4.12.2011

Viva sem dor: medite

WINSTON-SALEM - A meditação alivia os efeito da dor, de acordo com uma nova pesquisa publicada no "Journal of Neuroscience". Para o estudo, 15 voluntários saudáveis que nunca tinham meditado tiveram quatro aulas de 20 minutos para aprender a técnica conhecida como atenção concentrada, uma forma de meditação na qual as pessoas são ensinadas a prestar atenção na respiração e a não se distrair com pensamentos e emoções.
- Encontramos 40% de redução na intensidade e 57% de redução no desconforto causado pela dor. A meditação teve mais efeito na dor que a morfina ou outros analgésicos que reduzem a dor em 25% - disse o PH.D. autor do estudo, Fadel Zeidan, pesquisador da Wake Forest Baptist Medical Center.
Antes e depois do treinamento os participantes foram examinados com ressonância magnética. Durante o processo, um aparelho de calor foi colocado na perna direita dos participantes para aquecer uma área pequena da pele a 48º Celsius por mais de cinco minutos. Os exames feitos depois da meditação mostraram que as dores dos participantes que tinham feito meditação foram reduzidas de 11% a 93%.
A meditação também reduziu a atividade cerebral nas áreas responsáveis pelas sensações de intensidade da dor. E quando os participantes meditaram durante os exames, a atividade cerebral nessa região de processamento da dor não pôde ser detectada.

Nenhum comentário: