8.28.2014

Chinês terá crânio reconstruído com impressão 3D

e

Tela será colocada para reconstruir parte do crânio perdida
Foto: Reuters

Tecnologia

Paciente identificado como Hu sofreu danos severos no lado esquerdo da cabeça - Reuters
RIO – Médicos do hospital Xijing, na província chinesa de Xi'an, encontraram na impressão 3D uma solução para o tratamento de um paciente que perdeu parte do crânio. O homem de 46 anos, identificado pela imprensa local como Hu, trabalhava em uma obra quando despencou de uma altura de três andares. Para reconstruir a parte da cabeça afetada, uma tela de titânio será impressa e implantada no operário.


O acidente, ocorrido há dez meses, causou danos severos na cabeça de Hu, que perdeu seção de 14 centímetros por 9 centímetros do crânio e do cérebro. Por ter ficado desfigurado, passou a ser motivo de chacota na vizinhança onde mora e recebeu o apelido de “homem com meia cabeça”.
Por causa dos danos cerebrais, Hu sofreu danos na visão, particularmente no olho esquerdo, e não consegue falar ou escrever. Contudo, sua esposa afirma que ele consegue entender o que as pessoas estão falando, o que aumenta o sofrimento.
Tela será colocada para reconstruir parte do crânio perdida - Reuters
Segundo o cirurgião MaoGuo Shu, do hospital Xijing, o caso de Hu é bastante raro e, por esse motivo, encontrar uma solução para o caso é uma tarefa complexa e desafiadora. Com a tela de titânio, a expectativa é uma melhoria sensível da aparência.
Além da melhoria estética, os médicos acreditam que, com espaço para crescimento, aos poucos o cérebro regenere as partes afetadas e Hu recupere a capacidade para falar e escrever. Para a construção da tela de titânio, os médicos escanearam a cabeça de Hu e fizeram o molde com base no lado direito da cabeça, que não foi afetado pelo acidente.

Nenhum comentário: