4.11.2011

Os caminhos da Transcarioca

A prefeitura do Rio de Janeiro deu início, na última quinta-feira, 17/4, em Campinho, às obras do BRT Transcarioca, um corredor exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O prazo previsto para implantação do BRT Transcarioca é de três anos, mas em um ano já haverá mudanças significativas no trânsito da Barra da Tijuca. Em breve, a Avenida Ayrton Senna não terá mais sinais. A via ganhará mergulhões e viadutos que vão acabar com os engarrafamentos diários em frente aos hospitais Barra D’Or e Lourenço Jorge, por exemplo.

Mergulhões e pontes na Ayrton Senna

Na Avenida Ayrton Senna serão retirados todos os sinais, com a construção de mergulhões permitindo o retorno de veículos, em ambos os sentidos, na altura dos hospitais Barra D’Or e Lourenço Jorge.

A primeira estação do BRT será no Terminal Alvorada. Dali partirão os corredores do BRT, que serão feitos em concretos, pelo canteiro central da Avenida Ayrton Senna.

- Apesar dos corredores será mantido o canteiro central, preservando árvores, parte da grama e a ciclovia, para manter a oxigenação da via. O projeto da Prefeitura prioriza o progresso, mas com qualidade de vida – informa Tiago Mohamed, subprefeito da Barra e Jacarepaguá.

Para desviar o trânsito de veículos, próximo ao Cebolão, serão construídos dois mergulhões. A Avenida Ayrton Senna passará a ter quatro faixas na pista central, sendo uma do BRT e três para veículos, e mais três faixas no canteiro lateral. As canaletas abertas de drenagem, que hoje dividem as pistas, serão fechadas para dar lugar a uma dessas faixas.

Fonte: Boletim Acija

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