8.23.2010

Os Benefícios do Sono


O sono é o estado natural do descanso corporal. Quando você dorme, seu corpo descansa e restaura seus níveis de energia. Um sono bom e consistente o ajuda a lidar com o estresse, resolver problemas e recuperar-se de doenças, além de ajudar a garantir bem-estar físico e mental a longo prazo.

Embora cientistas ainda estejam tentando aprender exatamente por que as pessoas precisam dormir, estudos com animais mostram que o sono é necessário para a sobrevivência. Por exemplo, enquanto ratos normalmente vivem por dois ou três anos, aqueles privados de sono R.E.M. sobrevivem, em media, por apenas cinco semanas, e ratos privados de todos os estágios do sono vivem apenas em torno de três semanas. Ratos privados de sono também desenvolvem temperaturas corporais anormalmente baixas e feridas no rabo e nas patas. As feridas possivelmente se desenvolvem porque o sistema imunológico do rato torna-se debilitado. Outros estudos sugerem que a privação do sono afeta o sistema imunológico de formas prejudiciais.

O sono aparece como necessário para seu sistema nervoso funcionar corretamente. Muito pouco sono o deixa sonolento e incapaz de se concentrar no dia seguinte. Alem disso, torna debilitadas a memória e a performance física, e reduz a habilidade de efetuar cálculos matemáticos. Se a privação do sono continua, alucinações e oscilações de humor podem ser desenvolvidas. Alguns pesquisadores acreditam que o sono da a neurônios usados enquanto se esta acordado a chance de pararem e se restaurarem. Sem o sono, os neurônios podem ficar tão esgotados de energia ou tão contaminados com subprodutos de atividades celulares normais, que começam a enguiçar. Dormir também pode dar ao cérebro a chance de exercer importantes conexões neuroniais que podem, de outro modo, deteriorar-se por falta de atividade. Um estudo descobriu que o sono R.E.M. afeta o aprendizado de certas habilidades mentais. Pessoas instruídas a respeito de uma certa habilidade e depois privadas de sono não-R.E.M. eram capazes de recordar-se depois de dormir sobre o que haviam aprendido, enquanto pessoas privadas de sono R.E.M. não eram.

O sono profundo também coincide com a liberação de hormônio do crescimento em crianças e jovens adultos. Muitas das células do corpo também apresentam aumento da produção e colapsos reduzidos das proteínas durante o sono profundo. Posto que as proteínas são as pecas de construção necessárias para o crescimento da célula e para o reparo de danos causados por fatores como estresse e raios ultravioleta, o sono profundo pode mesmo ser “o sono da beleza”. A atividade em partes do cérebro que controlam emoções, processos de tomada de decisões e interacoes sociais é reduzida drasticamente durante o sono profundo, o que sugere que este tipo de sono pode ajudar as pessoas a manter o funcionamento perfeito emocional e social enquanto estão acordadas. Um estudo com ratos também mostrou que certos padrões de impulsos nervosos que os ratos geraram durante o dia foram repetidos durante o sono profundo. Essa repetição padrão pode ajudar a codificar lembranças e aperfeiçoar o aprendizado.

Sua Fisiologia do Sono
O sono é o estado natural do descanso corporal. Quando você dorme, seu corpo descansa e restaura seus níveis de energia. Consistentemente, bom sono o ajuda a lidar com o estresse, resolver problemas e recuperar-se de doenças, além de ajudar a garantir bem-estar físico e mental a longo prazo.

Ritmos circadianos são mudanças regulares em características mentais e físicas que ocorrem durante o dia (circadiano é o Latim para "em torno de um dia"). A maioria dos ritmos circadianos são controlados pelo "relógio" biológico do corpo. Este relógio, chamado de núcleo supraquiasmático ou SCN (ver figura acima) é, na verdade, um par de estruturas cerebrais do tamanho de cabeças de alfinete que, juntas, contem em torno de 20.000 neuronios. O SCN fica em uma parte do cérebro chamada hipotálamo, bem em cima do ponto onde os nervos ópticos se cruzam. A luz que atinge os foto-receptores na retina (um tecido na parte traseira do olho) cria sinais que viajam pelo nervo óptico ate o SCN.

Os impulsos nervosos do SCN viajam para diversas regiões do cérebro, inclusive a glândula pineal, que responde a impulsos foto-sensitivos desligando a produção do hormônio melatonina. O nível de melatonina no corpo normalmente aumenta depois que anoitece, fazendo com que as pessoas se sintam sonolentas. O SCN também governa funções que são sincronizadas com o ciclo do sono/vigília, incluindo temperatura corporal, secreção hormonal, produção de urina e mudanças na pressão sanguinea.

Impulsos nervosos químicos chamados neurotransmissores controlam se você esta dormindo ou acordado ao agirem em diferentes grupos de células nervosas, ou neurônios, no cérebro. Os neurônios no tronco encefálico, que conecta o cérebro a medula, produzem neurotransmissores como a serotonina e a norepinefrina, que mantem partes do cérebro ativas enquanto voce esta acordado. Outros neurônios na base do cérebro começam a impulsionar quando voce adormece. Esses neurônios aparentemente "desligam" os impulsos que o mantem acordado. Estudos sugerem também que uma química chamada adenosina fortifica-se no sangue enquanto se esta acordado e causa sonolência. Esta química gradualmente enfraquece enquanto você dorme.

Durante o sono, você geralmente passa por cinco fases do sono: estágios 1, 2, 3, 4 e sono R.E.M. (movimento rápido dos olhos). Estes estágios progridem num ciclo do estágio 1 ao sono R.E.M., e então o ciclo recomeça no estágio 1. Você passa quase 50% do seu tempo total de sono no estágio 2, em torno de 20% no sono R.E.M. e os 30% restantes nos outros estágios. Crianças, ao contrario, passam em torno de metade do seu tempo de sono no sono R.E.M.

Estágio 1: Este é o sono leve no qual você pode ser facilmente acordado. Polissonografias (leituras do sono) indicam uma redução na atividade cerebral entre a vigília e o primeiro estágio do sono. Seus olhos movimentam-se bem devagar e sua atividade muscular diminui. Você pode experimentar súbitas contrações musculares (mioclonia hípnica) precedidas por uma sensação de queda. Esses movimentos súbitos são similares ao "pulo" que você da quando assustado. O estágio 1 dura de 5 a 10 minutos.

Estágio 2: Este é um período de sono leve durante o qual ondas cerebrais apresentam altos e baixos intermitentes. Isso indica períodos espontâneos de contração muscular misturados com períodos de relaxamento muscular. Seus movimentos oculares param, os batimentos cardíacos diminuem e a temperatura corporal também. O corpo esta se preparando para entrar em sono profundo.

Estágio 3: Este é um período de sono profundo quando ondas cerebrais extremamente lentas chamadas delta começam a aparecer, intercaladas com ondas menores e mais rápidas.

Estágio 4: Este é um período de sono mais profundo do que no estágio 3, quando seu cérebro produz quase exclusivamente ondas delta. Durante os estágios 3 e 4 do sono, não há movimentos dos olhos ou atividade muscular. Se despertado do sono durante esses estágios, você se sentirá cambaleante e desorientado por vários minutos. Durante os estágios 3 e 4, seu corpo repara e regenera tecidos, constrói osso e músculo e fortalece o sistema imunológico. Conforme você envelhece, seu sono se torna mais leve e você passa menos tempo nos estágios de sono profundo.

Estágio 5 (R.E.M.): Quando você entra no sono R.E.M., sua respiração torna-se mais rápida, irregular e rasa, seus olhos sacodem rapidamente em varias direções e os músculos dos membros ficam temporariamente paralizados. Seus batimentos cardíacos aumentam, a pressão sanguinea cresce e homens desenvolvem ereções penianas. Quando acordado durante o sono R.E.M., você pode lembrar-se de sonhos bizarros. Os padrões de ondas cerebrais durante o R.E.M. são similares aqueles registrados durante a vigília. O sono R.E.M. ocorre em torno de 70 a 90 minutos depois do inicio do sono. O primeiro período de R.E.M. dura em torno de 10 minutos, com cada estágio R.E.M. recorrente alongando-se ate o período final, que pode durar ate uma hora.

O tempo gasto em cada estágio varia conforme o progresso da noite. Pela manhã, você vai passar a maior parte do seu tempo de sono nos estágios 1, 2 e R.E.M.

Você Está Dormindo o Suficiente?

O sono é tão importante para a saúde a longo prazo quanto dietas e exercício. Se você se sente sonolento durante o dia, mesmo durante atividades entediantes, então você não esta dormindo o suficiente. A quantidade de sono que você precisa depende de vários fatores, incluindo a idade.

Crianças precisam em torno de 16 horas por dia
Adolescentes precisam de mais ou menos 9 horas, em média
A maioria dos adultos necessita de 7 a 8 horas por noite para a melhor quantidade de sono, embora algumas pessoas possam precisar de 5 horas, e outras, 10 horas de sono todos os dias
Mulheres nos 3 primeiros meses de gravidez geralmente precisam de mais horas de sono do que o habitual
As pessoas tendem a ter o sono mais leve e dormir por um espaço de tempo mais curto conforme envelhecem, embora geralmente necessitem da mesma quantidade de sono que necessitavam no começo da idade adulta. Mais ou menos metade de todas as pessoas acima de 65 anos freqüentemente possui problemas para dormir, como a insônia, e os estágios mais profundos do sono em muitas pessoas mais velhas tornam-se muito curtos ou cessam completamente. Essa mudança pode ser um fator normal do envelhecimento, ou pode resultar de problemas médicos que são comuns em pessoas mais velhas e dos medicamentos e outros tratamentos para esses problemas.

A quantidade de sono que você precisa aumenta se você esteve privado do sono nos dias anteriores. Dormir muito pouco cria uma "dívida do sono", que parece muito com estar endividado no banco. Eventualmente, seu corpo exigirá que a dívida seja paga. Você não se adapta a adquirir menos sono do que precisa. Enquanto você pode se acostumar a uma rotina de privação do sono, seu julgamento, tempo de reação e outras funções estarão debilitadas. A curto prazo, a privação do sono causa:

Desempenho e Vigilância Diminuídos – Privação do sono induz reduções significativas no desempenho e na vigilância. Reduzir seu sono noturno em uma hora e meia por uma única noite pode resultar numa redução da vigilância diária em ate 32%. A enquete de 2005 Sono na América descobriu que 28% dos adultos empregados disseram que perderam trabalhos, eventos e atividades, ou cometeram erros no trabalho por causa de questões relacionadas ao sono nos últimos três meses.
Deficiência Cognitiva e da Memória – Vigilância reduzida e sonolência diária excessiva danificam sua memória e habilidade cognitiva (sua habilidade de pensar e processar informações).
Relacionamentos Estressantes – Interrupção do sono do parceiro devido a um transtorno do sono pode causar problemas significativos para o relacionamento (por exemplo: quartos separados, conflitos, taciturnidade, etc.). Aproximadamente 8 em 10 casais afirmam que seu parceiro possui algum problema de sono, como ronco, insônia, ou mexer-se incessantemente. Um quarto afirma que dificuldades para dormir forçam seus parceiros a mudarem-se para quartos separados. Em torno de 20% afirmam que fazem sexo com menos freqüência ou tem perdido interesse no sexo por estarem muito sonolentos para isso.
Baixa Qualidade de Vida – Você pode ser incapaz de participar de certas atividades que requerem atenção permanente, como ver um filme, ver o seu filho brincar ou assistir ao seu programa de TV favorito.
Lesão Ocupacional – Sonolência excessiva também contribui para um risco mais do que duplicado de sofer uma lesão ocupacional.
Lesão Automobilística – A Administração Nacional de Segurança no Trafego de Estradas (NHTSA) estima que, a cada ano, direção sonolenta é responsável por, pelo menos, 100.000 acidentes automobilísticos, 71.000 ferimentos e 1.550 fatalidades.
A privação do sono a longo prazo é associada a doenças serias: alta pressão sanguinea, infarto, falência cardíaca, derrame, obesidade, depressão, transtornos de humor, transtorno de déficit de atenção (ADD), dano mental e atraso no crescimento fetal e infantil. Estudos apresentam um aumento no risco de mortalidade para aqueles que informaram dormir menos de seis horas por noite. Um estudo descobriu que tempo de sono reduzido produz um risco maior de mortalidade do que o fumo, alta pressão sanguinea e doença cardíaca. Distúrbio do sono também é um dos principais presságios para a internação dos mais velhos, e a insônia severa triplica o risco de mortalidade em homens mais velhos.

Compreendendo os Problemas do Sono
Pelo menos 40 milhões de americanos sofrem todo ano de distúrbios do sono crônicos e a longo prazo, e um adicional de 20 milhões vivenciam problemas ocasionais para dormir. Posto que as pessoas freqüentemente não conversam com seus médicos sobre problemas para dormir ou presumem que é normal sentir sonolência e os médicos não perguntam, distúrbios do sono são severamente não-diagnosticados e não-tratados.


Existem aproximadamente 100 distúrbios de sono/vigilância identificados. Se você possui dificuldades para dormir ou enquanto dorme ao longo da noite, se você acorda muito cedo ou simplesmente não consegue acordar direito, ou se você fica demasiadamente cansado durante o dia, você pode ter algum dos seguintes problemas:

Hipersônia – É a privação do sono, ou sonolência excessiva diurna devido à privação voluntária do sono por razões econômicas ou sociais – como trabalhar ou navegar na Internet. Atualmente, as pessoas dormem 20% a menos do que as gerações anteriores.

Distúrbio do Ritmo Circadiano – Anormalidades relacionadas ao seu relógio interno são chamadas distúrbios do ritmo circadiano. Estes includem cansaço aéreo, mudanças no turno de trabalho, síndrome do sono atrasado (você adormece e acorda muito tarde) e síndrome avançada do sono atrasado (voce adormece e acorda muito cedo).

Insônia – Pessoas que possuem insônia se sentem como se não tivessem dormido o suficiente a noite. Podem ter problemas para adormecer ou podem acordar com freqüência durante a noite ou de manha. Insônia passa a ser um problema, se afetar suas atividades diárias. Ela possui varias causas possíveis, incluindo estresse, ansiedade, depressão, pobres hábitos noturnos, distúrbios do ritmo circadiano (como jet lag) e o uso de certos medicamentos. Em torno de 60 milhões de americanos por ano possuem insônias freqüentes ou por períodos extensos de tempo, o que leva a um déficit de sono ainda mais serio. A insônia tende a aumentar com a idade e afeta em torno de 40% das mulheres e 30% dos homens. Esta é, freqüentemente, o principal sintoma de um distúrbio medico subjacente.

Ronco – 45% da população dos Estados Unidos ronca em algum grau. O barulho é produzido quando o ar que você inala agita os tecidos relaxados da garganta. O ronco pode ser um problema simplesmente pelo barulho que proporciona. Pode ser também a indicação de um problema de sono mais serio chamado apnéia. Até 50% dos que roncam possuem apnéia do sono.

