8.15.2013

Alcançando equilíbrio entre bem-estar físico e emocional

Aproveite as férias para cuidar da saúde, da família, da vida profissional e do seu bem estar

Dicas para alcançar equilíbrio entre bem-estar físico e emocional title=
Muitas vezes as mulheres se dedicam demais ao trabalho e acabam se descuidando da vida social. Outras dispõem de muito tempo para a família e acabam não cuidando bem da saúde. O ideal seria conseguir manter um equilíbrio entre todas as áreas, mas a tarefa não é fácil, especialmente porque, a cada dia, aumentam o número de compromissos e afazeres.
O presidente e fundador da Sociedade Brasileira da Inteligência Emocional no Brasil, Rodrigo Fonseca, sugere oito grandes áreas denominadas “saúdes” – física, espiritual, intelectual, familiar, profissional, financeira, social e ecológica – e diz que a meta deve ser estar saudável em cada uma delas. As férias podem ser um bom momento para dar uma pausa e olhar para si mesma, buscando se cuidar da maneira correta. Veja as dicas do profissional:
- Saúde Física
“Descubra o que te dá prazer e faça! Não adianta nada fazer academia ou dança de salão só porque está na moda. O exercício físico está ligado à nossa criança interior e, se ela não gostar da atividade, ela o boicota. Por isso muitas vezes não conseguimos dar continuidade em algumas atividades que nos propomos a fazer”.

- Saúde Espiritual
“A palavra-chave é identificação. Não se deixe se levar pela experiência do outro. Conheça as filosofias de cada religião e encontre a que mais se identifica e que lhe traz uma sensação de paz interior”.

- Saúde Intelectual
“A imaginação é o inicio de toda a criação. Sempre ressalto sobre a importância do tripé do ser humano – corpo, mente e espírito – funcionarem em sintonia. Procure informações que lhe dão prazer durante a leitura, pois são elas que garantem a apreensão pelo cérebro e mais tarde o uso para criar o que precisa. Se você gosta de ler romances, leia. Curte gibis? Leia. O segredo da leitura com prazer é o poder que ela tem de desenvolver nossa imaginação”.

- Saúde Familiar
“Comunicação é a origem de quase todos os problemas do ser humano. É o centro de tudo, sem ela perdemos a raízes. O grande impasse é que nunca nos ensinaram como nos comunicar melhor com os nossos pais, filhos, amigos, colegas de trabalho e muito menos nos relacionamentos amorosos. Aí, sempre achamos que o outro entendeu exatamente o que falamos, mas muitas vezes ocorre o oposto. O importante é treinarmos falar o que sentimos aos nossos entes queridos e o que não queremos receber. Crie o hábito de falar o que você gosta e o que não gosta e perceba uma grande mudança em todos os relacionamentos”.

- Saúde Profissional
“Faça o que você ama! Com certeza terá sucesso e ajudará muito as outras pessoas. Nós passamos de oito a doze horas dos nossos dias trabalhando. Se você não ama o que faz, está literalmente matando metade da sua vida! Será que por mais que se ganhe bem, fazendo o que não gosta, está valendo à pena? Exerça os seus talentos e descubra o verdadeiro valor da sua vida”.

- Saúde Financeira
“Dê direção para o seu dinheiro antes que ele desapareça sem que você perceba. Podemos dar três direções básicas ao dinheiro: a primeira é investir 10% para o futuro; segunda é investir mais 10% em si mesmo (diversão, beleza, cursos, etc); e, por fim, restará 80% para pagar as contas. Experimente e descubra como o seu dinheiro tem um poder muito maior do que imaginava quando for direcionado”.

- Saúde Social
“Devolva ao universo uma parte do que ele te proporcionou de graça. Ou seja, de que maneira você pode ajudar a sociedade com os seus talentos? Libere espaço dentro de você doando e ensinando o que você sabe. Faça o bem e perceba seus dons se multiplicando”.

- Saúde Ecológica
“Podemos entender o planeta como uma parte do nosso corpo. E o que você está fazendo para conservá-lo? Atitudes diárias simples, como tomar banho mais rápido, escovar os dentes com a torneira fechada e incentivar a reciclagem tanto em casa como na empresa, é que farão grandes diferenças no mundo. No final das contas, tudo o que fazemos para o outro, um dia voltará para nós”.

Nenhum comentário: