1.29.2011

Descongestionantes Nasais: Perigo (Nafazolina- confira lista de medicamentos)




Espirros, coceira, iritação. A rinite alérgica é o que há de mais incômodo com a chegada dos dias mais frios.
Pior que ela só mesmo a rinite medicamentosa, que tem como principal agente ativador o uso indevido e desenfreado de descongestionantes nasais.
Adotados por considerável parte da população como itens de cabeceira, aquelas “gotinhas”, escondem um verdadeiro risco quando usados sem acompanhamento médico.
Seu uso continuado por mais de uma semana pode gerar dependência química, a ponto de a pessoa utilizar mesmo sem estar com a narina congestionada. O perigo da má administração do remédio, além do vício, são os males ao próprio sistema respiratório, como o efeito rebote.
Se a pessoa tem rinite alérgica, por exemplo, e usa descongestionante em gotas para aliviar a obstrução do nariz, o resultado é que com o uso continuado, mesmo que por poucos dias, surge o efeito rebote e a dependência química se instala. A partir daí existem agora dois problemas: a mesma rinite alérgica e o que se chama de rinite medicamentosa, provocada pela gotinha.
“Já os sprays nasais antinflamatórios da rinite alérgica, que devem ser utilizados de forma continuada, são seguros e não geram dependência”, explica Renato Roithmann, diretor da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).
O médico alerta que é importante consultar um médico antes de fazer uso de medicamentos, “mesmo que simples gotinhas.”
O uso constante de descongestionantes nasais pode causar graves problemas à saúde, como taquicardia, elevação da pressão arterial, dependência e a chamada rinite medicamentosa. O risco pode ser ainda maior para hipertensos, cardíacos e crianças.
De acordo com o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo, os descongestionantes ocupam o terceiro lugar na lista de problemas causados por efeitos colaterais e uso incorreto de remédios. Só perdem para os antiinflamatórios e os analgésicos. "Esses medicamentos causam dependência psicológica", alerta o coordenador do Ceatox, Antony Wong.
Mesmo com todas essas restrições, há mais de 50 marcas de descongestionantes com venda praticamente livre. A dependência acontece por conta de substâncias como nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina, presentes na composição desses medicamentos. Como as substâncias contraem os vasos sangüíneos, desobstruem as narinas. Por essa propriedade, as gotas devem ser evitadas por cardíacos e hipertensos. Horas depois, o remédio provoca sensação contrária, dilatando as narinas. É o efeito rebote.
Segundo José Victor Maniglia, da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, o círculo vicioso leva à rinite medicamentosa. "Quanto mais se usa, menor é o tempo de ação da droga", diz. Nem sempre a rinite medicamentosa tem tratamento. "Dependendo do grau, o paciente pode perder o olfato", diz a especialista em alergia Ângela Fomin, do Instituto da Criança. Em alguns casos, a saída é a cirurgia.
O supervisor de vendas Régis Córdova da Silva, de 25 anos, usou por dez anos os descongestionantes na esperança de controlar uma rinite alérgica. "Tive de fazer uma cirurgia para desobstruir as narinas para resolver meu problema", conta. "Só agora, consegui me livrar das crises".
Soro fisiológico é melhor alternativa
Não são só as substâncias responsáveis pelo princípio ativo dos descongestionantes nasais que provocam problemas com o uso excessivo. O cloreto de benzalcônio, conservante utilizado nas gotas, também contribui para o círculo vicioso de obstrução das narinas. A substância faz parte da formulação da maior parte dos descongestionantes, incluindo os tidos como inofensivos e usados com freqüência em crianças.
Ângela Fomin, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que a melhor forma de evitar o uso desnecessário desses remédios e, conseqüentemente, o nariz entupido, é substituí-los pelo soro fisiológico. "O soro deve ser guardado em geladeira para evitar a contaminação, que piora a rinite",
Revista Época

Especialistas advertem sobre os riscos do uso excessivo de descongestionantes nasais

Apesar de serem meros paliativos para rinites e outros desconfortos, eles viciam, destroem a mucosa das narinas e causam problemas cardíacos
Todo mundo já sentiu a desagradável sensação de estar com o nariz entupido. Seja por resfriado, sinusite ou alergia, volta e meia, as narinas ficam obstruídas e a melhor saída é apelar para os descongestionantes nasais. As gotinhas garantem alívio imediato, mas precisam ser usadas com cuidado. Especialistas alertam que o uso contínuo do líquido vicia, fazendo com que o organismo precise cada vez mais de quantidade maior do remédio para ter o mesmo resultado. A longo prazo, os descongestionantes podem danificar a mucosa nasal e, até mesmo, provocar problemas cardíacos. Reportagem de Carolina Vicentin, no Correio Braziliense.


Isso porque as gotinhas têm efeito vasoconstritor, isto é, fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem. “O nariz é um local muito vascularizado. Quando entope, há a dilatação das veias, dificultando a respiração”, explica o otorrinolaringologista Olavo Mion, da Academia Brasileira de Rinologia (ABR). Olavo afirma que o descongestionante não deve ser usado por mais de três dias seguidos. Com o passar do tempo, a mucosa nasal passa a absorver pequenas quantidades da substância vasoconstritora e isso vai parar na corrente sanguínea. “Esse assunto nunca foi estudado, mas a gente sabe que, se a pessoa usar demais, pode desenvolver pressão alta, taquicardia”, enumera o especialista.
Márcio Nakanishi, otorrino do Hospital Universitário de Brasília e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, ressalta que é importante saber por que o nariz está entupido. “A primeira orientação é buscar a causa da obstrução nasal. Os descongestionantes são paliativos, é preciso saber o que a pessoa tem de parar e entrar com a medicação adequada”, reforça Márcio.


Recaída
A contadora Christiani Mussi, 33 anos, bem que tentou seguir essa recomendação. Usuária dos descongestionantes desde o começo da adolescência, Christiani chegou a ficar um ano longe das gotinhas. “Mas aí eu tive uma gripe durante a gravidez. Não podia tomar nenhum remédio e minha médica acabou liberando um descongestionante infantil para aliviar o mal-estar. Desde então, não consigo ficar sem”, conta.
A contadora sempre sofreu com a obstrução nasal. No começo, era por conta do desvio de septo. Mesmo após fazer a cirurgia, Christiani não conseguiu abandonar os descongestionantes. “Tinha sinusite, rinite, cheguei ao ponto de aplicar as gotinhas de duas em duas horas”, lembra ela. O otorrino Olavo Mion explica que a vasodilatação nasal ocorre como uma defesa do organismo contra infecções ou inflamações. “O vaso incha para tentar matar os germes que estão causando a doença. Na rinite alérgica, há esse mesmo processo, só que, nesse caso, o organismo reage a coisas como o pólen e a poeira”, detalha.
Em todas as situações, o médico pode receitar descongestionantes orais ou tópicos — caso das gotinhas. A vantagem do líquido aplicado diretamente na narina é que ele age sobre o músculo, fazendo o vaso desinchar. Olavo esclarece que o descongestionante tópico tem ação alfa-adrenérgica, que simula o efeito da adrenalina no corpo, desobstruindo as vias orais e dando uma sensação de bem-estar instantânea. Mas, ao repetir esse mecanismo diversas vezes, a musculatura começa a não funcionar mais como deveria e o usuário precisa usar cada vez mais gotinhas para manter o conforto nasal.


Dependência
O auxiliar de educação Reinaldo Lopes de Lima, 28 anos, assume o vício. “Já tentei parar algumas vezes, mas é muito difícil, especialmente quando tenho crises de rinite alérgica”, diz. Reinaldo leva o líquido a qualquer lugar que vai e já chegou a ter duas embalagens do remédio para garantir que não iria passar por nenhum aperto. “Às vezes, o nariz nem está completamente obstruído, mas aplico as gotinhas para manter as vias aéreas totalmente abertas”, conta o rapaz.
Deixar o remédio de lado, dizem os especialistas, demanda vontade e disciplina dos usuários. “As primeiras noites são terríveis, mas chega uma hora em que o organismo volta a funcionar normalmente”, afirma a contadora Christiani Mussi. O otorrino Olavo Mion explica que cada pessoa tem uma forma de se “livrar” do remédio. Alguns usuários preferem fazê-lo de uma vez, outros vão eliminando o uso do descongestionante aos poucos. Uma alternativa é diluir metade da embalagem do líquido em soro fisiológico para reduzir a potência do vasoconstritor.
Há também tratamentos alternativos, como o uso de fitas adesivas sobre o nariz para aumentar a entrada de ar. “As narinas funcionam como uma válvula, elas são mais estreitas do que a fossa nasal como um todo. Com esse acessório, a válvula fica maior. Mas isso é um paliativo; dentro do nariz o inchaço dos vasos continua o mesmo”, esclarece o especialista. Em alguns casos, o problema só é resolvido com cirurgia para retirar o excesso de muco acumulado durante os anos de uso do descongestionante.


A perigosa cultura da automedicação
Embalagens contendo mais informações quanto aos perigos da dependência das gotinhas seria uma forma de tratar o tema com um viés educativo, segundo Mion. “O erro é maior de quem compra do que de quem vende e isso é ainda mais forte no Brasil, que tem uma cultura expressiva de automedicação. Mas é importante dar o máximo de informação ao usuário”, opina o especialista.
Segundo especialistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é bom lembrar que os descongestionantes que contêm substâncias vasoconstritoras só podem ser vendidos em farmácias e drogarias com receita médica.
Em abril deste ano, a Anvisa verificou que algumas marcas estavam sendo comercializadas de forma irregular, entre elas o Sorine, uma das mais populares entre os viciados nas gotinhas. “Medicamentos à base de nafazolina (substância vasoconstritora) só podem ser consumidos com orientação de um médico. Apreendemos os produtos até que a empresa adequasse a venda”, observa Flávia Neves, chefe substituta da Unidade Técnica da Anvisa.
A nafazolina, substância vasoconstritora mais comum em descongestionantes nasais, só pode ser vendida com prescrição médica. Veja a lista dos remédios que contêm esse elemento em sua fórmula e que deveriam ser comercializados em embalagens com a tarja vermelha.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Descongestionante nasal vicia e pode mascarar males maiores.


  • Thinkstock
    Crianças menores de 12 anos não devem usar descongestionante nasal sem acompanhamento Crianças menores de 12 anos não devem usar descongestionante nasal sem acompanhamento
Seja verão ou inverno, quando surge a baixa umidade do ar ou aumentam os problemas respiratórios graças aos casos de gripes, resfriados e rinites, o nariz entupido é o sintoma mais comum e incômodo. A maioria das pessoas não pensa duas vezes em ir à farmácia e comprar um descongestionante nasal por conta própria, achando que usar o produto sem acompanhamento médico não trará problema.

E assim começa um dos casos mais clássicos de "vício" em um medicamento, com direito até a declarações em páginas de redes sociais como o "Clube dos Viciados" de um descongestionante conhecido.

"O descongestionante nasal deve ser usado por, no máximo, cinco dias consecutivos, e de oito em oito horas. Se a pessoa continuar a usá-lo, haverá um efeito rebote: para de tomar e o nariz entope novamente e só melhora se pingar o remédio para desobstruir. A pessoa já leva o medicamento no bolso e acaba encurtando os intervalos de aplicação", conta a pediatra Edina Mariko Koga da Silva, diretora do Centro Cochrane do Brasil, uma organização não governamental que elabora, mantém e divulga revisões sistemáticas de ensaios clínicos.

A médica frisa que as pessoas tomam sem sequer ler a bula, não procuram um médico e, assim, o uso do medicamento torna-se crônico. Ela também lembra que os que sofrem mais são aqueles que moram em grandes centros urbanos, por causa da poluição. "Também há o problema dos 'edifícios doentes'", afirma.

Ela se refere à má qualidade do ar interno de alguns edifícios, o que passou a ser conhecido mundialmente como "Síndrome dos Edifícios Doentes", decorrência de uma conjunção de fatores que vão desde os problemas no projeto até a má conservação dos dutos e dos aparelhos de ar-condicionado, causando dois tipos básicos de contaminação: a biológica por fungos, bactérias, vírus e protozoários e até mesmo aracnídeos como é o caso dos ácaros e, a química proveniente de gases liberados por produtos de limpeza, vernizes, tintas, equipamentos de escritório, colas, aumento no nível de dióxido de carbono etc.

Ampliar


Esclareça mitos comuns sobre a alergia15 fotos

12 / 15
Alergia não tem cura. VERDADE: embora a maioria delas seja controlável com tratamento médico e hábitos adequados. "Existem bons métodos de controle, ou seja, o paciente vai apresentar menos sintomas. Mas a partir do momento que ele parar de se tratar, a alergia pode voltar", explica o imunologista Eduardo Finger Leia mais Getty Images
Sem controle

O otorrinolaringologista Antônio Carlos Cedin, chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Beneficência Portuguesa e Presidente da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia, também alerta que o descongestionante nasal, hoje em dia, é um dos principais itens com os quais as pessoas se automedicam, pois é vendido livremente e sem controle.

"Quando há contração da circulação dos vasos sanguíneos, o sangue não chega à cavidade do nariz. É o caso da rinite alérgica, quando os tecidos nasais incham, impedindo que o sangue chegue. A pessoa usa o descongestionante e melhora, mas o efeito é passageiro. Quanto mais potente o remédio, a dilatação volta mais forte. Se usado sem prescrição correta e por tempo prolongado, as pessoas têm maior facilidade de se tornarem dependentes. É uma dependência física, química e psicológica, porque proporciona uma satisfação no respirar", enfatiza o médico.

Contraindicação

É preciso lembrar que o descongestionante nasal é contraindicado para quem tem problemas na próstata, hipertensão e arritmia cardíaca e pode causar retenção urinária e insônia.  "Em menores de um ano o descongestionante pode gerar até mesmo convulsões", avisa Cedin.

No caso de rinite, o otorrinolaringologista comenta que medicamentos via oral, como antialérgicos, regulariam o entupimento nasal. Porém, frisa que é preciso fazer um diagnóstico correto do motivo da obstrução, tratar essa situação de dependência e descobrir o fator desencadeador.

Cedin é enfático: "Se for uma queixa recorrente, não pode simplesmente comprar na farmácia e se automedicar, o que pode até mascarar algo mais sério. É preciso muito critério e indicação médica. O uso deve ser feito em alguns casos e sempre num curtíssimo espaço de tempo".

Quando o problema for algo grave, ele recomenda tratar com medicamento ou cirurgia, como nos casos de desvio do septo ou adenoides (duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos) que se crescerem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

"Se a pessoa for para a praia, tirar umas férias e mudar de ares, por exemplo, a rinite melhora bastante. Para ajudar a desobstruir o nariz no dia a dia, o indicado é o soro fisiológico e a solução salina no lugar do descongestionante", ensina a pediatra.

Estudo

Um estudo realizado no exterior, em 2009, pelo Instituto Cochrane mostrou que a utilização do medicamento traz uma porcentagem de melhora muito baixa. Aqui o resumo da pesquisa:

"O resfriado é a razão mais comum de doenças entre os adultos, que podem experimentar de dois a quatro episódios por ano. Por enquanto, ainda não há cura para este mal, assim, a diminuição de seus sintomas é o foco do tratamento. A congestão nasal é o sintoma mais comum. Descongestionantes orais ou nasais são frequentemente utilizados.

Sete ensaios foram feitos para determinar o benefício de uma dose de descongestionante, mostrando uma melhoria de 6 % nos sintomas relatados. A melhoria nos sintomas continuou em 4 % das pessoas mesmo após três a cinco dias de uso. Essas melhorias foram conseguidas graças à redução na resistência das vias aéreas nasais.

Dois ensaios foram usados para determinar a probabilidade de efeitos adversos do uso de descongestionantes sobre o tratamento não eram mais prováveis do que com placebo. O efeito adverso mais comum no tratamento foi insônia (5%). Analisamos o uso de descongestionantes em crianças, mas apesar da alta incidência do resfriado comum entre elas, não havia provas desse medicamento ser adequado para a inclusão. Descongestionantes fornecem alívio de curto prazo de obstrução nasal para adultos com resfriado comum, mas não são recomendados para crianças menores de 12 anos".
Ampliar


Dicas para aliviar os problemas respiratórios em dias mais secos7 fotos

1 / 7
Líquidos: o ideal é ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição) Thinkstock

Veja também a lista da Anvisa de medicamentos que contêm vasoconstritores  que contem Nafazolina:

Nome : ADNAX
Fabricante: DM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: AVERINE ADULTO
Fabricante: EIC DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA.
Nome: CRISTALIN
Fabricante: UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Nome: NAZORINE ADULTO
Fabricante: SOQUIMICA LABORATÓRIOS LTDA
Nome: RINOKLIN
Fabricante: GLENMARK FARMACÊUTICA LTDA
Nome: SOLUCAO DE NAFAZOLINA COMPOSTA BERGAMO
Fabricante: LABORATÓRIO QUÍMICO FARMACÊUTICO BERGAMO LTDA
Cloridrato de Nafazolina:
Nome: ABRENA
Fabricante: SOCIEDADE FARMACÊUTICA HENFER LTDA
Nome: ADNASAL
Fabricante: MILLER INDUSTRIAL FTCA LTDA
Nome: ADNAX
Fabricante: HYPERMARCAS S.A.
Nome: ADNAX
Fabricante: DM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: ALERDROCIN
Fabricante:GERMED FARMACEUTICA LTDA
Nome: CLANISTIL
Fabricante: LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA
Nome: CLARAVIST
Fabricante: FORMIL FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CLARHIDRAT
Fabricante: CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CLARIL
Fabricante: ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA
Nome: CLARIVIT
Fabricante: VITAPAN INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA
Nome: CLAROFT
Fabricante: ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA
Nome:CLORIDRATO DE NAFAZOLINA
Fabricantes: MEDLEY S/A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, PRATI DONADUZZI & CIA LTDA, ARROW FARMACÊUTICA LTDA, MEPHA INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO FARMACÊUTICA LTDA, LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A, PHARMASCIENCE LABORATÓRIOS LTDA, NEOLATINA COMÉRCIO E INDÚSTRIA FARMACEUTICA LTDA, EMS S/A, LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA, NATIVITA IND. COM. LTDA, EMS SIGMA PHARMA LTDA, GERMED FARMACEUTICA LTDA, LABORATÓRIO GLOBO LTDA
Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA CLORETO DE BENZACÔNIO
Fabricante: INSTITUTO NACIONAL QUIMIOTERAPIA
Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA ASSOCIACOES
Fabricante: LABORATORIO SINTERAPICO INDUSTRIAL FTCO LTDA
Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA CLORETO BENZALCÔNIO CLORETO DE SÓDIO
Fabricante: IFAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA FOSFATO DISSODICO DE DEXAMETASONA SULFATO DE NEOMICINA
Fabricante: EMS S/A
Nome: COLIRIO BLUMEN
Fabricante: LUPER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: COLÍRIO HÉLIOS
Fabricante: BRASTERAPICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: COLÍRIO MOURA BRASIL
Fabricante: SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA
Nome: COLÍRIO TEUTO
Fabricante: LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A
Nome: COLLYRE
Fabricante: LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CONIDRIN
Fabricante: ARROW FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CORISTINA DESCONGESTIONANTE NASAL
Fabricante: MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CRISTALIN
Fabricante: FORMIL FARMACÊUTICA LTDA
Nome: DEXADROCIN
Fabricante: EMS SIGMA PHARMA LTDA
Nome: FISIOSORO NASAL
Fabricante: LABORATÓRIO FARMACÊUTICO CARESSE LTDA ME
Nome: FLUO-VASO
Fabricante: ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
Nome: GOTALIV
Fabricante: ARROW FARMACÊUTICA LTDA
Nome: HEMO DOTTI
Fabricante: PRODOTTI LABORATÓRIO FARMACÊUTICO LTDA.
Nome: HIDROCIN
Fabricante: ASTA MÉDICA LTDA
Nome: HIDROCIN
Fabricante: ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A.
Nome: LEGREEN
Fabricante:GREENPHARMA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA
Nome: LERIN
Fabricante: ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
Nome: MULTISORO ADULTO
Fabricante: MULTILAB INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
Nome: NARIDEX
Fabricante: LABORATÓRIO SAÚDE LTDA
Nome: NARIDRIN
Fabricante: EMS S/A
Nome: NARIFLUX
Fabricante: CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: NARIFLUX
Fabricante: LABORATORIO LEANDRO LTDA
Nome: NARINE SINUS
Fabricante: EMS S/A
Nome: NARIX
Fabricante: CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA
Nome: NASALFLUX
Fabricante: MEDQUIMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: NASITRIN
Fabricante: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA SANTA TEREZINHA LTDA – EPP
Nome: NASO JOSP
Fabricante: JOSPER FARMACÊUTICA LTDA
Nome: NASOFAR AD
Fabricante: BELFAR LTDA
Nome: NASOFIL
Fabricante: MAKROFARMA QUIMICA FARMACEUTICA LTDA
Nome: NASOMIL
Fabricante: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MILIAN LTDA
Nome: NASOPAN
Fabricante: H B FARMA LABORATÓRIOS LTDA
Nome: NAZICOL
Fabricante: LABORATÓRIO KINDER LTDA
Nome: NAZOBIO
Fabricante: LUPER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: NAZOSIL
Fabricante: LUCIOMED FARMACÊUTICA DO BRASIL LTDA
Nome: NEONAZOL
Fabricante: NATIVITA IND. COM. LTDA.
Fabricante: NEOSORO
Fabricante: LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA
Nome: NOVOSORO NF
Fabricante: LABORATÓRIO GLOBO LTDA
Nome: OFTAZUL
Fabricante: H B FARMA LABORATÓRIOS LTDA
Nome: RINO GOTAS
Fabricante: UNIFARMA NATUREZA LTDA – ME
Nome:RINODRIN
Fabricante: BRASTERAPICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: RINO-MAX
Fabricante: LABORATÓRIOS GALENOGAL LTDA
Nome: RINO-MAX
Fabricante: KLEY HERTZ S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Nome: RINOS-A
Fabricante: LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S/A
Nome:RINOS-A
Fabricante: LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S/A
Nome: RINOZEST ADULTO
Fabricante: FARMOQUÍMICA S/A
Nome: RINOZEST ADULTO
Fabricante: ZEST FARMACÊUTICA LTDA
Nome: SINUSTRAT VASOCONSTRICTOR
Fabricante: ZURITA LABORATORIO FARMACÊUTICO LIMITADA
Nome: SONARIN
Fabricante: GEOLAB INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: SORINAN
Fabricante: PHARMASCIENCE LABORATÓRIOS LTDA
Nome: SORINE
Fabricante: ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A.
Nome: SORIX
Fabricante: LABORATÓRIO MUSA LTDA
Nome: SOROCLIM
Fabricante: LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA
Nome: SOROLIV ADULTO
Fabricante: LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A
Nome: SOROMIL
Fabricante: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MILIAN LTDA
Nome: SO-SORO AD
Fabricante: CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: STILUX
Fabricante: EMS S/A
Nome: SULFATO DE ZINCO CLORIDRATO DE NAFAZOLINA
Fabricante: JARREL FARMACEUTICA LTDA
Nome: VILUX
Fabricante: PHARMASCIENCE LABORATÓRIOS LTDA
Nome: VISAZUL
Fabricante: LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA
Nome: VISIPLEX
Fabricante: BUNKER IND FTCA LTDA
Nome: VISOLON
Fabricante: THERASKIN FARMACEUTICA LTDA.
Nome: VISUAL
Fabricante: SANDOZ DO BRASIL INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: VITAL COLIRIO
Fabricante: VITAPAN INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA

17 comentários:

Anônimo disse...

Falta o neossoro.
Por favor, uma duvida, se não usarmos esses descongestionantes, qual seria a solução alternativa?

Anônimo disse...

Não usar nada. Lavar o nariz com água e pronto.

rafashow disse...

Tem algu. Problema usa neosoro na nebulização! ?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Pergunte ao seu médico

Anônimo disse...

Cara vc leu todo o artigo?
que parte do usar apenas soro fisiológico vc não entendeu???

Anônimo disse...

Façamos uma proposta: entupa o nariz desse anônimo TOTALMENTE sem ele poder retirar, e o deixe tentar dormir. Depois de uns três dias, deixe-o apenas molhar o nariz com soro...

Anônimo disse...

Como fazer para reverter o efeito rebote ? Nem adianta me mandar perguntar pro meu medico pq o Brasil tem ESTADIOS medicos e hospitais pra ?

Anônimo disse...

Socorro
estou tda congestionada sofro de renite alergica cronica.ja fiz vacinas e ja usei tdo tipo de medicaçao + meu maior problema é com a bx temperatura e o clima um dia quente e 2 frios me levaram a uma crise interminavel...o medico me passou Privina e eu nao li a bula .usei o primeiro vidro todoooo e hj ao comprar o segundo frasco fui ler e com certeza estou com EFEITO REBOTE ...me ajudem como faço pra sair dessa eu nao tenho $150,00 para uma nova consulta com otorrino...me ajudem tenho 4 noites sem dormir
me e-mail é:
taniaregina_lora@hotmail.com
obrigado

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Entendam, boaspraticasfarmacêuticas não é um consultório médico e nem pretende sê-lo. Por favor a automedicação é um grande problema de saúde pública. Somente um médico poderá indicar uma tratamento e fazer um diagnóstico.

Anônimo disse...

Francamente ninguém merece ficar com o nariz entupido. A maioria da pessoas usa exageradamente, eu já usei muito neosoro. Ainda uso todo santo dia só que a gora tento diminuir a frequência pra 3x ao dia no máximo. E tipo EU SEI DOS EFEITOS HORRIVEIS QUE EU POSSO TER, mas no meu caso, se eu nao fizee a cirurgia eu nao melhoro. O medico falou pra nao usar nada MAS É PRATICAMENTE IMPOSSIVEL. Eu preciso usar pelo menos pra comer pq ou eu mastigo a comida ou eu respiro. Soro fisioligico e NADA é a mesma coisa e quando to em crise recorro pro ADNAX medicamento mais perigoso ainda que o NEOSORO. :'(

Anônimo disse...

Maresis também causa essa dependencia?

Anônimo disse...

ESSE MONTE DE NOMES DIFERENTES PARA A EXISTÊNCIA DE UM SÓ REMÉDIO MOSTRA COMO SE TRATA DE UMA MÁFIA.
UM MONTE DE GENTE NOJENTA E EGOÍSTA QUE VENDE ESTA PORCARIA E AINDA SEM RECEITA MÉDICA PARA PODER VICIAR AS PESSOAS E LUCRAREM EM CIMA DA DESGRAÇA DELAS. AGUARDEM MALDITOS, O QUE É DE VOCêS ESTÁ GUARDADO!

Vamos juntos? disse...

Maresis não vicia, pq é tipo soro fisiológico. Gente, não basta aplicar o soro no nariz com gotinhas como se faz com Neosoro , tem que lavar realmente o nariz com uma seringa de 30 ml... Eu faço assim:TODA vez que entope eu esquento 1 copo de soro (até ficar morno,tipo mamadeira) e lavo o nariz, posiciono a seringa (sem a agulha,claro) em uma narina e aperto, o líquido sai pela outra . Antes eu usava sorine 3 vezes ao dia, depois fui diluindo com soro... ai chegou uma hora que claro, depois de diluir muito, parou de funcionar. Essa epoca ja usava 1 vez por dia só, mas ainda entupia algumas vezes e ficava evitando colocar até não conseguir mais. Ai descobri esse negocio do soro. Mas tem que ser toda hora que entupir. Ja fiz isso ate no trabalho, varias vezes, aliás. Tem umas tecnicas... Às vezes sentada o nariz entopia mais, entao ficava de pé, fazia tudo que dava pra nao sentar. Hoje lavo o nariz uma vez por dia, pingo o soro fisiológico ou Maresis 3 vezes mais ou menos, e tem dia que nao entope nada. Largsr o neosoro depois de 5 anos usando nao foi facil, mas consegui.

Anônimo disse...

usem esse medicamento e pronto chega de conversa...

Anônimo disse...

Eu usava a privina viciante com muito sacrifício larguei,mas tenho carne esponjosa difícil destapar esse nariz daí passei Par a o sorine e consegui diminuir somente a noite coloco alguma gota mas sou hipertensa ha 40 anos hoje tenho 61 anos e percebi o efeito bomba de madrugada a pressão explode.
Cuidado então.

Anônimo disse...

Então gente minha filha tem uma alergia lascada agora levei ela a uma alergologista ..ela disse que vai tratá-la com vacinas por dois 2 anos ...obs.carissimas será que isso resolve ou mais um meio de gastar o que não tem��

Unknown disse...

Vacinas caras resolvem no tratamento de alergias tipo rinites