3.27.2013

Estádio do Engenhão é interditado por problemas estruturais


 
RIO DE JANEIRO, 26 Mar (Reuters) - Seis anos após sua conclusão, o estádio Olímpico João Havelange, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, vai ser fechado por problemas estruturais, informou a prefeitura do Rio de Janeiro. Relatórios das construtoras que fazem a manutenção da arena apontaram abalo na cobertura do estádio.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse que foi procurado no fim da semana passada pelo consórcio responsável pela construção do estádio, que vem monitorando a situação da cobertura.
"Hoje me informaram que a cobertura tinha problemas estruturais de projeto. Perguntei se esses problemas representavam risco para os torcedores. E a resposta foi sim, dependendo de determinadas circunstâncias como velocidade do vento e temperatura", disse Paes em entrevista coletiva.
"Não sei dizer a proporção. Diante desse fato, tomei a decisão de interditar o estádio imediatamente até que tivéssemos maiores detalhes para a solução que pode ser dada", completou ele, informando que comunicou o Botafogo e a Federação de Futebol do Estado.
De acordo com o prefeito, uma análise preliminar indicou que houve falha no projeto, construído na gestão do ex-prefeito Cesar Maia (PFL). Segundo Paes, a interdição é por tempo indeterminado.
Após o Pan de 2007, o Botafogo arrendou o estádio por 20 anos em licitação aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro.
"Vamos ter o time da prefeitura empenhada em encontrar a solução o mais rapidamente possível. Até agora não me foi apresentada nenhuma. Assim que ela me for apresentada será implementada. É inadmissível que um estádio inaugurado há tão pouco tempo já tenha de enfrentar essa situação. Os responsáveis vão ser procurados para responder pelos seus atos", declarou o prefeito.
As primeiras notícias sobre problemas na estrutura do estádio foram detectadas em 2010, mas não houve a necessidade da interdição.
O estádio foi construído para o Pan de 2007 e a obra só foi finalizada cerca de um mês antes da abertura dos Jogos. O orçamento da obra estourou e, antes estimado em aproximadamente 60 milhões, finalizou em cerca de 380 milhões de reais.
O Engenhão, também denominado Stadium Rio a partir de 2010, tem capacidade de aproximadamente 46 mil espectadores.
Com o Maracanã em obras desde 2010 para a Copa das Confederações, o Engenhão vinha sendo o principal estádio da capital do Rio de Janeiro. A arena também sediou nos últimos anos competições de atletismo e shows internacionais.
Embora seja um estádio olímpico, o Engenhão não será usado nos Jogos Olímpicos para a abertura e encerramento do evento em 2016.
Arenas em 12 cidades brasileiras estão sendo construídas ou modernizadas para a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo em 2014. Algumas delas, como Maracanã e Brasília, não estão prontas para a Copa das Confederações.
Os estádios voltados para o torneio deste ano deveriam ficar prontos em dezembro do ano passado, mas problemas e atrasos nas obras obrigaram a Fifa a flexibilizar as datas.
Para o Mundial, o prazo para que as 12 cidades-sede entreguem seus estádios à Fifa é dezembro deste ano.

Nenhum comentário: