8.24.2010

BUÇO: ACABE COM AS MANCHAS DE VEZ!


Dicas para você espantar definitivamente a "sombra do bigode"!

Sabe aquela mancha escura que insiste em aparecer bem no nosso buço? Não, aquilo não é um simples bigode que sai com uma sessão de depilação. Na verdade, esta parte do nosso rosto é mais sensível e, por isso, acaba ficando mais vulnerável ao Sol e às alterações hormonais. Mulheres grávidas ou aquelas que estão tomando hormônio por algum motivo acabam tendo manchas nesta região.

O que acontece é que a radiação ultravioleta A e B causa a produção exagerada de melanina em algumas áreas específicas e formam esses ninhos de pigmento na pele. Sendo que algumas se formam em uma camada mais profunda da pele e outras são apenas manchas superficiais.

Por isso, uma maneira eficaz e barata de se proteger é usando sempre o protetor solar. O nível do fator de proteção dependerá muito do tipo de pele, mas o recomendado é utilizar um de, no mínimo, 30, independente da cor da sua pele. E isso não vale apenas para o verão. Apesar de estarmos no inverno, é primordial que o cuidado continue.

Além disso, o mais importante é repassá-lo a cada duas horas, aplicar cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol e o mais crucial e fundamental: evitar a exposição ao sol entre as 10h da manhã e as 16h da tarde. A radiação ultravioleta A está presente durante todo o dia e causa, principalmente, o envelhecimento da pele.

E pode começar a consumir alimentos que contenham vitamina E, betacaroteno, pycnogenol, vitamina C, entre outros. Eles são antioxidantes, ou seja, importantes na ação de fotoproteção. O chá verde, além de ser um aliado na luta contra a balança, também possui esta característica.

Mas, se o objetivo é apenas evitar o surgimento das manchas, o que fazer quando elas já tomaram conta do buço? Infelizmente, o primeiro passo é evitar a depilação com cera quente ou fria e pinça. Esses métodos também são responsáveis pelo surgimento das manchas e ainda agravam muito aquelas que já existem.

Feito isso, o segredo é partir para os cremes. Aqueles chamados “despigmentantes”, que têm ativos como hidroquinona, ácido retinoico, ácido elágico, vitamina C, derivados da soja e do café, são as melhores opções. Mas lembre-se: o melasma não tem cura, então, mesmo depois de tratado e da pele já estar clarinha, é necessária a proteção solar diária e ainda o uso de um creme para manutenção do quadro.

Sua Dieta

Nenhum comentário: