4.12.2011

A Pipoca do cinema tem muito sal e gordura em excesso

NOVA YORK - Um bom filme, um saco de pipocas e uma noite perfeita, certo? Só se for na sua casa, porque nos cinemas, mesmo os menores sacos de pipocas têm mais sal, gordura e calorias, segundo um estudo americano do Center for Science in the Public Interest, que pesquisou as pipocas de três redes de cinemas e detalhou o conteúdo das porções, segundo reportagem do "New York Times".
Um balde de pipocas no Regal Cinemas, por exemplo, tem 1.200 calorias, 980mg de sódio e 60g de gordura saturada. Se acrescentar uma colher de sopa de manteiga, mais 130 calorias. O saco médio tem 670 calorias, 550mg de sódio e 24g de gordura saturada.
- A questão aqui é a quantidade. Esses baldes grandes têm três quartos das calorias necessárias para um dia inteiro - explica Marion Nestle, da New York University.
Mesmo a amostra mais "saudável" de pipoca, um saco pequeno da rede AMC, têm 370 calorias.
O Cinemark, terceira cadeia de cinemas testada, faz pipoca com óleo de canola e por isso sai na frente das outras redes. Uma embalagem grande tem 910 calorias, 4g de gordura saturada e 1.500mg de sódio - quase o suficiente para um dia inteiro.
Um jeito de comer pipoca mais saudável no cinema? Peça sem sal. Ou divida.
- Você pode dividir um balde com dez amigos. ou pode assistir ao filme sem comer nada, por que não?
O Globo

Nenhum comentário: