esse tipo de tratamento são os que sofreram derrames ou paralisia muscular.
O kinesio taping é uma ótima maneira de reduzir edemas e dor, decorrentes de lesão muscular, uma vez que o quadro álgico resulta em aumento da pressão sobre os receptores sensoriais e neurológicos, que pode facilmente ser aliviada pelas ondulações que a banda proporciona, tencionando a pele e estimulando a circulação.
Essa terapia alternativa promete ser uma excelente adjuvante no tratamento de vários problemas, podendo ser usada por todos os tipos de pessoas, com as mais variadas idades, além de não possuir contraindicação.


FONTE: www.ibrafisiocursos.com/curso/kinesio-tapping/


Fita Kinésio ou Kinésio tape é um método sem demonstração científica válida que, por meio de fitas adesivas, pretende auxiliar o tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Começou a ser desenvolvido na década de setenta por Kenzo Kase e desde então nunca foram apresentados estudos que comprovem cientificamente a sua eficácia.
Existe pouca evidência científica que permita concluir que a fita adesiva terapêutica produz realmente algum benefício clínico significativo. Uma revisão sistemática de 2012 revelou que a eficácia da fita adesiva terapêutica no alívio da dor é trivial, visto que não existem estudos clínicos com resultados relevantes.
Um ensaio clínico de 2012, controlado, cego e com aleatoriedade, concluiu que a Kinesio Taping(®) não altera o desempenho neuromuscular do quadricípite femoral ou a função dos membros inferiores em pessoas saudáveis.
As fitas adesivas são feitas em algodão e elásticas. São utilizadas por muitos jogadores de vôlei, tenistas, ciclistas, etc.
Foi desenvolvida pelo quiropraxista japonês Dr. Kenzo Kase.

Nenhum comentário: