1.27.2012

COMO DESVENDAR OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Como desvendar os rótulos dos alimentos

Escolha o produto certo para você! Nada dechegar em casa e descobrir que o produto tem uma composição que não faz bem para sua saúde. Veja algumas dicas e descubra como se prevenir para que esse engano não aconteça.

Tudo bem que esse assunto parece estar mais do que esclarecido na sua cabeça. Mas, vai dizer que, vira e mexe, você não se depara com uma surpresa nada agradável na composição de um determinado alimento que você acabou de comprar? Para que isso não aconteça mais, ou, pelo menos, para que diminua a freqüência desse problema em sua vida, preparamos um passo a passo que vai te ajudar na hora de escolher o produto certo para a sua dieta e para a sua saúde.

1 – A velha ladainha entre produtos lights e diets: Para ser light, um alimento precisa ter, no mínimo, 25% de redução de qualquer nutriente (sódio, colesterol, gordura), quando comparado a um convencional. Além disso, se for sólido, deve conter 40 calorias a cada 100g e, se for liquido, no máximo 20 calorias por 100ml. Já, para ser diet, um produto deve apresentar quantidade mínima ou ser isento de algum nutriente (açúcar, sódio, proteína, colesterol...);

2 – Pode parecer mentira, mas existem produtos lights que contêm mais calorias do que o convencional. Isso é permitido por lei. De acordo com a Anvisa, um item para ser considerado light, deve ser comparado a um outro similar do mesmo fabricante ou ao valor médio do conteúdo de três produtos semelhantes comercializados na região. Por isso, a dica é que você faça uma comparação entre o mesmo produto de diferentes marcas. Compare light com light, light com tradicional, tradicional com tradicional, até encontrar aquele que mais atende suas expectativas.

3 – Outro ponto importante é você saber que um produto só pode ser considerado light se tiver o mesmo peso ou volume do convencional. Não adianta reduzir a quantidade e dizer que ele é light. Nada de comparar uma embalagem de 200g com uma de 100g. Fique atento!

4 – Quanto aqueles que apresentam 0% de açúcar na sua embalagem, a dica é que você confira a quantidade de outros nutrientes, como gordura, proteína e carboidrato. Nesse caso, você deve saber quais nutrientes são indicados para você alcançar o seu objetivo. Se quiser emagrecer, fique de olho nas calorias e nas gorduras. Se tiver diabetes, esqueça o açúcar. Por isso, um acompanhamento médico é tão importante.

5 – Dê atenção às letras miúdas que informam quais são os ingredientes de um produto. Por lei, eles estão sempre relacionados em ordem decrescente de quantidade no rótulo. Isso significa que, se o primeiro ingrediente de um produto for açúcar ou gordura e você é uma pessoa que objetiva emagrecer, esqueça-o!

Nenhum comentário: