4.12.2011

Brasil e China

Na China, Dilma é recebida por Hu Jintao para banquete

No cardápio estão a assinatura de pelo menos 20 acordos entre Brasil e China

Dilma é recebida pelo presidente chinês, Hu Jintao, em tradicional cerimônia
 A Presidenta Dilma é recebida pelo presidente chinês, Hu Jintao, em tradicional cerimônia (AFP)
A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se nesta terça-feira com o presidente chinês Hu Jintao, no Grande Palácio do Povo. Em seu discurso na abertura do seminário Diálogo de Alto Nível Brasil – China sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, Dilma afirmou que deseja aumentar a parceria comercial com a China em matéria de investimentos e inovação.  A presidenta do Brasil deseja abrir um novo capítulo em seus crescentes vínculos comerciais com a China e "dar um salto de qualidade" nessas relações.

"É bom que até agora o comércio seja petróleo, soja e minerais, mas não basta. O Brasil deseja somar valor agregado a suas exportações. Desejamos uma relação mais dinâmica, sofisticada e equilibrada", reiterou a presidente. Dilma destacou a experiência em programas de inserção social e redução da pobreza no Brasil, uma "justiça social que a China também busca em seu Plano Quinquenal".

Participaram do evento dirigentes políticos chineses como o vice-primeiro-ministro, Wang Qisham, e titulares de vários ministérios, entre eles do de Comércio, Chen Deming, e empresariais, como os presidentes dos gigantes energéticos Sinopec, Fu Chengyu, State Grid, Liu Zhenya, e do Banco de Desenvolvimento da China, Chen Yuan.

 A presidenta Dilma ainda falou sobre sua intenção de expandir as relações com a China não apenas no campo econômico. "Mais que parceiros comerciais, queremos ser parceiros em pesquisa, tecnologia, inovação e desenvolvimento de produtos com tecnologia verdadeiramente binacionais". A primeira visita oficial de Dilma à China, onde participará da cúpula do Brics (Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul), tem a meta de fortalecer as relações comerciais e econômicas, já que os vínculos políticos com o gigante asiático atravessam um bom momento.

Após o evento,  a presidenta Dilma se transferiu para o Grande Palácio do Povo, na Praça da Paz Celestial, para se reunir com seu colega Hu, que a recebeu com a tradicional cerimônia de boas-vindas reservada aos chefes de estado e a quem depois ofereceu um banquete. Após a reunião dos presidentes, está prevista para esta terça a assinatura de cerca de 20 convênios em diversas áreas, como saúde, energia, esportes, defesa e agricultura, assim como um contrato para a venda de aviões da brasileira Embraer à China.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário: