Grande parte do desconforto durante a gravidez é causado po mudanças bruscas. Alterações dramáticas e súbitas podem fazer com que se sinta uma estranha dentro do próprio corpo.
Afinal, levar cerca de 25 quilos a mais dentro da cavidade abdominal gera uma grande pressão sobre suas pernas e quadris, para não mencionar a pressão sobre outros órgãos.
Esta situação pode resultar em dor na parte inferior do abdômen, especialmente no lado direito, normalmente, a partir da 20ª semana, o que é gerado pelo estiramento dos ligamentos que dão suporte ao útero.
A dor também pode estender-se à parte frontal superior da coxa, sendo esta causada pelo útero que pressiona um nervo que passa sobre o osso pélvico. É possível buscar alívio para esta situação simplesmente deitando-se no chão.
Se a parte superior do abdômen também ficar dolorida, ou houver azia, sente-se de forma ereta depois das refeições. Outra medida é comer quantidades menores, e até beber antiácidos (apenas aqueles recomendados pelo seu médico).
Todavia, as complicações sérias da gravidez, como cálculos biliares, também pode gerar dor na parte superior do estômago. Neste caso, o melhor é conversar com o médico.
O desconforto durante a gravidez pode, ainda, ser ocasionado pelas alterações hormonais no primeiro trimestre, que podem resultar em náuseas, vômitos e perda de apetite. Para lidar com isso, coma uma bolacha de água e sal mesmo antes de levantar-se da cama.
Se a situação dos vômitos for muito grave, o melhor é buscar tratamento.
Outro efeito colateral desconfortável durante a gravidez são as hemorróidas, complicando a evacuação. Hemorróidas também podem ocorrer devido a pressão do útero sobre as veias pélvicas.
Para amenizar a situação, aumente o consumo de frutas e fibras, e no pior dos casos, recorra a um laxante. Ou faça banhos de assento, use cremes lubrificantes, e supositórios para hemorróidas, sempre sob a aprovação do seu médico.
E no terceiro trimestre, a complicação pode piorar. Nesta fase o útero exerce pressão sobre as veias das pernas, causando varizes a inchaço. É uma fase onde é difícil usar sapatos. A solução é elevar as pernas e usar meias elásticas.
E quando no final da gravidez, deverá sentir dor na pélvis, causada pelo afrouxamento dos ligamentos. Evite ações que piorem a tensão desses ligamentos.
Também sentirá dores nas costas, gerada pela mudança de postura exigida pelo abdômen, que está muito maior. Pergunte ao seu médico quais são os exercícios mais indicados para amenizar esta condição.
E as alterações da gravidez podem ser desconfortáveis, mas se prevenir-se cvom as medidas adequadas, poderá passar os nove meses em relativo conforto.