1.25.2011

Não piore a saúde dos olhos

Foto: Banco de Imagem

CUIDADO

Não piore a
saúde dos olhos

Com o aumento dos casos de conjutivite no
verão, também cresce a automedicação

Calor e aglomerações em piscinas e praias: ótimo ambiente para a proliferação de bactérias que causam conjuntivite. Segundo especialistas, a automedicação para irritação nos olhos, que aumenta cerca de 10% nesta época do ano, pode piorar o quadro. O tratamento deve ser feito com antibióticos, vendidos apenas com receita médica desde novembro passado, segundo resolução da Anvisa.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, não é hábito do brasileiro considerar colírio um medicamento. Por isso, fórmulas antiinflamatórias, inclusive com cortisona, e de venda livre, são usadas sem orientação. O perigo é se a irritação for, de fato, conjuntivite.

“Este tipo de colírio pode mascarar a infecção e até tornar a bactéria mais resistente, o que a norma da Anvisa pretende evitar ao controlar a venda de antibióticos. A consequência é um tratamento mais longo, que ultrapassa o tempo ideal, de sete a dez dias”, afirma Leôncio. Se a cura não for efetiva e o tratamento continuado sem o aval de um oftalmologista, pode haver infecções mais sérias e até úlcera de córnea, que pode levar à cegueira.

Mesmo os colírios sem cortisona, usados sem orientação, podem causar danos, como processos alérgicos. Já o colírio vasoconstritor pode causar olho vermelho crônico e até catarata.

Ao menor sintoma de olhos lacrimejantes e vermelhos, secreção amarelada e sensação de areia, é importante procurar um oftalmologista. “Medicamentos errados não resolvem o problema e têm consequências que podem ser graves”, avisa.

Orientações

- Evite tocar os olhos.
- Não compartilhe maquiagem, toalhas e fronhas.
- Na praia ou piscina, use óculos de natação e não ponha lente de contato. Ao sol, use óculos de lentes com filtro UV e boné.
- Evite filtro solar ou bronzeador perto dos olhos
- Beba cerca de 2 litros de água por dia
- Inclua frutas e legumes na sua alimentação, além de semente de linhaça.
- Se tiver desconforto nos olhos, lave-os abundantemente. Faça compressa com água boricada, fervida, resfriada ou soro fisiológico. Vá ao médico.
 

Nenhum comentário: