6.03.2013

A ansiedade está sabotando sua dieta?

 
Buscar alívio para as tensões em uma caixa de bombons ou em um pacote de batata frita é um comportamento comum, mas está longe de ser inofensivo. Descontar a ansiedade na comida coloca em risco sua saúde e boa forma. Descubra aqui se o problema está engordando vocêVocê até pode ser ansiosa, mas não usa a alimentação como válvula de escape. Provavelmente, conhece a importância de uma dieta nutritiva e equilibrada para a saúde, bem-estar e até mesmo para a beleza. Dá ao seu organismo o que ele precisa, na hora certa e na quantidade adequada. Parabéns! Algumas vezes, você perde o controle e a comida acaba funcionando para desviar a atenção de algum problema ou como alívio de tensões. Uma boa ideia é consumir uma banana nessas situações. Essa fruta contém triptofano, um aminoácido que é precursor da serotonina, substância que promove bem-estar. Você desconta sua ansiedade nos alimentos: Isso é muito comum quando o stress está alto ou em fases que os hormônios femininos estão alterados, como a TPM e a menopausa. Em situações como essas, temos necessidade de liberar mais serotonina, substância que promove bem-estar, e aí entram em cena os alimentos que dão essa sensação, como doces, pães e massas. Uma dica é praticar atividade física diariamente, para seu corpo produzir mais serotonina. Essas fugas alimentares podem provocar diabetes, obesidade e aumento da pressão arterial, entre outros problemas. 

Todo mundo é ansioso por natureza e pra combater a ansiedade durante a sua dieta, é necessário programá-la de acordo com a sua necessidade:
- Trace metas diárias para ter disciplinas durante o seu processo de emagrecimento.
Sugestão: Preencha uma planilha diária com tudo o que você está comendo, assim, fica mais fácil de controlar e manter a linha. [ Download de Controle Alimentar ]
- Não fique muito tempo sem se alimentar. Faça refeições a cada 3 horas e de forma moderada.
Sugestão:  Tente fazer compras saudáveis e passe longe das prateleiras ‘doces’ no supermercado. Tenha sempre na bolsa, frucas secas ou barrinha de cereal, para os momentos mais corridos ou para deixar na gaveta da sua mesa de trabalho. [ Download de Lista de Compras ]
- As bebidas cafeinadas deixam a pessoa ansiosa. Evite tomá-las durante a sua dieta.
Sugestão:  Troque os chá e café por sucos naturais. Mas cuidado, eles também engordam se tomados demais.
- Atividade física sempre! Se não tem tempo pra ir na academia, caminhe pelo seu bairro. Exercícios físicos ajudam a gastar energia e colabora na liberação da serotonina, substância responsável pelo prazer, calma e bem-estar.
Sugestão: Caminhe 30 minutos diariamente.
- Evite virar noite sem dormir. Isso também gera ansiedade.
Sugestão: Coloque músicas relaxantes para embalar o sono. Aquelas com sons de cachoeira, pássaros são ótimas!
- Alimentos como alface, banana, espinafre, frutos do mar, jabuticaba, laranja, leite e derivados magros (iogurte desnatado, queijo branco), maçã, mel, ovos, pães, tomates e uva ajudam a combater a ansiedade.
Sugestão: Fracione esses alimentos e coma em porções pequenas.
- E quando a ansiedade vier com tudo, não esqueça que você tem metas e objetivos para serem alcançados, por isso, respire fundo e siga em frente!
Sugestão: Controle seu peso e seja feliz [ Download de Planilha Controle de Peso]
Alcançar seus objetivos só depende de você!


Nenhum comentário: