Ondas mais que perfeitas
Portal iG,Continue a ler logo abaixo ou navegue pela galeria para descobrir como domar e valorizar ao máximo os seus cabelos ondulados.
Difusor para preservar o movimento
Ele seca sem alisar as ondas, dando um encorpada nos fios e deixando-os naturais e volumososDo liso ao crespo, fios em várias ondulações
Os especialistas reconhecem inúmeros tipos de ondas. Mas basicamente, do quase liso ao cacheado, é possível distinguir ondas suaves, médias e marcadas. A estrutura dos fios com ondas suaves pode até ser confundida com a do cabelo liso: apenas um movimento bem leve ao longo dos fios. As ondas médias já são mais marcadas, mas as mechas ainda são largas e o movimento do fio é longo. As mechas bem marcadas são mais finas e começam a lembrar os cachos típicos dos cabelos crespos.
Os produtos essenciais para valorizar e definir as ondas
Em tese, o simples fato de usar xampu já ajudaria a desidratar os fios. A água morna abre a cutícula e permite que o sabão penetre na haste. Ótimo para a limpeza, mas junto com a sujeira e o pó o xampu também lava os nutrientes…o resultado, fio ressecado. De fato, diminuir ao máximo as lavagens e manter o cabelo muito bem condicionado parece ser um dos segredos de quem tem os fios ondulados. Escolher um xampu delicado, evitar lavagens frequentes e abusar dos condicionadores, sobretudo dos leave in, é também a dica de Lucilene. “Os condicionadores sem enxágue nutrem as mechas sem deixar os fios com aspecto pesado”, diz a cabeleireira. “Outro super aliado é o mousse modelador. Com os cabelos ainda úmidos, coloque um pouco (bem pouco) do produto nas palmas das mãos e amasse levemente os fios com movimentos de baixo para cima. Você criará um efeito ‘cabelos de surfista’ em instantes! Além de ajudarem a definir as ondas, os bons mousses ainda nutrem os cabelos”, conclui.
Óleos e reparadores para conter o frizz
Normalmente, cabelos ondulados tendem ao frizz. Nos cacheados isso também acontece e os óleos reparadores são essenciais para diminuir os fiozinhos descontrolados. “Os cabelos ondulados, no entanto, são mais finos do que os cacheados e o uso deste tipo de produto pode aumentar a oleosidade na raiz. Se o problema de frizz for muito grande, use o mínimo possível de óleo, apenas umas gotinhas mesmo. Abuse dos coques, tranças e rabos de cavalo frouxos no dia-a-dia, eles ajudam a domar os fios e uniformizar as ondas, deixando-as mais comportadas e definidas”, sugere a cabeleireira.
Seque naturalmente
Deixar os cabelos ondulados secarem naturalmente é a melhor opção e não apenas para proteger os fios do calor. “O secador com o bico comum pode alisar demais ou provocar volume indesejado. O ideal para quem quer valorizar suas ondas é usar o difusor, aquele bico que parece um ouriço e tem vários furinhos. Ele pode deixar o processo de secagem mais lento, mas compensa todo e qualquer esforço, uma vez que preserva o movimento natural das mechas. O resultado fica espetacular”, entrega a profissional.
Os melhores cortes para fios ondulados
O corte repicado favorece as ondas, deixando-as mais leves e mais definidas. O cabelo cortado com fio reto fica mais pesado e as ondas, sobretudo as mais leves, acabam sumindo. Dá trabalho, mas cabelos ondulados são um show em qualquer ocasião, da mais informal à mais requintada. E para quem não teve a sorte de nascer com belas ondas naturais os modeladores elétricos garantem ondas instantâneas.
Por Isabella Gerevini
Nenhum comentário:
Postar um comentário