1.25.2011

MICOSES

FIQUE LONGE DAS MICOSES

Fique longe das micoses
Com o verão se aproximando, os cuidados devem ser redobrados!

Com as altas temperaturas, não tem como negar que a nossa única vontade é ficar o dia inteiro na água. Porém, o calor, o suor, à água do mar e da piscina, a areia e a terra são combinações perfeitas para o aparecimento de infecções de pele, principalmente, as micoses e o bicho geográfico.

As micoses são causadas pelos fungos e se manifestam no tórax, pescoço e braços, com manchas que variam de cor (claras ou escuras). Já, nos dedos dos pés, deixa a pele macerada, com descamações, fissuras e coceiras.
(LAVAR COM SABÃO NEUTRO E SECAR BEM OS PÉS)

“As mais frequentes são aquelas que agridem as camadas superficiais da pele: couro cabeludo, mucosas e unhas e os sintomas dependem do tipo e localização das lesões”, explica a dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Isabela Fronza.

Cães e gatos também podem hospedar perigos. O parasita presente nestes animais (Ancylostoma braziliensis) pode causar uma infecção  conhecida como bicho geográfico. De acordo com a médica, os animais parasitados depositam suas fezes, assentando os ovos que se desenvolvem no calor e na umidade.

“Após penetrar a pele, as larvas deslocam-se, causando coceira que pode ser de moderada a intensa”, explica Dra.Isabela. O diagnóstico é feito por exame clínico. “O tratamento deve ser iniciado o quanto antes e é importante ressaltar que não se devem fazer tratamentos caseiros, pois há risco de outras infecções”, alerta ela.

Além da consulta clínica, para confirmar a existência da doença, o médico pode exigir alguns exames específicos, como o micológico direto e coleta de cultura. Para o tratamento, são receitados medicamentos antifúngicos. Segundo a dermatologista o uso de cremes sem orientação médica mascara os sintomas e dificulta o diagnóstico.

Prevenção e proteção

As micoses podem ser prevenidas mantendo a pele sempre limpa e seca, evitando o uso de calçados fechados, roupas de tecido sintético que não absorvam o suor ou umidade e secar bem o corpo após o banho.

“Cuidados também devem ser tomados com animais de estimação, que podem ser transmissores de doenças. No caso de micose de unha, deve-se ter sempre o seu material de manicure e pedicure”, ensina a dermatologista.

Para prevenir o bicho geográfico, é importante a conscientização da sociedade, ao não levar animais de estimação para a praia. “Uma medida preventiva seria desvermificar os animais de estimação. E, não andar descalço em locais onde há a possibilidade de contato com fezes de animais, como por exemplo, parques, praias e campos de areia”, enumera a médica.

De acordo com a dermatologista, nesta época é importante usar repelentes de insetos e protetor solar, mas pondera: “É necessário lembrar que os produtos não devem ser aplicados juntos, pois o repelente diminui a eficácia do protetor solar”.

Saiba mais sobre Micoses:
Micoses são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.
Como se desenvolve?
Os organismos causadores podem ser de origem humana, animal ou do solo. Os fungos contaminantes patogênicos são comuns em nosso ambiente, embora a incidência seja pequena, devido à resistência do hospedeiro. Comumente, as infecções fúngicas são, em algum grau, contagiosas. 

Em geral, as lesões são pruriginosas (dão coceira). Conforme a sua localização, podemos classificar as tinhas em:
 
Tinha de couro cabeludo (capitis)

Muito freqüente em crianças pré-escolares e escolares. Apresenta-se como uma placa de cabelos picotados, com descamação no centro ou com reação inflamatória. Quando apresenta muitos abscessos ou pus, forma o quadro denominado de Kerion celsii, podendo até deixar cicatriz.
Tinha de barba (barbae)

Ocorre na área da barba. Pode ter aspecto inflamatório, semelhante à infecção ou apresentar uma lesão com bordas bem delimitadas, com microvesículas e um centro descamativo, com crescimento pelas bordas, como é típico de todas lesões de tinhas.
Tinha do corpo (corporis)

Pode aparecer em qualquer área do corpo, em geral com aspecto bem característico, e crescimento pelas bordas, com microvesículas, avermelhada.
Tinha de mão (manuum)

Pode se apresentar como uma descamação difusa ou com pequenas bolhas semelhantes a disidrose.
Tinha de pé (pedis)

Nome popular: "frieira" ou "pé de atleta" - é a micose mais comum. Pode se manifestar no meio dos dedos com fissuras ou na planta dos pés, também com aspecto descamativo ou com vesículas (pequenas bolhas) similares à disidrose.
Tinha crural (cruris)

É a tinha localizada entre as coxas, podendo se alastrar para área genital. E mais comum em homens e no verão (pelo aumento da temperatura local e umidade).
Tinha da unha


Ptiríase versicolor ("micose de praia")

É causada pela malassezia furfur, que faz parte da constituição normal da pele. Por alguns fatores desencadeantes locais, como sudorese excessiva, pele muito seborréica ou predisposição genética, desenvolvem lesões no pescoço, tronco superior e face. Em geral são lesões arredondadas, escamosas, podendo ser mais claras que a pele normal (mais comum) ou até avermelhadas ou acastanhadas. Em alguns casos há nítida predileção pelos pêlos - sendo assim comum encontrar lesões no couro cabeludo, axilas e regiões pubianas. Quanto maior a área afetada, maior a dificuldade de tratamento e possibilidade de recidiva. É muito freqüente em nosso meio o acometimento de adultos jovens (maior oleosidade na pele) em ambos os sexos. Esse fungo é encontrado na pele sem manifestações clínicas de infecção, como já foi dito. O paciente procura o médico pelo aspecto anti-estético das lesões.
Candidíase

A principal espécie patogênica é a Candida albicans, causando uma infecção aguda ou crônica da pele e mucosas (intestino, mucosa oral e vaginal). A forma saprófita pode tornar-se patogênica devido a algumas alterações, como: umidade local, calor, maceração da pele, alterações imunológicas (como algumas doenças imunodebilitantes, uso prolongado de antibióticos e corticóides). Na criança as localizações mais comuns são: mucosa oral ("sapinho"), pregas de flexão (axilas, virilhas, pescoço e região das fraldas). Nas mulheres é muito freqüente a localização vulvovaginal, nas unhas e cantos da boca (perleche).
Como o médico faz o diagnóstico?
O aspecto clínico das lesões é muito sugestivo para o diagnóstico. Mas para confirmação laboratorial do agente causal o exame micológico direto e cultural (com raspado de material da lesão) é indicado.
Para uso de medicações por via oral e em casos onde a clínica pode ser confundida com outras doenças, o exame micológico pode ser fundamental para diagnóstico e controle de cura.
Como se trata?
Na maioria das lesões localizadas, o tratamento tópico (no local) é suficiente para a cura.
Nas lesões mais extensas ou recidivantes, muitas vezes é necessário um tratamento com antifúngicos por via oral para melhor abordagem terapêutica, mas sempre com controle clínico e laboratorial.
Como se previne?
Como em geral, em algum grau são infecções contagiosas, evitar o contato com as lesões. Existe uma predisposição pessoal para manifestação do quadro, mas fatores desencadeantes como umidade local, doenças como diabete (imunodebilitantes) devem ser controladas.

Um comentário:

jacques disse...

MICOSES NAS UNHAS

Use o enderecedor vitaminado ou o creme unhas da LINHA ECRINAL eles são o complemento ideal ao uso de remedios antimicoticos por terem alem de tudo tambem ativos patenteados (lipesters de seda ) extremamente hidratantes e reconstituintes da pele e unha.

VC VAI ADORAR...........................

O resultado e glamouroso como a origem dos produtos, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .

ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLIGISTAS.

NÃO CONTEM ACETONA, FORMOL, TOLUENO NEM PARABENO

consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
www.ecrinal.com ( frances e Ingles )

www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )

No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.

a Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, ,... )