3.29.2013

A verdade sobre as dietas

Ampla pesquisa realizada por cientistas americanos e dinamarqueses mostra quais são as estratégias que funcionam para o controle de peso e o que não passa de mito. Saiba também o que a ciência ainda quer descobrir a respeito dos regimes

Cilene Pereira e Monique Oliveira

 Chamada.jpg
Uma pesquisa recém-divulgada mexeu profundamente com as convicções de estudiosos, médicos e outros profissionais ligados ao combate da obesidade. Realizado por pesquisadores de sete universidades – seis americanas e uma dinamarquesa –, o trabalho definiu sete mitos, cinco dúvidas e seis verdades em relação a dietas. Dessa maneira, derrubou conceitos adotados até hoje, colocou sob suspeita outros tantos também defendidos por muita gente e, principalmente, destruiu ideias nas quais todos, inclusive especialistas, acreditavam, mas que, segundo os autores do trabalho, estão equivocadas. Simplesmente não funcionam. O estudo foi publicado como um artigo especial no “The New England Journal of Medicine”, uma das mais respeitadas e importantes publicações científicas do mundo.
Participaram da pesquisa cientistas das áreas de medicina, nutrição, psicologia, educação física, saúde pública e bioestatística. Foi a primeira vez que uma equipe multidisciplinar e desse porte – são todos pesquisadores respeitados em suas respectivas áreas – se dispôs a fazer uma investigação sobre o que há de verdade científica em fundamentos que sustentam o tratamento da obesidade. Primeiro, identificaram algumas das ideias mais comuns sobre o assunto presentes em livros, na internet e também em programas de saúde pública.

Eles encontraram desde questões como a importância da motivação para o sucesso do regime até a eficácia da cirurgia bariátrica. A partir da seleção, iniciaram uma varredura na literatura especializada para saber quanto cada um dos itens tinha de solidez científica. Passaram sete meses levantando e analisando centenas de experimentos acerca dos temas. O parâmetro que separou o joio do trigo – ou seja, os trabalhos realmente bem-feitos do ponto de vista metodológico daqueles pontuados por falhas – foi o modelo considerado hoje o padrão ouro da pesquisa científica: os estudos randomizados controlados. São trabalhos que fazem comparações entre duas ou mais intervenções, aplicadas de maneira aleatória entre os participantes, e que são controlados pelos cientistas. Seu desenho reduz drasticamente a possibilidade de conclusões erradas, como confusões entre causa e efeito de um fator.
1.jpg
Ao final da revisão, os pesquisadores puderam separar o que, segundo ciência de qualidade inquestionável, é verdade quando se fala em combate ao excesso de peso, algumas questões sobre as quais ainda pairam dúvidas e conceitos que não têm sustentação científica, embora sejam usados e repetidos há anos. “Há muitas informações sobre causas, prevenção e tratamento da obesidade que não estão baseadas em fortes evidências científicas”, afirmou à ISTOÉ o pesquisador Gareth Dutton, um dos responsáveis pelo estudo. “E muitas delas são usadas para nortear políticas públicas e tratamentos.”

Basta uma olhada na lista dos mitos identificados pelos cientistas para se deparar com algumas dessas ideias. E se surpreender ao saber que não passam de inverdades, de acordo com o trabalho. A primeira é a de que adotar pequenas mudanças de hábito – aquela velha história de trocar o elevador pela escada, comer um pouquinho menos... – traz resultado a longo prazo. Trata-se, segundo o estudo, de um conceito ultrapassado segundo o qual um indivíduo perderia 0,45 quilo cada vez que gasta ou deixa de ingerir 3,5 mil calorias. Ou o oposto (ganharia quase meio quilo a cada 3,5 mil calorias consumidas).
2.jpg
De fato, pesquisas recentes demonstram que a conta não é tão exata assim: o corpo vai se adaptando à perda de peso e não metaboliza mais as calorias nos mesmos moldes, derrubando por terra a ilusão de que a queima calórica seguirá no mesmo ritmo, mesmo não havendo outras mudanças na rotina. Sem contar as variações individuais que determinam como cada um reage à queima calórica. Muitos especialistas já adotam o novo raciocínio. “Mudanças pequenas na atividade física ajudam a pessoa a ser menos sedentária e não a perder peso”, diz a psicóloga Regina Sbrissa, reconhecida especialista em distúrbios alimentares, de São Paulo.

3.jpg
4.jpg
O trabalho também classifica como mito a noção de que antes de começar uma dieta é melhor estabelecer objetivos realistas para não se frustrar depois. Na revisão de pesquisas sobre a questão, ficou claro que o tamanho da ambição não está associado ao sucesso do regime. Um dos trabalhos avaliados, por exemplo, da Universidade de Minnesota (Eua), foi taxativo ao afirmar que a falta de realismo nas metas de emagrecimento não é importante o bastante para justificar a recomendação de que é melhor sonhar baixo do que alto. O segredo, acredita a psicóloga Andréia Calçada, especialista em neuropsicologia, é respeitar as características de cada um. “Não há uma regra para todos. De forma geral, pensar em perder 20 quilos pode ser mais desmotivante do que perder quatro quilos por mês em cinco meses”, diz. “Mas para outros indivíduos o que pode ser desmotivante é a demora em perdê-los.”
6.jpg
Equivocada também está a ideia de que perder peso devagar é mais eficaz do que emagrecer rapidamente, e muito. Uma das pesquisas consideradas pelos cientistas que desmente tal conceito foi feita na Universidade da Flórida. O trabalho mostrou que, ao final de um ano e meio, não havia diferença significativa entre o total de peso perdido entre pessoas que tinham seguido regimes com baixíssimo consumo calórico (levam à perda mais rápida de peso) e outras, submetidas à dieta que permitiu ingestão de maior quantidade de calorias e, portanto, emagreceram de forma mais gradual.
5.jpg
Entre os mitos revelados pela pesquisa (leia todos no quadro à pág 62), dois causaram ainda mais surpresa. Um deles é o de que crianças amamentadas estariam mais protegidas contra a obesidade. Esta é uma das bandeiras mais propagadas no esforço de aumentar a adesão ao aleitamento materno. No entanto, segundo os autores do trabalho, não há verdade científica nisso. “Analisando a média dos estudos publicados, não há uma clara associação entre um indivíduo que foi amamentado ser obeso ou não quando adulto”, afirmou à ISTOÉ o bioestatístico David Allison, um dos coordenadores da revisão agora publicada. “Quando há essa relação, ela não implica causalidade e parece surgir principalmente devido a confusões”, assegurou.

Em compensação, argumentam os cientistas, pesquisas mais consistentes afirmam que o aleitamento não tem influência sobre o acúmulo de peso. É o caso do acompanhamento feito por médicos do Departamento de Pediatria da McGill University, no Canadá, de cerca de 14 mil crianças durante seis anos e meio. Em novembro do ano passado, o pesquisador líder desse trabalho, Michael Kramer, publicou um artigo no jornal científico “Epidemiology” reiterando seus achados. Ele escreveu: “Embora a amamentação tenha muitos benefícios bem estabelecidos para a saúde da criança e seu desenvolvimento neurocognitivo, não pode gerar a expectativa de proteção contra a obesidade na infância e idade adulta.” À ISTOÉ, o cientista canadense – um dos mais renomados em sua área – afirmou: “As evidências de que o aleitamento materno protege contra a obesidade são fracas e se enfraquecem a cada ano.”
7.jpg
A conclusão, porém, causou polêmica. “Os trabalhos são controversos. Parte diz que amamentar não protege contra a obesidade e vários outros dizem que o risco de excesso de peso pode ser maior se o desmame for precoce”, afirma a endocrinologista Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Os autores da revisão encaram com serenidade os contrapontos a suas colocações. “Sabemos quão sensível pode ser essa questão”, disse à ISTOÉ o americano Gareth Dutton. “Mas é importante que saibam que concordamos totalmente com os numerosos e bem estabelecidos benefícios da amamentação para mãe e filho. No entanto, em relação à obesidade, não há forte evidência de que ela tenha efeito protetor.”

O outro ponto polêmico do trabalho foi a afirmação de que as aulas de educação física, no formato atual, não têm papel importante na prevenção ou redução da obesidade infantil. Parece um contrassenso. Afinal, é uma oportunidade de as crianças se exercitarem. Entre as evidências que sustentam isso, porém, está uma revisão mais aprofundada de estudos sobre o tema – que envolveram, juntos, 18 mil crianças –, realizada no British Columbia Children’s Hospital, no Canadá. Os pesquisadores concluíram que as aulas não influenciam o índice de massa corporal (IMC), apesar de melhorar o condicionamento físico. No Brasil, os especialistas têm algumas explicações para isso. “Nas escolas públicas convencionais, trabalha-se com cerca de duas aulas semanais. Quando se busca redução de peso, devem ser observadas as variáveis de tempo, duração e intensidade da atividade, com estímulo nos principais dias da semana”, diz José Aroldo Filho, diretor da Nutmed, escola especializada em cursos de nutrição, do Rio de Janeiro. O gastropediatra Valmir Martins, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, aponta outro problema. “A educação física nas escolas é ruim. E no caso do gordinho é pior. Ele fica excluído.”
8.jpg
As questões sobre as quais existem dúvidas também surpreenderam muita gente. Como os mitos, eram conceitos tidos como verdades indubitáveis. Quase todos já ouviram falar, por exemplo, que tomar um bom café da manhã previne o ganho de peso. No entanto, ao analisar com mais cuidado o que dizem as pesquisas, não é possível chegar a uma conclusão definitiva. Na opinião do endocrinologista Tércio Rocha, integrante da Academia Internacional de Antienvelhecimento, de fato é preciso ter cautela. “Se o café da manhã irá ajudar na prevenção ao ganho de peso dependerá do seu conteúdo”, afirma. “Se for livre de trigo e derivados e tiver frutas, proteínas, chá e café, a pessoa sentirá menos fome no almoço”, explica. Situação semelhante é em relação ao consumo de frutas e verduras. Muita gente acredita que quanto mais elas forem consumidas, maior o emagrecimento. De acordo com o trabalho, há dúvidas em relação a isso, assim como existem indagações sobre o papel do hábito de fazer pequenos lanches entre as refeições para o ganho de peso, se o efeito sanfona (emagrecer-engordar-emagrecer) está vinculado a maior risco de morte e se é na infância que se adquirem os hábitos em relação a exercícios e alimentação que influenciarão o peso pelo resto da vida.

A outra grande contribuição dos pesquisadores foi chancelar o que de fato é verdade no que diz respeito à obesidade. Há unanimidade científica, por exemplo, sobre a importância da participação dos pais para o controle do excesso de peso dos filhos. “Eles são responsáveis por seus hábitos alimentares”, corrobora a nutricionista Paula Castilho, da consultoria Sabor Integral, de São Paulo. Também é inquestionável que a obesidade hoje é considerada uma doença que deve ser tratada pelo resto da vida. “É uma enfermidade crônica”, concorda a cardiologista Gláucia Maria Moraes, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro. Outro fato é que as dietas baseadas em refeições prontas são mais eficazes. “Elas ajudam porque limitam as escolhas e os erros, especialmente de quantidade”, diz a nutricionista Lorença Dalcanale, mestre em ciências da saúde pela Universidade de São Paulo.
9.jpg

Entre outras verdades, está ainda a eficácia da cirurgia bariátrica quando indicada acertadamente. “Isso é inegável”, diz o cirurgião-bariátrico Carlos Aurélio Schiavon, do Hospital do Coração, em São Paulo. “Sua indicação é para os obesos mórbidos que não tiveram sucesso com os tratamentos clínicos e estejam dispostos a mudar o estilo de vida”, completa o cirurgião Luiz Vicente Berti, diretor do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica e vice-presidente do conselho consultivo fiscal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

As conclusões da pesquisa repercutiram no mundo todo, com grande parte dos especialistas comemorando a iniciativa. “Há mais desinformação nesse campo do que em qualquer outro”,afirmou Jeffrey Fried­man, da Universidade Rockefeller (Eua), estudioso dos mecanismos que regulam a ingestão de comida e o peso. “Esse trabalho faz todo o sentido e corrobora o que observamos na prática clínica”, diz o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. As informações, acreditam os profissionais, são as que devem passar a nortear os tratamentos. “As verdades constatadas pelos estudos, medidos em medicina baseada em evidência e apresentados no artigo, são as que devemos seguir e transmitir aos pacientes”, afirma o médico Eduardo Grecco, especialista em endoscopia digestiva pela Universidade de São Paulo e cirurgião do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Fotos: kelsen fernandes/ag. istoé
Fotos: pedro dias/ag. istoé

Nenhum comentário: