Faça as suas compras e livre o seu corpo de tudo aquilo que não o faz bem!
Água: Beba, no mínimo, 2 litros por dia;
Chá verde e chá branco: Contudo, antes de incluí-los na sua alimentação, consulte um médico. Caso não possa consumir, prepare sucos e sopas diuréticos (veja receitas abaixo);
Vegetais: Invista em couve, couve-flor, brócolis e repolho;
Temperos: Alecrim, cúrcuma e gengibre são temperos que deverão constar em grande parte das suas receitas;
Frutas cítricas: Abacaxi é a melhor opção. Prepare um suco e tome na hora do lanche;
Uva vermelha: Lembre-se que ela precisa ser orgânica, ou seja, livre de agrotóxicos;
Oleaginosas: Consuma nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, castanha-de-caju e macadâmia, porém, tudo com moderação.
Cereais integrais: Comece o seu dia consumindo este tipo de produto. Por ser rico em fibras, ajuda no funcionamento do organismo.
Soja e derivados: Substitua a tão amada carne pela proteína de soja e os tradicionais queijos por tofu.
Peixes: Escolha o que você mais gostar. Porém, é sempre bom lembrar que eles devem ser assados.
Desintoxicando o organismo
Alguns alimentos são capazes de desintoxicar o organismo, além de serem bastante saborosos e nutritivos. Confira algumas dicas:
Laranja:
Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumi-la em pedaços ou gomos e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.
Vegetais folhosos e ervas
Contêm clorofila e vitamina A, substâncias que:
■ desintoxicam as células.
■ inibem os radicais livres – substâncias que danificam as células e causam doenças com o tempo.
■ têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
■ protegem o cabelo e a pele.
Cenoura
Fonte de vitamina A, as necessidades diárias desse nutriente podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 g do alimento, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. A cenoura possui também muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. Crua e ralada, ela limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores. É indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo e a produção de leite.
Cenoura, laranja e abóbora
São alimentos ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico, que mantêm o sistema nervoso saudável e previnem o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.
Tomate
Contém licopeno, substância que age como antioxidante. Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o câncer de próstata. O tomate contém ainda antocianina, que estimula a circulação sanguínea.
Fonte: Revista Estilo Natural
Desintoxicando pós festas de fim de ano!
As festas de fim de ano estão ai, e para quem exagerar nas festas, pode fazer um dia de detox para minimizer os exageros…Dieta pós-festa:
O cardápio de um dia da dieta pós-festa é capaz de desintoxicar o organismoCafé da manhã
1 copo (300 ml) de suchá de couve e hibisco (se você exagerou nas massas e doces) ou suchá de abacaxi e cavalinha (no caso de ter extrapolado nas carnes)
Lanche da manhã
1 copo (200 ml) de suco de melancia (não misture nenhuma outra fruta)
Almoço
3 col. (sopa) de arroz integra,l 1 prato (fundo) de sopa de verduras e legumes
Lanche da tarde
1 copo (300 ml) de suchá de couve e hibisco ou suchá de abacaxi e cavalinha
Jantar
1 prato (fundo) de sopa de verduras e legumes polvilhada com 2 col. (sopa) de farelo de aveia ou com 2 col. (sopa) de arroz integral (neste caso, bata o arroz com a sopa no liquidificador)
Ceia
1 copo (300 ml) de suchá de maracujá, camomila e melissa
Saiba mais sobre a dieta pós-festa:
Se você não conseguiu resistir às delícias e exagerou em tudo que não podia, compense com sopa, suco e (novidade!) suchá: suco + chá. O segredo desta dieta vapt-vupt – ela dura só um dia – está na escolha dos alimentos. Eles combatem o inchaço e limpam o organismo, ajudando você a se livrar rapidinho dos excessos depois de um dia de descontrole
Você experimentou de tudo um pouco e acabou comendo um montão? Acontece! Mas, agora, em vez de ficar com a consciência pesada e com a medida da cintura comprometida, faça a dieta do dia seguinte.
Qual é o segredo da dieta? Possui um cardápio composto de sopa e sucos repletos de ingredientes com efeito diurético – importante para desinchar seu organismo –, e o poder de deixar você sem fome por mais tempo. Mas a grande sacada são os suchás: suco de frutas e verduras com chá de ervas. “São combinações capazes de varrer as toxinas que sobram da digestão demorada – consequência da mistura excessiva de carboidratos, proteínas e gorduras”. Desintoxicado, até seu intestino funciona melhor, evitando que os restos alimentares e as toxinas fiquem ali fermentando e (socorro!) aumentando o volume da barriga.
Sólido no cardápio, só o arroz integral (esse alimento também é capaz de limpar e desinchar). O resto é líquido. Por isso, a dieta deve durar apenas um dia. Se quiser, você até pode consumir os suchás até o Réveillon. Mas inclua alimentos consistentes nas refeições principais. E se, na virada, exagerar de novo na comilança, volte a fazer a versão original da dieta. Assim você manda o abdômen para dentro e fica pronta para a temporada do biquíni que começa em seguida.
Bjus bjus
www.alinetonin.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário