7.20.2013

Em carro aberto, Papa desfilará pelo Centro do Rio na segunda-feira

 Papa Francisco fará percurso em carro aberto pelo centro do Rio



Esquema especial começa operar a meia-noite de domingo com a proibição de estacionamento

Túnel Santa Bárbara será fechado sentido Zona Sul a partir das 14h

Não será permitido o acesso do público as proximidades do Palácio Guanabara


RIO — A prefeitura do Rio divulgou, na tarde desta sexta-feira, o novo roteiro do Papa Francisco depois do desembarque na Base Aérea do Galeão, prevista para às 16h de segunda-feira. Agora, o Pontífice desfilará em carro aberto pelas principais ruas do Centro da cidade. A alteração na agenda foi publicada hoje, com exclusividade, na coluna do Ancelmo Gois, no GLOBO. A partir da meia-noite de domingo será implantado um esquema especial de trânsito com pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres e transporte público. Será o primeiro contato do Papa com o público brasileiro antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Depois de ser recebido pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades ainda na pista da base aérea, o Papa Francisco seguirá em carro fechado até a Catedral Metropolitana. De lá, Sua Santidade seguirá em carro aberto a partir das 17h até o Theatro Municipal, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal.
A operação tem inicio a meia-noite da segunda-feira, com a proibição de estacionamento nas vias do Centro. A partir das 15h não será mais possível o acesso a veículos nas avenidas República do Chile, Almirante Barroso, Rio Branco, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Treze de Maio e na pista lateral da Presidente Vargas a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária. As ruas Araújo Porto Alegre, Manoel de Carvalho, Senador Dantas, Lélio Gama, Evaristo da Veiga, México (a partir da Rua Santa Luzia), Arcos e Assembleia também serão interditadas.
Há também interdição parcial na rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco; na Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco; e na Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha. Quinze minutos antes da saída do Papa da Catedral, prevista para às 17h, a Avenida República do Paraguai será bloqueada nos dois sentidos tanto para carros quanto para o público.
Em Laranjeiras, onde cerca de 650 autoridades e convidados estarão esperando o Pontífice no Palácio Guanabara, a circulação de veículos estará proibida nos dois sentidos da Rua Pinheiro Machado. O Túnel Santa Bárbara também será fechado no sentido Zona Sul. Também estarão fechados o Viaduto Engenheiro Noronha, o Elevado 31 de março, sentido Zona Sul. o acesso ao público também será restrito. Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.
Toda a operação de trânsito contará com 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-RIO. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens fixos e móveis informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.
O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto. A prefeitura pede que a população opte pelo transporte público.

Nenhum comentário: