1.27.2012

TREINAMENTO INTERVALADO MELHORA CONDICIONAMENTO CARDIO-RESPIRATÓRIO

Treinamento intervalado melhora condicionamento cardio-respiratório

O treino intervalado intensifica a prática dos exercícios físicos.

:
Malhar corretamente é um desafio constante para quem quer estar com a saúde e o corpo em dia. Para isso, o treinamento intervalado, ou seja, o treinamento que mescla diferente níveis de intensidade de exercícios, é uma boa alternativa. Ele intensifica a prática dos exercícios físicos alternando-os com estímulos de velocidade e estímulos de descanso (recuperação). Segundo o Educador Físico da academia Wellness Sport Club, de Ribeirão Preto, em São Paulo, Marcio Gutemberg, o treino intervalado melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
1- Como é feito este treinamento?
O treinamento intervalado é constituído por vários estímulos com intervalos entre eles. Esses intervalos podem ser recuperadores, não recuperadores e ativos ou passivos.
Exemplos: Intervalo não recuperativo e ativo: correr 400 metros e caminhar 1 minuto. Fazer isso cinco vezes sem parar.
Intervalo não recuperativo e passivo: fazer 3 séries de 12 repetições de flexão de braço. No final de cada série, descansa 30 segundos.
Intervalo recuperativo e ativo: 100m de natação e sendo 3 minutos de nado livre
Intervalo recuperador e passivo: 4x6 repetições de agachamento e intervalo de 3' a 5', intervalo recuperador e passivo.
Esses treinos podem ser executados de forma intervalada em modalidades esportivas diferentes como bike, corrida, caminhada e musculação.
2- De que forma este treino ajuda a eliminar mais calorias?
O treinamento intervalado de alta intensidade possui grande gasto calórico durante e após o treino. O treinamento causa um grande desequilíbrio no metabolismo e leva o corpo a gastar mais gordura se recuperando do estimulo durante o repouso, que pode durar até 42h.
3 - Qual a importância de medir a frequência cardíaca?
Com o monitor de frequência cardíaca o aluno e o professor podem monitorar o treinamento para que sejam atingidas as frequências máximas e mínimas estipuladas para aula e o mais importante é garantir a integridade física do aluno.


Nenhum comentário: