4.12.2011

Maquiagem causa acne?

Tenho espinhas no rosto e pescoço. Posso usar maquiagem para disfarças as imperfeições da minha pele? A maquiagem pode causar mais espinhas? (Lorena)
Lorena, você pode usar maquiagem, mesmo se tiver pele oleosa e com espinhas, desde que tome  alguns cuidados especiais.
1. Existe um tipo de acne conhecido como acne cosmética. São espinhas que surgem pelo uso de cremes faciais, maquiagem e até condicionadores de cabelo. O produto que deveria embelezar pele ou cabelos acaba obstruindo poros e predispõe a espinhas. A acne cosmética era mais comum há alguns anos, antes de termos à disposição produtos específicos para peles oleosas e com espinhas. Assim, ao escolher sua maquiagem, certifique-se pelo rótulo de que ela é livre de óleo e não-comedogênica. Essa última informação significa que, em testes realizados pelo fabricante, o produto não causou aparecimento de cravos. Apesar de dar boa segurança, isso não garante 100% de sucesso. Existe variação de pessoas para pessoa. Mesmo um produto não-comedogênico pode causar acne cosmética em algumas pessoas. Se isso acontecer com você, troque sua maquiagem e procure outra alternativa não-comedogênica.
2. Experimente usar pó facial. Existem pós que absorvem o excesso de óleo e, em alguns casos, chegam a dispensar o uso de base líquida.
3. Lave regularmente seus pincéis e esponjas com água e sabonete. Além da maquiagem, esses acessórios também acumulam sujeira, pó e bactérias, o que pode agravar o quadro de acne.
4. Nunca durma de maquiagem. Ao chegar em casa, use demaquilante e complemente a limpeza com sabonete apropriado ao seu tipo de pele.
Procure um dermatologista para tratar sua pele. Se você já estiver sob tratamento, não deixe de usar os cremes diurnos indicados por ele antes de aplicar a maquiagem.
Por Lucia Mandel

Nenhum comentário: