1.27.2011

Pedestres de Nova York podem ser multados se atravessarem a rua usando celular ou MP3 player


Uma lei que está sendo avaliada pelo departamento de trânsito de Nova York pode proibir que os habitantes da cidade usem qualquer dispositivo eletrônico, entre eles celulares e tocadores de música, ao atravessar a rua. Se aprovada, a legislação pode estabelecer uma multa de 100 dólares e uma ação civil para os infratores.
A intenção é proteger os pedestres dos riscos da distração. Segundo a reportagem do Daily Telegraph, um jovem de 21 anos morreu atropelado por um caminhão em Manhattan no mês passado. Ele escutava música usando fones de ouvido e não escutou a buzina do veículo. Em novembro, publiquei aqui no 7×7 a história de uma grávida que morreu atropelada ao atravessar uma rodovia enquanto enviava uma mensagem de texto pelo celular.
Por causa de acidentes como esses, o número de morte de pedestres aumentou em 2010, depois de cair por quatro anos, de acordo com o relatório da associação americana de segurança nas estradas.
A discussão motivou alguns estados americanos a cogitar leis semelhantes às de Nova York. No Oregon, por exemplo, os ciclistas podem ser proibidos de usar celulares e de ouvir música.
Quem defende a lei diz que ela protege os pedestres da própria distração. Quem a critica afirma que é intromissão demais do Estado na vida das pessoas: não cabe ao indivíduo avaliar o risco que está correndo ao atravessar e falar ao celular ao mesmo tempo? Além do mais, um pedestre distraído causa muito menos dano do que um motorista distraído – por isso, faria sentido impor multa aos motoristas, mas não aos pedestres.
O que você acha:  é intromissão ou prevenção?

Nenhum comentário: