Declaração consta de documentos apresentados à Justiça.
Ação acusa empresa de ler e-mail para direcionar propagandas a usuário.
Segundo reportagem do jornal britânico “Guardian”, o grupo que defende o consumidor Consumer Watchdog chamou a afirmação do Google de “admissão chocante”.
saiba mais
“O Google enfim admitiu que não respeita a privacidade”, disse John
Simpson, diretor da entidade. “Se você se incomoda com a privacidade de
sua correspondência via e-mail, não use o Gmail.”O documento do qual faz parte a declaração do Google foi apresentado à Justiça em julho. O texto consta da defesa da empresa para encerrar um processo em que a empresa é acusada de acessar o conteúdo dos e-mails para direcionar anúncios aos usuários.
Alegando que isso violaria leis de privacidade, a ação judicial, aberta em maio, afirma que a companhia não só abre e lê os e-mails como também obtém o conteúdo ilegalmente.
“Todos os usuários de e-mail devem necessariamente esperar que seus e-mails sejam sujeitos a processamento automático”, afirma o Google no documento judicial, afirmando que a acusação tenta “criminalizar práticas comuns de negócios”.
“Da mesma forma que quem envia uma carta a um parceiro de negócio não pode se surpreender se a secretária ele abrir a carta, as pessoas que usam e-mail baseado não devem se surpreender se sua comunicação for processada pelo serviço de comunicações eletrônicas do destinatário durante o processo de entrega”, escrevem os advogados do Google.
Desdenhando do argumento, Simpson diz que não espera que o carteiro leia suas correspondências.
Em comunicado enviado na quinta-feira (15), o Google Brasil contestou as afirmações sobre a privacidade de seus usuários. "Levamos a privacidade e a segurança de nossos usuários muito a sério; os relatórios recentes que afirmam o contrário são simplesmente falsos", disse a empresa por e-mail. "Nós integramos as melhores ferramentas de segurança e privacidade do mercado ao Gmail- e estas proteções se aplicam a qualquer e-mail recebido por um usuário de Gmail",
Nenhum comentário:
Postar um comentário