Apnéia do sono – A apnéia do sono ocorre quando a via aérea superior fica completamente ou parcialmente bloqueada, interrompendo a respiração regular por curtos períodos de tempo – o que o leva a acordar. Ela pode causar sonolência diurna severa. Evidencias reforçam que, quando não tratada, a severa apnéia do sono pode ser associada à alta pressão sanguínea e ao risco de derrame e infarto. Uma forma rara de apnéia do sono chamada apnéia do sono central, e ocorre quando impulsos do seu cérebro para seus músculos diminuem ou param por um curto tempo. A apnéia do sono é mais comum entre pessoas mais velhas. Ela afeta aproximadamente 20 milhões de americanos – 24% dos homens adultos e 9% das mulheres adultas. Apenas uma fração foi diagnosticada e tratada.

A Gravidez e o Sono – As mulheres geralmente vivenciam noites agitadas e fadiga durante o dia no primeiro e terceiro trimestres da gravidez, devido à mudança dos níveis hormonais e ao tamanho desconfortável do abdômen. Durante o primeiro trimestre, idas freqüentes ao banheiro e enjôo matinal podem interromper o sono. Mais tarde, sonhos vívidos e desconforto físico podem impedir o sono profundo. Depois de dar a luz, o cuidado com o novo bebe ou a depressão pós-parto da mãe podem interromper o sono.

Narcolepsia – Narcolepsia é um distúrbio cerebral que causa excessiva sonolência diurna. Existe um claro componente genético, mas a maioria dos pacientes não possui histórico familiar do problema. Apesar de "ataques de sono dramáticos e descontrolados serem a característica mais conhecida da narcolepsia, na realidade, muitos pacientes não possuem "ataques de sono". Em vez disso, eles vivenciam constante sonolência durante o dia. A narcolepsia afeta aproximadamente 250.000 americanos.

Síndrome da Perna Agitada (SPA) – Nas pessoas que possuem SPA, o desconforto nas pernas e nos pés atinge seu auge durante a noite e a madrugada. Elas sentem um desejo irreprimível de mexer as pernas e pés para obter um alivio temporário, geralmente com movimentos excessivos, ritmados ou cíclicos das pernas durante o sono. Isso pode atrasar o inicio do sono e causar um breve despertar durante o sono. SPA é um problema comum entre pessoas de meia-idade e mais velhas. Existem varias causas possíveis, incluindo insuficiência renal, desordem dos nervos, deficiência de vitaminas e ferro, gravidez e alguns medicamentos (como os antidepressivos). Em torno de 50% daqueles que possuem SPA possuem parentes no mesmo estado. Em torno de 12 milhões de americanos são afetados pela SPA.

Pesadelos – Pesadelos são sonhos assustadores que surgem durante o sono R.E.M. Eles podem ser causados por estresse, ansiedade e algumas drogas. Geralmente, não há uma causa explicita.

Medos Noturnos e Sonambulismo – Ambos os medos noturnos e o sonambulismo surgem durante o sono R.E.M. e ocorrem com maior freqüência em crianças de 3 a 5 anos. O medo noturno pode ser dramático: seu filho acorda gritando, mas é incapaz de explicar o medo. As vezes, crianças que tem medos noturnos lembram de uma imagem assustadora, mas geralmente não se lembram de nada. Medos noturnos costumam ser mais assustadores para os pais do que para seus filhos. Sonâmbulos podem executar uma gama extensa de atividades – algumas potencialmente perigosas, como sair de casa, enquanto continuam a dormir.

O estilo de vida também afeta a qualidade do seu sono. Pessoas que tomam café, fumam ou consomem bebidas alcoólicas são mais propensas a ter problemas com sono do que pessoas que não os fazem. Bebidas cafeinadas e drogas como pílulas para emagrecer e descongestionantes estimulam certas áreas do cérebro e causam insônia. Antidepressivos inibem o sono R.E.M. Pessoas que fumam excessivamente costumam ter o sono muito leve e possuem quantidades reduzidas de sono R.E.M. Eles geralmente acordam depois de 3 ou 4 horas de sono devido a abstinência de nicotina. Enquanto o álcool ajuda alguns a dormir, ele também os rouba o R.E.M. e os estágios mais profundos e restauradores do sono. Temperaturas anormalmente quente ou frias podem também interromper o sono R.E.M., durante o qual você perde parte da habilidade de regular a temperatura corporal.

Deficiência cardíaca e problemas no pulmão induzem algumas pessoas a ficar ofegantes quando deitam, causando, assim, problemas de sono.

Considerações Especiais Sobre o Envelhecimento
Conforme você envelhece, diversos fatores podem contribuir para sua inaptidão para dormir bem:

Doença medica – Algumas condições medicas crônicas são comuns em pessoas mais velhas. Algumas dessas condições, incluindo deficiência cardíaca, artrite, azia, menopausa e doença de Alzheimer, podem afetar o sono. Essas condições podem tornar difícil adormecer ou podem levar a pessoa a acordar freqüentemente, afetando, por fim, a duração e a qualidade do sono.

Medicamentos – Alguns medicamentos podem prejudicar a habilidade da pessoa para adormecer ou manter-se adormecido e podem ate estimular insônia à noite.

Angústias psicológicas ou distúrbios psiquiátricos – A velhice é caracterizada por diversos eventos, alguns positivos e alguns negativos. Por exemplo, a vida muda com a morte de alguém querido, ou alguém que sai de casa, ou limitações físicas devido à doença, e tais fatos podem causar um estresse significativo e dificuldades para dormir.

Distúrbios do sono – Distúrbios do sono como apnéia, síndrome da perna agitada e distúrbio do movimento periódico dos membros podem ser associados ao envelhecimento, em certos casos.

Aposentadoria – A aposentadoria costuma resultar em muito tempo ocioso, com menos atividades diurnas e mais cochilos diurnos. Isso pode levar a uma rotina irregular de dormir/acordar e a problemas crônicos de sono.As you get older, several factors may contribute to your inability to sleep well:

Medicina Ocidental
A medicina ocidental conta com uma gama de tratamentos, como a terapia com luz azul (para Distúrbios do Ritmo Circadiano), caras drogas prescritas (para Hipersonia, Insônia, Sindrome da Perna Agitada, Narcolepsia, Distúrbios do Ritmo Circadiano) e cirurgias (para Apnéia do Sono e Ronco).

Medicamentos geralmente prescritos são Agonistas Alfa2 (Catapres), Anticonvulsivos (Gabapentina, Neurontin), Antidepressivos (Anafranil, Desyrel, Prozac, Trazodona, Tofranil), Benzodiazepinas (Clonazepam, Halcion, Klonipin, Restoril, Xanax), Carbidopa, Agonistas da Dopamina (Mirapex, Parlodel, Permax, Requip), Agentes Dopaminérgicos (Pergolida, Sinemet), Agonistas GABA (Baciofen, Lioresal), Levodopa, Mirapex, Modafinil, Hipnóticos Não-Benzodiazepinicos (Ambien, Lunesta, Sonata), Opiáceos (Darvon, Vicodin), Rozerem, Estimulantes (Provigil, Ritalina), Sonata e Xyrem.

Os efeitos colaterais COMUNS combinados dessas drogas incluem dor nas costas, enurese, visão borrada, falta de jeito e insegurança, língua branca, confusão mental, constipação, diarréia, tontura, visão dobrada, sonolência, sensação de estar drogado, boca seca, sonolência diurna excessiva, fadiga, sensação de movimentos giratórios, micção freqüente à noite, dor de cabeça, aumento da saliva (cuspe), aumento do suor, irritabilidade, vertigem, perda de apetite, náusea, pesadelos, irritação nasal, nariz escorrendo, insônia, preguiça, incômodo estomacal, transpiração, mudança de paladar, irritação da garganta, cansaço, dificuldades para dormir, fraqueza incomum, dor no estomago, infecção do trato urinário, vomito, perda ou ganho de peso, sonolência diurna, sensação de ressaca, nervosismo, diminição do apetite, desconforto geral, descoordenação, dores musculares, nariz entupido, inchaço da pele e tremores.

Os efeitos colaterais SEVEROS combinados desses medicamentos incluem atividade pensativa anormal, comportamento agressivo, agitação, aumento da ansiedade, movimentos oculares para la e para ca, mudanças de comportamento, problemas comportamentais, visão borrada, mudança no desempenho escolar, mudanças na energia sexual, dor no peito, resfriados, pele pegajosa, pele fria, confusão mental, diminuição da coordenação, diminuição da aptidão sexual, diminição no desejo sexual, depressão, dificuldades para respirar, dificuldades para engolir, desmaios, aceleração dos batimentos cardíacos, febre, rubor, dificuldade freqüente para urinar, micção freqüente, alucinações, hostilidade, hiperatividade, comportamento impulsivo, aumento da fraqueza nos braços ou nas pernas, batimento irregular, coceira, perda de apetite, perda de consciência, perda de coordenação, perda de memória, problemas de memória, mudanças mentais ou de humor, oscilações de humor, dormência ou formigamento da pele, fraqueza em um lado apenas, ataques de pânico, tontura persistente, dor de cabeça persistente, dor no estômago persistente, agitação, zumbido nos ouvidos, apoplexia, tontura severa, sonolência severa, dor de cabeça severa, dor severa no estômago, respiração curta, batimento devagar, discurso pouco claro, faringite, mudanças na fala, enrijecimento de braços e pernas, dor no estômago, pensamentos ou ações suicidas, inchaço nos tornozelos, inchaço da face, inchaço dos pés, inchaço das mãos, inchaço dos lábios, inchaço da boca, inchaço dos testículos, inchaço da língua, aperto no peito, tremores, dificuldades de concentração, dificuldades para dormir, dificuldades para andar ou manter-se equilibrado, contração, contração da face, contração da língua, movimentos descontrolados, sangramentos ou hematomas incomuns, mudanças incomuns de comportamento, rouquidão incomum, mudanças na visão, vômito, fraqueza, piora da depressão, amarelamento da pele ou dos olhos, piora das dificuldades para dormir, sangue na urina, vertigem quando levanta de uma posição sentada ou deitada, ereções dolorosas, inapropriadas ou prolongadas, derrame, aumento de movimentos espasmódicos, dificuldade para respirar e fraqueza incomum.

Esses medicamentos geralmente direcionam apenas para os sintomas do distúrbio do sono, não suas causas subjacentes. Assim que você parar de usar os remédios, os problemas voltarão com efeitos colaterais da abstinência!

Deve-se evitar a interferência com delicada química neurológica através de potentes químicos sintéticos.

Medicina Ayurvédica

Ayurveda, a ciência da vida, da prevenção e da longevidade, é o mais antigo e holístico sistema médico abrangente disponível. Seus fundamentos podem ser encontrados em escrituras do hinduísmo denominadas Vedas – os antigos livros indianos da sabedoria escritos há nais de cinco mil anos. Ayurveda usa os princípios inerentes e naturais que ajudam a manter a saúde de uma pessoa por meio da manutenção do corpo, mente e espírito do indivíduo em perfeito equilíbrio com a natureza.

A India Herbs possui um grupo treinado de médicos Ayurveda conhecedores de Rasayana Chikitsa, uma das oito especialidades dessa ciência. É o ramo da Ayurveda que lida com vários aspectos do cuidado preventivo da saúde. Rasayana Chikitsa inclui terapias para a longevidade, melhora da memória, saúde, juventude, tez e forca do corpo e dos sentidos. Rasayana Chikitsa precreve o uso terapêutico de vários remédios à base de ervas e tratamentos holísticos que melhoram a perspicácia mental enquanto fortalecem o corpo e o bem-estar geral.

Os medicos Rasayana Chikitsa da India Herbs combinam uma fórmula de ervas registrada baseada na velha sabedoria de séculos com aconselhamento sobre dieta, exercícios, treinamento mental e relaxamento, ajudando-o a experimentar um sono rejuvenescedor e consistente por meios seguros e naturais.

Recomendações
Você pode otimizar sua saúde e qualidade de sono ao:

1) Reverter os Danos – Anos de vida estressante provocaram danos ao seu corpo e mente. Para ajudar a reverter isso, Mystic Sleep libera centenas de fitonutrientes que atuam no nível molecular para normalizar os níveis de hormônio, sustentar a atividade cerebral, aliviar a pressão mental, remover toxinas, restaurar seu sistema imunológico e restabelecer um ciclo de sono saudável.

2) Montar uma Rotina – Ir para a cama numa hora marcada toda noite e levantar a mesma hora toda manha. Quebrar essa rotina pode levar a insônia. Evite cochilos durante o dia. Dormir demais no fim de semana também torna difícil acordar cedo na manha da segunda-feira porque reprograma seus ciclos do sono para acordar mais tarde.

3) Exercitar-se – Tente se exercitar de 20 a 30 minutos por dia. Exercício diário costuma ajudar as pessoas a dormir, embora o exercício físico logo antes de dormir possa interferir no sono. Para beneficiar-se ao maximo, tente se exercitar de 5 a 6 horas antes de dormir.

4) Evitar Cafeína, Nicotina e Álcool – Evite drinques que contenham cafeína, que atua como um estimulante e o mantem acordado. Fontes de cafeína incluem o café (100-200 mg), refrigerantes (50-75 mg), chas não-herbais (50-75 mg), chocolate, pílulas para regime e algumas aspirinas. Fumantes tendem a ter sono muito leve e costumam levantar cedo de manhã devido a abstinência de nicotina. O álcool rouba das pessoas o R.E.M. e o sono profundo e os mantem nos estágios mais leves do sono.

5) Evitar Usar Sedativos – Enquanto você estiver na iminência de dormir, o ciclo restaurador completo do sono não terá se realizado. Você pode acordar não se sentindo restaurado, mas cambaleante e de ressaca. Uma vez que você para de tomar os sedativos, você pode sofrer sintomas de abstinência que irão interferir mais tarde na obtenção do sono natural.

6) Tomar Leite – Leite contem uma substancia chamada triptofano. O corpo usa o triptofano para fazer serotonina, uma substancia química no cérebro. A serotonina ajuda a controlar padrões de sono, apetite, dor e outras funções. O leite não contem triptofano suficiente para mudar os padrões do sono, mas tomar um copo de leite antes de dormir pode ajudar a relaxar.

7) Evitar Grandes Refeições / Líquidos Excessivos – Isso pode causar o seu despertar, devido a problemas digestivos ou necessidade de urinar.

8) Relaxar antes de Dormir – Um banho morno, ler, ou outra rotina relaxante (respirar fundo, praticar yoga, meditação) pode facilitar o sono. Você pode se treinar para associar certas atividades de descanso com o sono e torná-las parte do seu ritual do sono.

9) Não Permanecer Acordado na Cama – Se você não consegue dormir, não fique deitado na cama. Faça alguma outra coisa, como ler, assistir a televisão, ou ouvir musica, ate você se cansar. A ansiedade por estar incapaz de adormecer pode contribuir para a insônia. Não se exponha a conteúdos que são inclinados para aumentar a ansiedade – como o noticiário.

10) Criar um Santuário – Garanta que seu quarto esteja escuro e quieto. Use máscaras de dormir e tapa-ouvidos, se necessário. Mantenha uma temperatura agradável no quarto. Temperaturas extremas podem interromper o sono ou impedi-lo de adormecer.

11) Minimizar o Ronco – Durma de lado para minimizar roncos e problemas respiratórios.

12) Dormir até o Amanhecer – Se possível, acorde com o sol ou use luzes bem claras de manha. A luz solar ajuda o relógio biológico interno do corpo a se reiniciar sozinho todos os dias. Especialistas em sono recomendam exposição a uma hora de luz do sol para pessoas que tenham dificuldades em adormecer.

Não a automedicação

Nenhum comentário: