LONDRES - Politicamente corretos e saudáveis, os alimentos orgânicos têm apelo para estar em qualquer mesa, só que segundo uma pesquisa britânica, muitos consumidores tendem a achar que esses produtos - particularmente os salgadinhos - têm menos calorias que os convencionais, acabam comendo mais e engordando, segundo reportagem do "Daily Mail".
A pesquisa investigou se o rótulo dos produtos orgânicos era suficiente para imbuir um alimento com uma série de atributos desejáveis. A cerca de 150 consumidores, os pesquisadores perguntaram se biscoitos de chocolate, iogurtes e batatas fritas eram orgânicos ou não - todos eram orgânicos mas a informação nem sempre estava no rótulo.
Os consumidores responderam ainda sobre o que tinham achado do sabor e do valor nutritivo dos salgadinhos, quantas calorias eles achavam que havia nos pacotes e o quanto estavam dispostos a pagar por isso.
Os alimentos orgânicos foram julgados como tendo menos 40% das calorias, além de menos gordurosos, saborosos e mais ricos em fibras. E os consumidores também se dispuseram a pagar mais por eles, a despeito desses produtos serem idênticos aos seus quivalentes.
Para a pesquisadora Jenny Wan-chen Lee, da Cornell University, isto acontece por causa do "efeito halo": as pessoas decidem que alimentos orgânicos são melhores que outros só por causa do rótulo.
- Quando as pessoas acham que uma comida é mais nutritiva, tendem a baixar a guarda no que diz respeito às calorias, o que as faz comer mais e engordar - diz Lee, que no estudo privilegiou os salgadinhos orgânicos.
O Globo
A pesquisa investigou se o rótulo dos produtos orgânicos era suficiente para imbuir um alimento com uma série de atributos desejáveis. A cerca de 150 consumidores, os pesquisadores perguntaram se biscoitos de chocolate, iogurtes e batatas fritas eram orgânicos ou não - todos eram orgânicos mas a informação nem sempre estava no rótulo.
Os consumidores responderam ainda sobre o que tinham achado do sabor e do valor nutritivo dos salgadinhos, quantas calorias eles achavam que havia nos pacotes e o quanto estavam dispostos a pagar por isso.
Os alimentos orgânicos foram julgados como tendo menos 40% das calorias, além de menos gordurosos, saborosos e mais ricos em fibras. E os consumidores também se dispuseram a pagar mais por eles, a despeito desses produtos serem idênticos aos seus quivalentes.
Para a pesquisadora Jenny Wan-chen Lee, da Cornell University, isto acontece por causa do "efeito halo": as pessoas decidem que alimentos orgânicos são melhores que outros só por causa do rótulo.
- Quando as pessoas acham que uma comida é mais nutritiva, tendem a baixar a guarda no que diz respeito às calorias, o que as faz comer mais e engordar - diz Lee, que no estudo privilegiou os salgadinhos orgânicos.
O Globo
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