1.28.2011

Estudo alerta para risco de gravidez tardia com fertilização in vitro

O número de mulheres que morrem na Inglaterra após fertilização in vitro todo ano é similar ao número daquelas que morrem após um aborto, segundo editorial publicado no "British Medical Journal" nesta sexta-feira.
A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph".
Enquanto sete mulheres morreram como resultado direto do procedimento entre 2003 e 2005, duas morreram em consequência de abortos em 2007, observaram os obstetras autores do artigo.
Isso acontece porque há apenas um quarto do número de ciclos de fertilização in vitro em comparação a abortos, de acordo com os autores, liderados por Susan Bewley, obstetra da Fundação Guy's and St. Thomas, em Londres, ligada ao NHS (Sistema Público de Saúde Britânico).
Quatro das mortes depois de fertilização que aconteceram entre 2003 e 2005 foram causadas pela síndrome de hiperestimulação ovariana, provocada por medicamentos contra infertilidade, enquanto três ocorreram devido a gravidez múltipla.
Os autores dizem que as mortes após fertilização in vitro são "raras, porém relevantes", principalmente com o crescente número de mulheres mais velhas que recorrem ao método.
Folha

Nenhum comentário: