4.15.2011

Fazer exercícios logo após ataque cárdíaco

LONDRES - Ninguém espera que um médico prescreva exercícios físicos logo após um ataque cardíaco, mas um novo estudo mostra que isto é o melhor a fazer. Pesquisadores da Universidade de Alberta revisaram mais de 20 anos de testes e descobriram que exercícios antecipados e prolongados são a chave para melhorar os resultados de saúde em pacientes estáveis.
Os pesquisadores Mark Haykowsky e Alex Clark descobriram que pacientes estáveis que tinham sofrido uma parada cardíaca melhoraram a performance do coração quando começaram um programa de exercícios leves apenas uma semana após o ataque cardíaco, em vez de esperar por um mês ou mais para começar a reabilitação.
- É importante afastar a ideia o coração precisa descanso - disse Haykowsky.
Na Inglaterra, os pacientes são convidados a ingressar em um programa de reabilitação cardíaca no hospital local, de quatro a oito semanas depois de terem alta. Os pacientes que começaram o programa uma semana depois de sofrer um ataque cardíaco tiveram melhores resultados. Para os que esperaram para começar o tratamento, cada semana de atraso nos exercícios foi equivalente a um mês de treinamento para obter os mesmos benefícios.
Médicos e pesquisadores alertam que é importante que nenhum paciente saia por aí fazendo exercícios sem supervisão depois de sofrer um ataque cardíaco: é fundamental consultar o próprio médico antes de começar um programa de reabilitação.
O globo

Nenhum comentário: