8.23.2013

A GORDURA VISCERAL INCOMODA

Tudo o que você deve saber sobre a gordura visceral
Confira as consequências da famosa "barriguinha de chope".

Sabe aquela barriguinha que se concentra na altura da cintura, mais conhecida como barriguinha de chope? Apesar de ter se transformado em piada e não ser levada a sério, ela pode trazer muitos malefícios à saúde. Para quem não sabe, a obesidade abdominal é um dos fatores de risco para diversas morbidades.
O cardiologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP), Dr. Fúlvio J. Barbato Junior explica que a gordura localizada no abdômen é considerada um fator de alto risco para diversas morbidades e se encontra associada a efeitos nocivos.
"Níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis glicêmicos (Diabetes), aumento da gordura hepática, prejudicando a formação de hormônios, vitaminas e substâncias que atuam no metabolismo das gorduras, e também hipertensão arterial como consequência do aumento da viscosidade do sangue são exemplos do que esta gordura pode causar no organismo”, exemplifica o cardiologista.
O especialista completa: “Desta forma, o acúmulo de gordura visceral é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC, porque o excesso de gorduras circulantes promovem o espessamento das artérias, com formação de placas de gordura que podem se desprender e obstruir os vasos, esclarece o especialista”.
Para saber se a gordura abdominal está comprometendo sua saúde, o cardiologista orienta: “Meça sua cintura com uma fita métrica. Para as mulheres o ideal é que não ultrapasse os 88cm, e os homens 102cm. Caso exceda, existe um risco para desenvolver os males relacionados a este tipo de gordura, e é indicado ficar alerta e buscar a redução por meio de dieta e exercícios”.
Para uma análise completa, a medida do tecido adiposo visceral pode ser medida por métodos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, porém, esses métodos tem um custo elevado, “A medida pela fita métrica calculada no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca é um método simples e confiável”, explica o médico.
De acordo com o cardiologista , o tratamento desta síndrome se inicia com mudanças de estilo de vida, visando à perda de peso, “A dieta deve ser hipocalórica, por exemplo, a Mediterrânea. Com a devida orientação profissional ela libera o consumo de sementes como nozes, castanhas e amêndoas, proteínas animais, carnes magras de peixe e frango, vegetais, evitando carboidratos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Para quem já apresenta doenças oriundas deste quadro inflamatório, há a necessidade de um tratamento farmacológico para cada enfermidade”. 


Criado por Traduções wikiHow, Rafael Bemerguy, Sabrina L. Furtado



Se Livrar da Gordura Visceral
Existem dois tipos de gordura corporal: a visceral e a subcutânea. Gordura visceral é a gordura que envolve os órgãos internos. Este é o tipo insalubre de gordura. A gordura subcutânea acumula-se sob a pele e apresenta pouco risco à saúde. Reduzir a gordura visceral, ou seja, a gordura que se acumula ao redor dos órgãos internos, requer a redução da gordura corporal total. Há quatro elementos-chave para reduzir a gordura visceral.
Passos
  1. 1
    Melhore seus hábitos alimentares. Você deve reduzir a quantidade de alimento que é consumido todos os dias e também melhorar a qualidade dos alimentos consumidos. Alimentos com alto teor de açúcar devem ser evitados - isso inclui macarrão, pão e refrigerante, além de bolos, biscoitos e doces. Coma muitos grãos e saladas verdes, legumes e frutas, carnes magras e uma variedade de sementes. Esses tipos de alimentos têm um teor nutritivo elevado em relação às calorias.
    Faça exercícios pesados e regulares. Estudos têm mostrado que exercícios aeróbicos intensivos são mais eficazes na queima de gordura do que um exercício leve (ou seja, caminhadas e corridas leves).

  2. Durma. Ter uma boa noite de sono é uma necessidade muitas vezes ignorada, mas a pesquisa mostrou que as pessoas que não dormem o suficiente são mais propensas a ganhar peso - e isto não tem nada a ver com o fato de que pessoas cansadas comem mais.[2].

    • Mantenha um diário de treinamento. Isso ajuda você a melhorar seus treinos.
    • Mantenha um diário alimentar, pois ele ajuda a realçar problemas com alimentos e com o horário das refeições durante o dia.
    • Entre numa aula de ginástica com uma boa atmosfera social, tais como artes marciais, pois isto vai mantê-lo(a) mais motivado(a).
    • Participe de uma comunidade online para obter conselhos que incentivem a sua perda de peso.

Nenhum comentário: