1.26.2011

Querem mudar padrão de referência do quilograma

Rio - Imagine chegar no supermercado e descobrir que 1 kg de carne já não rende mais a mesma coisa. Esta cena fictícia pode se tornar realidade em breve.  Estudiosos da Sociedade Real Inglesa se reúnem na noite desta segunda-feira para mudar o referencial de uma das unidades básicas de medida do mundo. O objetivo dos especialistas é definir a unidade de acordo com constantes fundamentais da natureza.


Atualmente, o quilo se refere a um cilindro de platina guardada na França. O argumento, no entanto, é de que a placa fundida há mais de 100 anos já teria perdido cerca de 50 microgramas, com o passar do tempo. Isso levaria à distorção desta unidade de medida.
Foto: Reprodução Internet
O cilindro que representa o atual quilo pode perder o posto
"Porque o atual padrão deveria ser estável? É uma peça de platina fundida em Londres há 130 anos cheia de buracos, cheia de hidrogênio", disse Terry Quinn, um dos organizadores da reunião desta segunda, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

Um dos grandes problemas desta nova definição é que o quilograma é uma das seis unidades básicas de medição do mundo. Juntamente com outras cinco constantes, o quilo compõe o Sistema Internacional de Unidades (SI). Desta forma, por ser uma das unidades básicas, ela dá origem a diversas outras referências de medição de constantes físicas.

"Muito das outras unidades de medição científica são baseadas na definição de quilograma. Um Newton de força, por exemplo, é o acmulado necessário para acelerar um quilograma e um metro por segundo quadrado", disse Quinn ao The Guardian.

Os especialistas pretendem, então, associar o quilograma a unidade de medida física quântica, a constante de Planck. A única certeza, no entanto, é de que os estudantes vão sentir ainda mais dificuldade em estudar física.

Nenhum comentário: