1.27.2012

ATLETAS DE VERÃO

Atletas de verão

Praticar exercícios físicos sem orientação médica pode causar desde lesões musculares até morte súbita.

Com a chegada do verão, muitas pessoas procuram parques e a praia para praticar exercícios físicos. Entretanto, essa atitude pode trazer mais riscos do que benefícios para a saúde. Pessoas muito jovens, ou mesmo as de mais idade, podem morrer subitamente durante a prática de exercícios sem orientação.

Segundo o cardiologista e médico nuclear João Vítola, um indivíduo, mesmo que saudável e sem sintomas, deve fazer no mínimo um check up básico, com avaliação dos possíveis fatores de risco. “A avaliação clínica e testes simples como o eletrocardiograma de repouso e o teste ergométrico são suficientes para avaliar se a pessoa está liberada para a prática esportiva”, conta o especialista, ressaltando que, às vezes, só essa avaliação pode não ser suficiente. No caso de uma pessoa sedentária, com cerca de 60 anos, que seja diabético, e/ou apresente cansaço quando realiza esforços, o mais indicado seria é check up mais aprofundado.

Fatores de risco como obesidade, tabagismo, diabetes, colesterol, hipertensão e qualquer histórico familiar dessas doenças precisam ser levados em conta na hora de realizar os exames para um check up. Aqueles que fazem parte desses grupos de risco ou já passaram por algum problema cardíaco devem ser mais cautelosos. “Esse cuidado é ainda mais importante entre os homens, geralmente a partir de 40 anos, e mulheres após a menopausa”, salienta o especialista.

Mas não vá pensando que você já pode sair por aí correndo depois da liberação do cardiologista. Se não forem respeitadas as características de cada um, o exercício pode resultar em desgaste físico e lesões.  De acordo com o ortopedista Renato Raad, entorses de tornozelo e joelho são as lesões mais comuns dos atletas de verão. “Distensões musculares e dores na coluna também são recorrentes.”, explica Raad, que trabalha no Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba.

Renato ressalta ainda que, em caso de lesão, mesmo que pequena, a procura por um médico é inevitável, já que distensões podem prejudicar para sempre alguma parte do corpo. “Lesões na cartilagem, ligamentos e fraturas, se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, acarretam problemas mais graves”, ressalta.

Ter orientação para não cometer excessos ou caminhar despreparado em terrenos irregulares ou íngremes, é fundamental.  O alongamento antes e depois de qualquer exercício físico também é essencial. Não se descuide!

Nenhum comentário: