8.21.2013

Hospital da Alemanha usa tablet para ajudar em cirurgia de fígado

Tecnologia

Novo aplicativo é capaz de filmar procedimento e mostrar na tela informações que podem ajudar o cirurgião, como a localização de veias e tumores

Uma equipe médica da Alemanha chefiada pelo cirurgião Karl Oldhafer realizou na semana passada uma das primeiras cirurgias com o auxílio de tablet em todo o mundo. No Hospital Asklepios Hamburg-Barmbek, em Hamburgo, na Alemanha, os médicos usaram um novo aplicativo para filmar o procedimento e visualizar informações sobre o paciente em tempo real, ajudando no planejamento e conclusão do trabalho.
O fígado é conhecido como um órgão relativamente difícil de operar — uma cirurgia pode demorar horas para ser concluída —, pois ele possui uma grande estrutura de vasos sanguíneos em seu interior, por onde circula até um litro e meio de sangue por minuto. Como não conseguem enxergar o interior do órgão, os médicos precisam memorizar a localização de veias importantes, que não podem ser cortadas durante o procedimento.
O novo aplicativo, desenvolvido pela empresa alemã Fraunhofer Mevis, ajuda justamente a "enxergar" dentro do órgão, revelando a localização de vasos sanguíneos e tumores a serem retirados. Enquanto filma e mostra o procedimento na tela, ele usa uma técnica de realidade aumentada para adicionar camadas de informação na imagem, mostrando os dados que o cirurgião achar necessários para ajudar no procedimento.
A tecnologia é baseada em um software desenvolvido pela própria Mevis, que permitia ao médico planejar a cirurgia com antecedência, decidindo onde e como iria fazer os cortes no órgão. O problema é que os cirurgiões costumavam ter dificuldades para levar as informações do software para a sala de cirurgia e olhar para as imagens durante o procedimento. "Com o nosso aplicativo, todos os dados do planejamento podem ser mostrados diretamente na mesa de operações", afirma Alexander Köhn, cientista de computação da Mevis.

Nenhum comentário: