8.17.2013

VOCÊ SABE FAZER DIETA?

Você sabe fazer dieta?

Veja por que alguns erros comuns podem levar todo o seu esforço por água abaixo.


Que mal tem comer um pote de granola? A comida japonesa não é uma excelente opção para o almoço já que é à base de peixe? Biscoito de água e sal é sempre uma boa opção para o cardápio de quem quer perder peso. Se você pensa desta maneira, prepare-se. A verdade é que a falta de sucesso da sua dieta pode estar nestas e em outras ideias equivocadas que você vem cultivando ao longo de sua vida.
"Do ponto de vista calórico, esses alimentos não são tão inofensivos. As pessoas precisam aprender a ler melhor o rótulo dos alimentos e se informar antes de comer. Muita gente não emagrece porque faz trocas que não valem a pena", alerta o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital do Coração, em São Paulo.
Por ser seca e leve, muitas pessoas acham que as bolachas de água e sal e as torradas não engordam. Na verdade, lembra o médico, um pão francês equivale a 3 torradas ou 6 bolachas de água e sal. Segundo o Dr. Cukier, na dúvida, o ideal é optar por versões integrais ou com grãos. 
"As torradas ou bolachas integrais não só dão maior sensação de saciedade, como auxiliam no funcionamento do intestino, mas podem significar o mesmo em calorias que duas fatias de pão", pondera.
Uma porção de 100 g de granola pode ter mais de 400 calorias. "Ele contém frutas secas, cereais, açúcar e, às vezes, gorduras associados ao seu preparo. As pessoas não devem comer mais do que 3 colheres ao dia”, ressalta.
Os peixes são leves, ricos ômegas e saudáveis, mas isso não significa que a comida japonesa esteja liberada. Segundo o especialista, algumas opções podem minar a dieta de qualquer um, como o gyoza (200 calorias por unidade), hot roll (90 calorias por unidade) e temaki (com cream cheese, mais de 215 calorias). Já o molho shoyu, que pode até 26 calorias por colher, contém sódio em excesso - um agravante nas doenças cardiovasculares.
A aveia é ideal para ajudar no controle do colesterol e no funcionamento intestinal, mas é calórica. Uma colher tem 75 calorias, portanto, deve ser consumida com moderação por quem está em dieta.
“Nozes, amêndoas e castanhas são opções saudáveis para os lanchinhos intermediários durante o dia. Contém boas gorduras, minerais e antioxidantes, mas são calóricas. As pessoas devem controlar a compulsão e comer no máximo duas ou três unidades, cerca de 30 g por dia”, destaca.
E, para completar, ele desmitifica: “Também não adianta substituir o açúcar pelo mel. Sua vantagem é que não se trata de um produto industrializado. Uma colher de sopa possui cerca de 62 calorias, enquanto uma de açúcar, 100 calorias. Apesar de ser fonte de vitaminas do complexo B, sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, proteínas e vitamina C, o mel não deve ser consumido à vontade, pois engorda", conclui o Dr. Cukier.
Engana-se também quem toma suco natural de frutas achando que as calorias são inexistentes. Pelo contrário. Um copo de suco de laranja tem 116 calorias. Entres os menos engordativos estão os de abacaxi, melão e limão.


Você sabe fazer dieta?

Quando o assunto é alimentação, o que não falta são dúvidas. E também regras básicas, que, se você ignorar, colocam a perder sua meta de emagrecer ou cuidar da saúde. Faça o teste e veja se está comendo certo.

Teste elaborado pela nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo. 

1. Comer carboidrato à noite engorda. Verdade Mito
Verdade
Carboidratos refinados, como pão e macarrão brancos, elevam a taxa de insulina e levam ao acúmulo de gordura. Se você dorme em seguida, não queima essa gordura e acaba engordando.
 2. Azeite de oliva não é bom para quem faz dieta. Verdade Mito 
Verdade
Carboidratos refinados, como pão e macarrão brancos, elevam a taxa de insulina e levam ao acúmulo de gordura. Se você dorme em seguida, não queima essa gordura e acaba engordando.
 3. Tomar chá verde no lugar de água é saudável. Verdade Mito 
Mito
O chá verde tem cafeína, que interfere na absorção de nutrientes como ferro e vitamina C. O ideal é tomar até quatro xícaras por dia, mas não logo depois das refeições
4. Produtos diet não engordam. Verdade Mito
Mito
Produtos diet têm menos nutrientes(carboidrato e gordura), mas são calóricos. Seus ativos químicos estimulam inflamações no organismo e, em excesso, engordam.
5. É bom consumir carne vermelha todo dia. Verdade Mito
Mito
Carne vermelha é boa fonte de proteína, mas pode ser rica em gordura saturada, vilã do coração. O melhor é consumir só três vezes por semana.
6. Beber água na refeição engorda. Verdade Mito
Verdade
A água dilui o suco gástrico e as enzimas digestivas, prejudicando a absorção dos nutrientes dos alimentos e o ritmo do metabolismo.
7. Arroz com feijão todo dia engorda. Verdade Mito

Mito
A dupla arroz com feijão tem a dose diária ideal de proteínas, minerais e vitaminas para equilibar o metabolismo e regular o intestino. Só não exagere.

8. Quem quer emagrecer deve dispensar o jantar. Verdade Mito
Mito
Não é bom dispensar nenhuma refeição. À noite, com o metabolismo mais lento, é bom comer algo leve, que não seja transformado em gordura por causa do gasto calórico menor.

Nenhum comentário: