1.24.2011

Cuidado na hora de correr


Uma pesquisa revelou que 37% das pessoas que praticam corrida apresentam pelo menos uma lesão por ano. Conheça algumas dicas básicas que podem reduzir essas estatísticas.
1 – Não corra todos os dias. Procure intercalar com treinos na bicicleta ou no transport (aparelho que simula uma corrida sem impacto), para reduzir a sobrecarga nas articulações.
2 – Alterne os terrenos. Use esteiras, terra, grama, asfalto, areia. Dessa forma, você evita a corrida apenas em pistas duras.
3 – Reforce a musculatura das pernas com musculação, ginástica e Pilates. É fundamental para evitar lesões e não perder muita massa muscular.
4 – Comece com moderação. Principalmente se você está com sobrepeso. Inicie a prática com caminhada, depois alterne períodos de caminhada com corrida leve – até que você consiga correr. Uma boa dica é começar no transport ou bicicleta, para reduzir o peso, e depois passar para a corrida.
5 – Escolha um bom tênis: confortável, que não aperte os pés nem faça bolhas. Existe um teste que avalia o tipo de pisada, que pode ser neutra, supinada (apoia mais a parte de fora do pé) ou pronada (apoia mais a parte interna da sola do pé). Há tênis para cada tipo de pisada. Hoje, uma forte corrente defende que correr descalço produz menos impactos nas articulações, mas a verdade é que nossos pés não estão preparados para isso. Acredito que os tênis que não mudam nossa passada natural, mas que tenham algum amortecimento, são o futuro dos corredores.
6- Beba água e use roupas leves e que facilitem a evaporação do suor.Vamos acabar com o mito de que transpirar mais ajuda a emagrecer – só diminui o rendimento e desidrata.
Revista Época

Nenhum comentário: