5.04.2014

Dilma Rousseff defende a criação de delegacias especializadas em estádios

Comentário da presidenta numa rede social foi motivado pela morte de um torcedor, na última sexta-feira, no Recife, que foi atingido por um vaso sanitário

O Dia
Brasília - Dilma Rousseff defendeu neste domingo a instalação de delegacias especializadas nos estádios de futebol. Por meio do Twitter, a presidenta da República também afirmou que a violência nos estádios precisa ser coibida pelas polícias locais. A mensagem foi divulgada após o enterro do corpo do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, morto após partida entre o Santa Cruz e o Paraná, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Na última sexta-feira, ele foi atingido por um vaso sanitário, jogado do alto da arquibancada, quando deixava o Estádio do Arruda, em Recife.
O torcedor Paulo Ricardo da Silva morreu após ser atingido por vaso sanitário na última sexta-feira, em Pernambuco
Foto:  Reuters
"O país que ama o futebol não pode ser tolerante com a violência nos estádios. A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva depois de uma partida de futebol no Recife é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios. A violência nos estádios precisa ser coibida com rigor pelas polícias locais. Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela paz nos estádios", escreveu a presidenta.
Após a morte do torcedor, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) interditou o Estádio do Arruda. Em nota, a CBF justificou a medida pela “gravidade do incidente” e informou que ela tem validade a partir de hoje até que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) “analise o caso e tome as providências cabíveis”.
Federação Pernambucana oferece recompensa por informações
O Disque-Denúncia de Pernambuco e Federação Pernambucana de Futebol oferecem recompensa de até R$ 5 mil para quem tiver informações que levem à identificação do suspeito de arremessar o vaso sanitário que atingiu e matou o torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva. O crime aconteceu na última sexta, na partida entre Santa Cruz e Paraná, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Vídeo:  Momento em que torcedor é atingido por vaso sanitário
Quem tiver informações pode ligar para os números (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado. O anonimato é garantido. Também é possível repassar informações através do site www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos.
Entenda o caso
Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, passava pelo portão seis logo após a partida entre Santa Cruz e Paraná pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando foi atingido por um vaso sanitário arremessado da arquibancada do estádio Arruda. O agressor não foi identificado e não houve nenhum detido. Ele era torcedor do Sport e havia saído de casa para fotografar a torcida do Paraná - prática usual entre torcidas aliadas em diferentes estados.
A torcida do Santa Cruz foi orientada pela Polícia Militar a deixar o estádio antes da torcida visitante, mas uma organizada armou uma emboscada para a torcida rival. Quando deixaram o estádio, 15 minutos depois, os torcedores do Paraná foram recebidos com três bombas e obrigados a recuar. Dois vasos sanitários foram arrancados dos banheiros e atirados do anel superior do estádio.
Com informações da Agência Brasil
Paulo Ricardo morava no bairro de Pina e trabalhava como soldador na indústria naval do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Ele fazia parte de uma torcida uniformizada do Sport. Na bolsa da vítima os bombeiros encontraram vários fotografias da partida.
Três pessoas ficaram feridas na confusão, uma em estado grave. Vanderson Wilderlan Gomes, nascido em 1992, sofreu escoriações na cabeça e nas pernas e foi encaminhado para o Hospital da Restauração, zona central do Recife. Ele não corre risco de morte. José e Adrien Ferreira de Lima, nascido em 1993, e Tarkini Kauã Gonçalves de Araújo, nascido em 1994, machucaram as pernas e seguiram para o Hospital Getúlio Vargas.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: