1.27.2012

Dieta para diminuir hipertensão vira moda nos EUA

A "dash" foca em carnes magras, frutas, vegetais, laticínios desnatados e cereais integrais

foto: Divulgação
Alimentos funcionais (verduras e frutas) - Editoria: Vida - Foto: Divulgação
Frutas e verduras fazem parte da dieta dash
Uma dieta para reduzir a pressão arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares tem ganhado adeptos nos Estados Unidos, com promoção do Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue americano.

A dieta dash (sigla em inglês para "abordagem dietética para interromper a hipertensão") concentra a ingestão de alimentos em carnes magras, frutas, vegetais, laticínios desnatados e cereais integrais.

Além disso, reduz muito o consumo de sódio a 2,4 mg por dia - a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 5 mg por dia, e o brasileiro consome até três vezes esse valor. Também busca aumentar os níveis de cálcio, potássio e magnésio nas refeições.

Segundo a nutricionista Mariana del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o aumento de cálcio e potássio na alimentação interfere na maior eliminação de sódio pelo rim, o que facilita a redução da hipertensão.

Os benefícios também acabam passando pela diminuição da gordura saturada e de doces, o que tem impacto direto sobre os níveis de colesterol no sangue. Segundo a nutricionista Mônica Beyruti, também da Abeso, essa não é uma dieta propriamente dita, mas um programa alimentar que serve de orientação para quem tem pressão alta.

"Dieta tem conotação de restrição. E a ?dash? já existe há mais de dez anos e nunca deixou de ser usada. O que os especialistas estão fazendo agora é uma nova classificação de dietas e incluindo essa como top", afirma Mônica. Em geral, na "dash diet" a pessoa pode consumir 2 mil kcal por dia, desde que de alimentos saudáveis.(G1)

Nenhum comentário: